Netvasco
Clube
Notícias
Futebol
Esportes
História
Torcidas
Mídia
Interativo
Multimídia
Download
Miscelânea
Especial

Busca pesquisar

Celular
FAQ
Orkut
RSS
Twitter
Chat
Vídeos

NETVASCO - 11/08/2009 - TER - 22:56 - VASCO EMPATA COM AMÉRICA-RN E SEGUE EM 2º: 2 A 2

O Atlético-GO havia tropeçado e empatado em casa com o Ipatinga. Era o resultado que o Vasco precisava para finalmente voltar à liderança da Série B, algo que não acontecia deste a terceira rodada. Mas o time carioca não fez a sua parte. E só empatou por 2 a 2 com o América-RN, nesta terça-feira, no estádio Machadão, em Natal, em jogo válido pela 17ª rodada da competição.

Com os resultados, Atlético-GO e Vasco estão empatados com 33 pontos, mas a equipe goiana leva vantagem no primeiro critério de desempate: o número de vitórias (10 contra 9). O América-RN tem 22 pontos.

O Vasco saiu atrás duas vezes na partida desta terça-feira. Buscou o empate, mas não conseguiu a virada. Somário abriu o placar em um chute de muito longe. Elton empatou ainda no primeiro tempo. Depois, Lúcio deixou novamente o time potiguar em vantagem. Mas Adriano deixou tudo igual.

No sábado, o Vasco enfrenta a Portuguesa, no Canindé, às 16h10m. Já o América-RN encara o Ipatinga, fora de casa, às 21h.

O JOGO

O técnico Dorival Júnior surpreendeu e escalou um Vasco diferente para enfrentar o América-RN. No 3-6-1, o time entrou em campo apenas com Elton na frente e Souza fazendo a função de ala na direita. Com isso, Adriano deixou o time para a volta do volante Nilton, que cumpriu suspensão automática na última partida.

Elton pela esquerda, pedalou e cruzou na medida para Carlos Alberto. De pé esquerdo, ele chutou para fora. Mas foi o América-RN que fez o primeiro gol, logo no primeiro chute do time potiguar ao gol. Somária aproveitou uma saída errada do Vasco pela direita, avançou e soltou a bomba da intermediária. A bola entrou no ângulo do goleiro Fernando Prass, que não esperava o efeito que o chute ganhou e pulou estranho no lance. América-RN 1 a 0, para a festa da torcida local.

O segundo gol do América-RN quase saiu em seguida. Em um contra-ataque, Lúcio tabelou com Thiago Silvy e ficou na cara de Fernando Prass. O atacante tentou driblar o goleiro e chutou. Mas o camisa 1 vascaíno se recuperou e conseguiu defender. A bola ainda bateu na trave antes de sair para escanteio. Após o lance, Fernando Prass deu uma bronca em todo o setor defensivo, que ficou observando o lance.

O Vasco estava perdido em campo e marcando muito mal. E procurou esfriar o jogo para conter o entusiasmo do América-RN após o gol. Mas o time carioca tinha muitas dificuldades para criar jogadas. Elton ficava isolado na frente. E Alex Teixeira e Enrico não conseguiam se aproximar de Carlos Alberto.

Aos 30 minutos do primeiro tempo, Ramon saiu rápido para o ataque e foi derrubado por Vanderley. Um carrinho criminoso. O árbitro Luiz Flávio de Oliveira deu apenas cartão amarelo. Ficou barato para o zagueiro do América-RN. Na cobrança, Carlos Alberto cruzou para a área e Nilton cabeceou no canto esquerdo. Weverton conseguiu espalmar para escanteio.

O gol de empate surgiu aos 34 minutos. Alex Teixeira fez boa jogada pelo meio e deu passe para Elton na área. O atacante vascaíno cortou para a esquerda, tirou o zagueiro e chutou na saída do goleiro Weverton. Um lindo gol. Tudo igual no Machadão: 1 a 1. Foi o 18º gol de Elton na temporada, o sétimo na Série B. Ele é o artilheiro do Vasco em 2009.

Aos 41 minutos, o América-RN chegou bem. Lucio entrou pelo lado esquerdo da área e chutou forte. Fernando Prass espalmou. A resposta vascaína veio aos 44. Alex Teixeira aproveitou uma sobra na entrada da área e chutou rasteiro. Weverton pulou bem no canto direito e tocou na bola, que saiu pela linha de fundo.

- A gente precisa forçar o resultado aqui para sair com o primeiro lugar - disse Carlos Alberto ao saber do empate por 2 a 2 do Atlético-GO e Ipatinga.

O Vasco voltou diferente para o segundo tempo. Dorival Júnior colocou o zagueiro Dedé no lugar do volante Nilton. Com isso, Amaral voltou a atuar no meio-campo e o time ficou com três zagueiros característicos no esquema 3-6-1.

Mas a mudança não chegou a ser testada por muito tempo. Aos seis minutos, Enrico vacilou na saída de bola. Fábio Neves tocou bem para Lúcio, que superou Vilson na corrida, entrou na área e chutou rasteiro. Fernando Prass não defendeu. América-RN 2 a 1. Após o gol, Dorival Júnior reclamou muito da falha de Enrico.

Poucos minutos depois, Ramon perdeu a chance de empatar. Após jogada pela esquerda e cruzamento para a área, a bola sobrou limpa na marca do pênalti para o lateral. Na cara do goleiro, ele chutou rasteiro. E Weverton defendeu com os pés.

O técnico Dorival Júnior chamou então o atacante Aloísio. Ele entrou no lugar do volante Amaral. Pouco depois foi a vez de Carlos Alberto sair para a entrada de Adriano. E na primeira participação, o atacante empatou novamente a partida.

Aloísio sofreu falta na intermediária. Enrico cruzou para a área, O goleiro Weverton tocou para o meio da área e Adriano apareceu chutando de primeira. A bola entrou no canto direito. Tudo igual novamente: 2 a 2.

O Vasco então passou a tentar pressionar. Mas insistia nos cruzamentos para a área para Aloísio e Elton. O América-RN, assustado, só se defendia. Na melhor chance, aos 39 minutos, Enrico foi até a linha de fundo e cruzou rasteiro. Ramires se enrolou para cortar e acertou a bola na cara do companheiro. Mas Aloísio não aproveitou a sobra na área.

Nos acréscimos, um susto. Enrico novamente perdeu uma bola no meio-campo. Lúcio avançou, entrou na área e chutou. Fernando Prass espalmou e evitou o gol.

GALERIA

VÍDEO


Gols do jogo

FICHA TÉCNICA

AMÉRICA-RN 2 X 2 VASCO

Estádio: Machadão, Natal (RN)
Data/hora: 11/8/2009 - 21h (horário de Brasília)

Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (SP)

Renda e público: Não disponíveis

Cartões amarelos: Edson Rocha, Vanderley, Somália, Tita (AME); Ramon, Adriano (VAS).

GOLS: Somália, 8'/1ºT (1-0); Elton, 33'/1ºT (1-1); Lúcio, 6'/2ºT (2-1); Adriano, 26'/2ºT (2-2)

AMÉRICA-RN: Wéverton, Vanderley, Adalberto e Edson Rocha (Ramires - 22'/2°T); Thony, Somália (Everton César - 32'/2º), Ricardo Oliveira, Fábio Neves e Tita; Tiago Silvy (Rafael - 37'/2ºT) e Lúcio. Técnico: Roberto Fonseca

VASCO: Fernando Prass, Vilson, Amaral (Aloísio - 15'/2ºT) e Gian; Alex Teixeira, Souza, Nilton (Dedé - Intervalo), Enrico e Ramon; Carlos Alberto (Adriano - 22'/2ºT) e Elton. Técnico: Dorival Júnior.

TROFÉU NETVASCO 2009

Dê suas notas agora!

Col.JogadorMédiaCol. no anoMédia no ano
Élton7.32976.6764
Alex Teixeira6.756916º6.1655
Carlos Alberto6.57937.3849
Adriano6.5146*6.1378
Gian Mariano6.000010º6.6330
Souza5.755512º6.5664
Fernando Prass5.73008.3193
Ramon5.66747.2562
Vilson5.577111º6.6297
10ºAloísio5.3828*6.1836
11ºAmaral5.013114º6.3368
12ºEnrico4.812218º5.8269
13ºNilton4.79846.8503
14ºDedé4.6179*5.3416
* = não classificado (menos de 10 jogos) | Total de votos: 1374

Fonte: GloboEsporte.com (texto, vídeo), Lancenet (fotos, ficha), Terra (foto), Diário de Natal (fotos)

índice | envie por e-mail

Anterior: 22:33 - Vasco pediu à CBF exame anti-doping no jogo contra o América-RN
Próxima: 23:08 - Ramon recebeu o 3º amarelo e não enfrenta a Portuguesa