Netvasco
Clube
Notícias
Futebol
Esportes
História
Torcidas
Mídia
Interativo
Multimídia
Download
Miscelânea
Especial

Busca pesquisar

Celular
FAQ
Orkut
RSS
Twitter
Chat
Vídeos

NETVASCO - 18/12/2009 - SEX - 21:48 - Hino do Vasco foi o 2º mais comprado pelos usuários da Oi em 2009

Uma das operadoras de celular, a Oi, divulgou os dez hinos de clubes mais comprados nesse ano de 2009, por seus assinantes:

1.Flamengo
2.Vasco
3.São Paulo
4.Palmeiras
5.Atlético-MG
6.Botafogo
7.Fluminense
8.Cruzeiro
9.Corinthians * (Samba)
10.Grêmio

Esse texto já estava praticamente pronto, como uma curiosidade de final de ano, quando liberei o comentário 82 (no post anterior), do Fabio, sugerindo o tema para postagem e inferindo que essa lista pode dar uma noção da quantidade de torcedores de cada time.

Essas listas são legais e interessantes, mas de forma alguma representam os tamanhos das torcidas, da mesma forma que o ranking de apostas da Timemania (lembram dela?) também não é indicativo de tamanho de torcida.

Essas compras são determinadas em boa parte pela emoção de um momento, um jogo, uma fase, uma campanha. Isso no que diz respeito ao time e sua influência sobre o torcedor.

Independentemente, porém, da campanha da equipe, a própria empresa realiza promoções em determinadas praças, visando a venda de um serviço – nesse caso, os hinos dos clubes – ou a ampliação da sua base de assinantes. Naturalmente, essas promoções distorcem a verdadeira participação de cada clube no total de torcedores.

Em julho, por exemplo, a compra do hino do Corinthians praticamente empatava com a do Flamengo e depois despencou, mesmo com a operadora oferecendo ao assinante uma versão em ritmo de samba do hino corintiano. Tudo a ver com o pífio desempenho do time no Campeonato Brasileiro, do qual, simplesmente, abriu mão.

Em dezembro, a torcida vascaína ocupava a segunda posição na lista, estimulada pela reta final da campanha para o retorno do time à Série A.

Outro ponto importante a considerar, e que o próprio Fabio citou em seu comentário, é a área de atuação da operadora. A Oi, em particular, só mais recentemente começou a operar em São Paulo, por exemplo, e nos estados do Sul. Historicamente, porém, ela tem uma maior participação no Norte e Nordeste, assim como em Minas Gerais, o que, com certeza, também influi na venda de mais ou menos hinos de determinados clubes.

A tabela a seguir dá uma boa ideia dos possíveis motivos que levaram alguns clubes a subir na lista e outros a descer ou mesmo sair dos dez mais. A primeira coluna mostra o ranking de vendas de hinos no mês de julho, com um total de 15 clubes. Na última coluna, o ranking em dezembro (já colocado no início desse post), com destaque azul para os times que subiram e vermelho para os que desceram.

Posição Time - Porcentagem - Em dezembro

1º Flamengo - 22,3% - Flamengo
2º Corinthians - 20,3% - Vasco
3º São Paulo - 6% - São Paulo
4º Vasco da Gama - 5,2% - Palmeiras
5º Botafogo - 4,8% - Atlético MG
6º Palmeiras - 4,4% - Botafogo
7º Fluminense - 4,2% - Fluminense
8º Santa Cruz - 4% - Cruzeiro
9º Náutico - 3,9% - Corinthians *
10º Atlético MG - 3,7% - Grêmio
11º Ceará - 3,1%
12º Vitória - 3%
13º Internacional - 2,9%
14º Sport - 2,5%
15º Cruzeiro - 2%

(Esse post será atualizado tão logo receba as informações que estão faltando.)

De certa forma, temos aqui um bom retrato do Campeonato Brasileiro ou, em outras palavras, do futebol brasileiro no segundo semestre, embora, é claro, incompleto.

Essa é uma ação de marketing que rende alguma coisa para os clubes em termos financeiros, pois a operadora paga pelo direito de uso dos hinos. Nada muito significativo, mas o marketing de um clube deve sempre compreender um conjunto de ações, quanto mais amplas e diversificadas melhor, ganhando pouco ou muito, mas ganhando em todas elas.

Fonte: Blog Olhar Crônico Esportivo - GloboEsporte.com

índice | envie por e-mail | espalhe

Anterior: 21:46 - Vasco disputa meia Willians com Urubu, Fluminense e Botafogo
Próxima: 21:51 - Mandarino diz que € 6 milhões por Alex Texeira é 'valor de mercado'