Netvasco
Clube
Notícias
Futebol
Esportes
História
Torcidas
Mídia
Interativo
Multimídia
Download
Miscelânea
Especial

Busca pesquisar

Celular
FAQ
Orkut
RSS
Twitter
Chat
Vídeos

NETVASCO - 18/12/2009 - SEX - 23:37 - Estima-se que existam 238 mil vascaínos no Distrito Federal

Em baixa no cenário nacional, os dirigentes de grandes clubes viram no Distrito Federal uma oportunidade de fazer negócio dentro do futebol. Times tradicionais do Rio de Janeiro formaram parcerias com times de Brasília para a disputa do Campeonato Candango de 2010.

Depois da criação do Botafogo-DF, resultado da fusão entre Botafogo-RJ e Esportivo Guará, outra parceria está a caminho. O Vasco da Gama sonda times candangos para abrir uma filial local, o Dom Pedro é um dos mais cotados para usar a camisa alvinegra.

Os estudos estão em andamento e a polêmica foi criada com a chegada de mais um clube de outro estado na capital federal.

Os dados comprovam, Brasília é uma das cidades que possuem a maior concentração de torcedores dos clubes cariocas fora do Rio de Janeiro. Estima-se que morem 238 mil vascaínos no DF. O Botafogo também chega próximo deste número, a filial do time aqui na cidade estreita os laços de afetividade destes torcedores com os seus times.

A filial alvinegra optou por contratações de peso como Túlio Maravilha, Sérgio Manoel e Zé Carlos, grandes ídolos do time carioca para aumentar a identificação dos torcedores com o clube. Sem ter grande público nos jogos do DF, os times perdem receita de bilheteria, o que começou a mudar já na Série B local, com seis mil torcedores presentes na final entre Botafogo-DF e Ceilandense, no estádio do CAVE.

Favorável as mudanças, Paulo de Araújo, vice-presidente da Federação Brasiliense de Futebol (FBF) não vê problemas no esquema de parceira. Para ele, o interesse dos clubes cariocas no futebol candango mostra a credibilidade que o esporte local acumulou nos últimos anos.

Araújo ainda ressalta que o campeonato só tem a ganhar com as novas filiais. "A tendência é melhorar os investimentos nos clubes de Brasília e despertar o interesse da iniciativa privada. Com a presença de mais torcedores no estádio nosso campeonato ficará mais reconhecido", argumentou.

Paulinho também comentou que o esquema de parcerias e filiais é uma solução para os pequenos clubes que não teriam oportunidades de crescer. "Os times de Brasília precisam criar soluções alternativas para sobreviver no futebol, e esse é um grande atrativo", argumentou o vice-presidente.

Cartolas locais divergem opiniões

Dirigentes dos clubes tradicionais do Distrito Federal discordam da posição dos times que fazem os acordos de filiais. Para esses cartolas, o esquema de parceria como o realizado entre Gama e Ceilandense na Série B deste ano é muito mais vantajoso para o clube local, pois, não perde sua identidade.

Segundo Paulo Goyaz, presidente do Gama, o esquema de filiais não é vantajoso para os clubes locais. “Eu acho que os clubes do Rio de Janeiro ganham muito com esse tipo de parceira, pois, melhoram seu relacionamento com a mídia local e com os torcedores de Brasília, mas para os clubes locais eles ganham muito pouco. Ninguém vai emprestar um jogador de R$ 80 mil por mês para disputar uma competição daqui”, disparou o cartola.

Goyaz acredita que a iniciativa dos times cariocas descaracteriza o futebol local. “Eu lamento a falta de personalidade dos times feitos mudarem o nome, mesmo que eu mude meu nome para Lula ainda serei o Paulo Goyaz”, ironizou.

Roberto Marques disse que o Brasília foi sondado pelo Vasco para se tornar uma filial, mas o cartola não acredita neste tipo de parceira. "Eu não sou contra, mas mudar o uniforme e brasão para um time do Rio não é uma ação muito positiva, ela descaracteriza o futebol candango", opinou o dirigente.

Botafogo-DF apoia a adesão de mais um clube carioca

O presidente do Botafogo-DF, Walter Teodoro, acredita que depois da chegada do seu time, o futebol brasiliense deu uma guinada, principalmente com o apoio da imprensa. Caso se confirme a vinda de mais um time do Rio de Janeiro para Brasília isso será benéfico para o futebol local. “A cidade foi construída por pessoas de fora, não existe a possibilidade de ter tradição no esporte apenas com equipes locais”, ressalta.

Walter também adiantou que conversou com o presidente do Dom Pedro, Clever Rafael, para passar informações de como foi feita a filial do glorioso e espera que esse processo possa concretizar já no torneio de 2010. "Vai ser importante, os estádios vão ficar cheios e isso é legal para qualquer espetáculo. E como os flamenguistas são invejosos não duvido nada que em breve eles também estejam com uma filial aqui”, cutucou os atuais campeões brasileiros.

Clever reconhece que para fazer a parceria precisa de uma série de requisitos como Centro de Treinamento, categoria de base e projeto social. Ele diz que a negociação está em andamento e funcionará assim como no rival uma espécie de troca de jogadores. Para atrair o público, o cartola que já apresentou o elenco, diz que trará antigos jogadores do Vasco e ressalta um já está na mira. "O Evandro Chaveirinho é um jogador que começou a carreira no Vasco e poderia ser um primeiro nome para essa nossa parceria”, adiantou.

Fonte: Tribuna do Brasil

índice | envie por e-mail | espalhe

Anterior: 23:14 - Showbol: Vasco empata com o Santos e vai à final do Rio-SP
Próxima: 01:29 - Ernani reconhece que precisa ser mais ousado