Netvasco
Clube
Notícias
Futebol
Esportes
História
Torcidas
Mídia
Interativo
Multimídia
Download
Miscelânea
Especial

Busca pesquisar

Celular
FAQ
Orkut
RSS
Twitter
Chat
Vídeos

NETVASCO - 06/11/2009 - SEX - 11:50 - Vasco perto de manter escrita dos grandes de cair e subir no ano seguinte

O Vasco pode confirmar seu retorno à elite do futebol brasileiro neste sábado, no Maracanã, com uma vitória simples sobre o Juventude. E mais do que o acesso, os cariocas poderão manter uma escrita desde que o sistema de pontos corridos foi implantado no campeonato: sempre que uma equipe campeã nacional foi rebaixada pela primeira vez, conseguiu voltar no ano seguinte.

São os casos de Palmeiras, Botafogo, Grêmio, Atlético-MG e Corinthians. Esses times passaram o vexame de cair para segunda divisão, mas se reformularam e garantiram o retorno à elite.

Em 2002, Palmeiras e Botafogo – ao lado de Portuguesa e Gama – foram rebaixados no Campeonato Brasileiro. Este, inclusive, foi o último ano em que a Série A foi disputada no sistema de classificação e mata-mata nas fases finais. Na Série B de 2003, que também adotava o sistema de mata-mata no final, Palmeiras e Botafogo conseguiram o retorno.

No Brasileirão de 2003, já com a fórmula dos pontos corridos, Fortaleza e Bahia foram rebaixados. Desses, apenas os cearenses conseguiram voltar à Série A no ano seguinte. Os baianos ainda amargaram uma queda para Série C em 2005, e atualmente disputam a segunda divisão.

Em 2004, foi a vez do Grêmio cair. Junto com os gaúchos, Vitória, Criciúma e Guarani também deram adeus à Série A. O Tricolor, entretanto, voltou no ano seguinte, sendo campeão da Série B de 2005. O jogo do acesso foi contra o Náutico, e ficou marcado como “A Batalha dos Aflitos”, história que todo torcedor gremista conhece muito bem.

Na temporada de 2005 do Brasileirão, Atlético-MG, Coritiba, Paysandu e Brasiliense foram rebaixados. O Coxa já tinha disputado a segunda divisão em outras oportunidades, mas o Galo ficava de fora da elite pela primeira vez em sua história. E no primeiro ano em que a Série B era disputada por pontos corridos, em 2006, o Atlético-MG foi campeão e conseguiu subir. Junto com os mineiros, Sport, Náutico e América-RN também retornaram.

O ano de 2006 não rebaixou nenhum campeão nacional no Brasileirão. Foram para Série B Ponte Preta, Fortaleza, São Caetano e Santa Cruz. Desde então, essas equipes não conseguiram mais retornar à primeira divisão. Os paulistas seguem na Série B, assim como o Fortaleza, enquanto o Santa Cruz jogou a recém-criada Série D de 2009. Na segunda divisão, o Coritiba conseguiu retornar ao lado de Portuguesa, Vitória e Ipatinga.

Em 2007, o Corinthians mobilizou o País com sua queda para segunda divisão. Juventude, Paraná e América-RN também foram rebaixados. Os paulistas, no entanto, fizeram uma campanha histórica na Série B e voltaram com sobras para primeira divisão, ao lado de Santo André, Avaí e Barueri.

Veja quais equipes subiram e quais caíram nos Campeonatos Brasileiros desde o início da era dos pontos corridos:

Quem caiu no Brasileirão

Ano - Equipes

2002 - Portuguesa, Palmeiras, Gama e Botafogo
2003 - Fortaleza e Bahia
2004 - Criciúma, Guarani, Vitória e Grêmio
2005 - Coritiba, Atlético-MG, Paysandu e Brasiliense
2006 - Ponte Preta, Fortaleza, São Caetano e Santa Cruz
2007 - Corinthians, Juventude, Paraná e América-RN
2008 - Figueirense, Vasco, Portuguesa e Ipatinga

Quem subiu da Série B para Série A

Ano - Equipes

2003 - Palmeiras e Botafogo
2004 - Brasiliense e Fortaleza
2005 - Grêmio e Santa Cruz
2006 - Atlético-MG, Sport, Náutico e América-RN
2007 - Coritiba, Ipatinga, Portuguesa e Vitória
2008 - Corinthians, Santo André, Avaí e Barueri

Fonte: IG

índice | envie por e-mail | espalhe

Anterior: 11:49 - Fábio Fernandes fala sobre as ações do programa de sócios do Vasco
Próxima: 11:55 - Maracanã registra grandes públicos sem depender dos clássicos estaduais