Netvasco
Clube
Notícias
Futebol
Esportes
História
Torcidas
Mídia
Interativo
Multimídia
Download
Miscelânea
Especial

Busca pesquisar

Celular
FAQ
Orkut
RSS
Twitter
Chat
Vídeos

NETVASCO - 26/03/2010 - SEX - 16:22 - Casaca completa 10 anos nesta 6ª-feira; confira a história do site

Um pouco mais sobre os 10 anos de existência do CASACA!


No dia 26/03/2000 o fundador Roberto Cavalcanti se inspirou no grito de guerra do Vasco e passou o domingo colocando o site no ar, publicando notícias referentes à goleada cruzmaltina sobre o Americano por 6×0, acontecida na véspera. A proposta era unir opinião e informação, ou seja, colunas e notícias atualizadas diariamente.

O site tinha o nome de C@saca, mas o domínio era um subdiretório do Geocities. Depois, passou a ser um subdomínio do Cjb.net

De 2000 a meados de 2001 o C@saca era completamente amador. A atualização era feita em arquivos HTML, sem banco de dados. As notícias eram copiadas do O Dia, O Globo e JB, entre outros, optando pelas que davam menos porrada no Vasco.

A equipe era formada por 7 colunistas, que publicavam textos diariamente, cada um com seu dia da semana fixo, modelo pioneiro entre os sites de clube. Os colunistas eram selecionados através de uma lista de discussão aberta ao público, após observar as opiniões emitidas. Com a inauguração do Netvasco, seu fórum também passou a revelar talentos para o C@saca.

Nada ficava arquivado no C@saca. Cada nova coluna era colada por cima da coluna antiga. Graças ao arquivo pessoal de Eduardo Lopes, há registros do que pode ter sido a primeira coluna publicada no site: “O Rei, o Pequeno Príncipe e o Animal”, no dia 28/03/2000.

Ninguém se conhecia pessoalmente naquela época. As primeiras conversas em carne e osso passaram a acontecer em janeiro de 2001, a partir da final da Copa João Havelange no Maracanã. Turma pé quente!

Os casaquistas não se intimidaram quando o Club de Regatas Vasco da Gama passou a ser atacado covardemente pela Rede Globo e conseqüentemente todos os seus tentáculos (veículos de mídia, políticos, Poder Judiciário, etc). O Vasco não tinha como se defender, e até suas notas oficiais eram boicotadas pela imprensa.

Por ser democrática, a internet era o único canal de comunicação que permitia a existência de uma trincheira para defender o Vasco e informar seus torcedores sobre a verdade dos fatos. Essa trincheira era o site C@saca. Porém, faltava o Vasco conhecer o C@saca.

Naquela época as palavras “site” e “internet” não eram ouvidas dentro de São Januário, apesar do Vasco possuir um site oficial desativado. Diante desse quadro, os integrantes do C@saca resolveram manifestar pessoalmente o apoio à Diretoria do Vasco presidida por Eurico Miranda, e buscar os fatos acerca do clube para poder confrontar com as mentiras e especulações veiculadas na mídia.

Em meados de 2001, o “C@saca” se transformou em “CASACA!”, passou a ser hospedado num provedor particular e ganhou o atual domínio de fácil memorização na internet, que é o http://www.casaca.com.br

O CASACA! passou a fazer uma ampla cobertura dos esportes amadores praticados no Vasco que, apesar das conquistas, não tinham nenhuma divulgação na imprensa tradicional. Dirigentes, técnicos, comissão técnica, atletas e familiares foram aos poucos se apaixonando pelo trabalho do CASACA!.

A aceitação desse trabalho foi tão grande, que a Diretoria do Vasco convidou o CASACA! a se tornar o Site Oficial do Vasco. Mesmo honrada com o convite, a Equipe CASACA! decidiu permanecer apenas com o site de opinião, porém propôs desenvolver um novo Site Oficial do Vasco. E assim aconteceu. Parte da Equipe CASACA! foi designada para a Equipe do Site Oficial do Vasco para construir e administrá-lo (o que ocorreu até Junho de 2008).

Focando mais na opinião, o CASACA! seguiu em frente. Porém, seu público era elitista. A massa vascaína, o povão, não tinha acesso à internet. Então, a Equipe CASACA! passou a estudar uma forma de levar o conteúdo do site aos vascaínos menos privilegiados. Foi desenvolvido um projeto de mídia tripla sobre o Vasco, englobando o site CASACA e as criações de um programa de rádio e de um jornal quinzenal. Infelizmente, o CASACA! não conseguiu patrocínios.

Procurado pela Equipe CASACA! para indicar empresários que pudessem patrocinar o projeto, o presidente Eurico Miranda entendeu que o Vasco realmente precisava desse alcance na massa cruzmaltina, e propôs que o programa de rádio e o jornal quinzenal fossem veículos oficiais do Vasco. Ao aceitar prestar esse serviço ao clube, a Equipe CASACA! teve que modificar um pouco a idéia original do jornal e da rádio para se adaptar à produção dos veículos oficiais do Vasco.

Além disso, como a maioria (quase a totalidade) dos integrantes do CASACA! são amadores, o famoso radialista Sérgio Nogueira foi convidado para conduzir o CASACA! NO RÁDIO, que foi ao ar pela primeira vez no dia 4 de novembro de 2002, com 1 hora de duração (de 20 às 21h na rádio Bandeirantes AM 1360 Khz).

O JORNAL DO CASACA! estreou no dia 18 de janeiro de 2003, junto com o time do Vasco no Campeonato Carioca 2003 (turma pé quente mais uma vez). Durante a vitória sobre o América por 1×0, mais de 3 mil vascaínos presentes em São Januário receberam gratuitamente o exemplar do jornal. O mestre Ubiratan Solino assinou como jornalista responsável. A diagramação foi feita pelo profissional Marcus Assunção, já que nenhum integrante da Equipe CASACA! teve condições de assumir a edição gráfica.

No início de 2003, incentivado por leitores do site que gostariam de contribuir financeiramente com o Vasco, o CASACA! lançou o projeto Vascaínos Anônimos Unidos, visando realizar campanhas espontâneas junto à torcida vascaína em prol de necessidades do clube. A 1ª campanha foi o aparelhamento do Hotel Concentração construído dentro de São Januário. A 2ª campanha objetivou a reforma da sala de musculação da natação do Vasco. Os depósitos bancários foram feitos numa conta do Club de Regatas Vasco da Gama, exclusiva para o projeto: Banco do Brasil / Agência: 0265-8 (São Cristóvão) / Conta: 8196-5. É bem verdade que o lançamento do Sócio-Torcedor “Sou Mais Vascão” diminuiu a participação da torcida nas campanhas do projeto Vascaínos Anônimos Unidos.

Em setembro de 2003 a Equipe CASACA! promoveu a I COPA CASACA! DE FUTSAL, que contou com a participação de mais de 120 torcedores cruzmaltinos nas quadras de 2 sedes do Vasco: Calabouço e Vasco Barra. Os nomes dos 16 times homenagearam ex-jogadores do clube. Em 2004 foi a vez da I COPA CASACA! DE FUTEBOL SOÇAITE, realizada nos campos de grama sintética dentro de São Januário, contando com a participação de mais de 170 torcedores, homenageando outros 16 ex-atletas do Vasco.

Com o passar do tempo, o CASACA! foi ampliando sua forma de colaborar com o Gigante da Colina. Os membros da equipe se associaram ao clube e quem já era sócio há mais de 5 anos foi convidado a integrar as chapas vitoriosas nas eleições para o Conselho Deliberativo do Vasco. Tais participações permitiram que os casaquistas acompanhassem ainda mais de perto os bastidores cruzmaltinos.

E justamente por viver e sentir os bastidores cruzmaltinos, o CASACA! já previa as consequências do golpe político aplicado no clube em Junho de 2008. O CASACA! já previa que o “novo Vasco” não teria nenhum pingo de competência, credibilidade e transparência. Para continuar alertando sobre isso, o CASACA! desenvolveu novas formas de se comunicar com torcedores e sócios do Vasco: a abertura para comentários nos artigos do site, os informativos por email, os podcasts durante a semana e as reuniões periódicas que constituíram o grupo de oposição.

A atual missão do CASACA! continua sendo a de defender o Vasco da famigerada flapress, mas atualmente entendemos que o inimigo nº1 do clube está em sua própria diretoria, eleita ferindo gravemente o estatuto Vascaíno e composta por pessoas sem compromisso com as tradições e com o futuro do Vasco.


EDITORIAL

Valeu a Pena


Nada, além disso, nos trouxe até aqui: uma filosofia de Vasco. Por acreditar em um Vasco preso por opção às suas tradições, às suas origens, à sua História e à gente que o fez Vasco, gente com raízes efetivamente populares, nos entregamos de corpo e alma. O Vasco que conhecemos é assim. Sempre será assim: um Vasco nascido do povo, com cheiro de suor, com lágrimas de saudade lusitana nos olhos, orgulhosamente da zona norte, que não renega o que é moderno, mas que repudia modernismos de ocasião nascidos da vergonha que falsos vascaínos sentem da essência vascaína. Deste Vasco não abrimos mão. Sua ausência não é admitida entre nós. Sua entrega em mãos que não conhecem estes vínculos com o passado sempre será combatida aqui.

A opção por esta filosofia conduziu-nos a apoiar quem melhor a representou em nossa geração: Eurico Miranda. Não há, portanto, nenhum mistério de outro mundo nesta relação. Muitos passam por aqui e dizem não poder acreditar que alguém ainda apóie Eurico. Que só o apóia “quem se vende”. Não, nós não nos vendemos. Sim, nós o apoiamos. Por mais que isso pareça politicamente incorreto. Por mais que isso nos “queime”, como já disseram outros. Apóia-lo é apoiar a verdadeira alma vascaína. E mais: sentimo-nos lisonjeados quando arriscam, em diferente viés, que “o problema do Eurico é o CASACA!”. Mal sabem eles que, ao dizer isso, estão admitindo que fomos felizes naquela que foi a maior de nossas intenções: desviar as miras covardes do alvo de sempre, a Geni eterna. Obrigado, Presidente Eurico, pela confiança diária. Obrigado por nos fazer acreditar que sempre será possível.

O CASACA! comemora muito mais do que seu aniversário de dez anos. Comemora dez anos de coerência. Comemora dez anos sem se afastar um milímetro de suas convicções. Comemora dez anos sem qualquer mudança nas suas motivações. Enganam-se aqueles que imaginam que há por aqui um projeto de poder. Enganam-se aqueles que pressupõem que somos meros repetidores das táticas sujas implantadas pela sigla do mal, aquela que levou o clube ao maior desastre de sua existência – desastre que se expande aos dias atuais desde julho de 2008. Enganam-se, sobretudo, aqueles que pensam que qualquer um de nós desencadeou projetos pessoais usando o Vasco como pano de fundo. A nós só interessa a luta pela instituição na qual acreditamos. A nós só interessa a eternização da comunidade de sentimentos que se formou em torno de uma certa Colina Histórica. A nós só interessa aquilo que o Vasco efetivamente representa – a antítese daqueles que nos torceram o nariz quando fomos fundados. Creiam, o preconceito ainda está por aí. E é preciso combatê-lo.

Combate. Se há um sinônimo para o CASACA! este se traduz na palavra combate. Combatemos quem agrediu o clube com intenções nefastas até 2008. Alertamos o que pretendiam. Alertamos sobre aqueles que se deixaram manipular. Alertamos sobre aqueles que estavam a serviço de um golpe, com conseqüente destruição deliberada do clube e sua entrega em um momento posterior. Entrega que não é mais um projeto, já está em curso. E como ela está em curso, somos, talvez, a única voz organizada que se levanta contra esta entrega. Entrega que representa o pisoteio sobre o patrimônio físico do clube, mas que, acima de tudo, representa o seu esfacelamento moral, a destruição de sua dignidade, o aniquilamento de sua independência e sua soberania.

Para aqueles que freqüentam esta página e escutam nosso programa de rádio, inimigos feitos porque assumimos posições sem rodeios e falsidades e amigos construídos com base em sinceridade e uma transparência real, ficam algumas perguntas: o que restará do Vasco quando aqueles que o fizeram o maior devedor do país a canetadas, quando aqueles que o levaram para a segunda divisão, quando aqueles que renunciam ao direito de defesa do clube no Judiciário, quando aqueles que promovem calotes que estouram nas contas da instituição, quando aqueles que permitem o despejo, quando aqueles que entregam o patrimônio, quando aqueles que sucateiam, quando aqueles que criam fanfarronices indumentárias e informam que elas se encaixam em algum lugar entre as intenções dos fundadores do clube e os fundadores do Vasco hightech, prosperarem? O que será do Vasco quando as intenções dos vendilhões do templo, que são lesivos deliberadamente para que o resto desta instituição se resuma a algo com valor de mercado popular, se confirmarem? Enfim, o que será do Vasco quando este tufão de incompetência, má intenção, objetivos politiqueiros, objetivos financeiros, objetivos tortos, quando os seqüestradores de nossa História devolverem o Vasco de sempre ao mundo?

Foi preciso coragem. Externamente, coragem para combater parte significativa da poderosa mídia, sempre pronta a destratar o Vasco de sempre, mola propulsora do Vasco hightech que se mostra, agora, sem neon, sem brilho algum naquilo que interessa. Internamente, coragem para combater o Vasco aristocrático de gente que fez fortunas por herança e de gente enriqueceu em meio à destruição de empresas, entidades privadas, públicas e órgãos governamentais. Aderiam a este panorama composto por oportunistas, políticos querendo fatias, ditos vascaínos medrosos e, por isso, praticantes de “oposição responsável” (o outro nome da covardia) e moleques que jamais passaram disso – moleques, irresponsáveis, sem caráter. Que, aliás, também cobraram (e ganharam) suas recompensas.

O pouco que podemos continuar a oferecer aos vascaínos que pensam o clube como nós é a continuidade. Este também é o pouco que podemos oferecer à memória de Ana Maria Vianna, Osmar Aloise Galart e Ubiratan Solino, companheiros que deixaram o mundo físico, mas que continuam, de alguma forma, a iluminar nossos caminhos. O combate a estas distorções prosseguirá.

Tentaram nos calar, através de ameaças físicas, ações na Justiça, promessas vazias de denunciar o inexistente. Não conseguiram. Não conseguirão. Todos eles são parte de um enorme estelionato para o qual alertamos e que ajudaremos a liquidar. Não, ao contrário do CASACA!, essa proposta de Vasco sem alma vascaína não chegará perto, sequer, de uma década. Ficará pelo caminho. Não saberá como se sustentar porque, divergindo daquilo que se construiu neste grupo distinto de vascaínos abnegados, os objetivos deles são bastante diferentes dos nossos: enquanto eles querem o Vasco para eles, a serviço deles, um Vasco que atenda a seus interesses escusos, nós queremos o Vasco simples assim: o Vasco com espírito, cores, tradições, História e conquistas de Vasco. Um Vasco com cara, cheiro e jeito de Vasco. Ele voltará. Em breve.

Equipe CASACA!



Fonte: Casaca

índice | envie por e-mail | espalhe

Anterior: 14:25 - Abel fala da possibilidade de assumir o Vasco em maio
Próxima: 16:31 - Carlos Alberto é relacionado para o clássico contra o Fluminense