Netvasco
Clube
Notícias
Futebol
Esportes
História
Torcidas
Mídia
Interativo
Multimídia
Download
Miscelânea
Especial

Busca pesquisar

Celular
FAQ
Orkut
RSS
Twitter
Chat
Vídeos

NETVASCO - 18/06/2009 - QUI - 13:35 - Há 30 anos morria Tesourinha, um dos craques do Expresso da Vitória

A coluna Há 30 Anos em ZH desta quinta-feira relembra a morte de um dos maiores nomes do esporte gaúcho. Tesourinha, que jogou no Inter e no Grêmio, foi vítima de um câncer aos 57 anos, em 17 de junho de 1979. Confira o relato de Zero Hora no dia 18:

O fim de semana ficará marcado com tristeza na história do futebol. Osmar Fortes Barcellos, o maior craque gaúcho de todos os tempos, morreu na madrugada de ontem, vítima de câncer no aparelho digestivo.

Tesourinha, como era conhecido, iniciou a carreira jogando na várzea porto-alegrense, até ser contratado pelo Inter, onde atuou como ponteiro-direito durante a década de 40, integrando o famoso "Rolo Compressor". Integrou a Seleção Brasileira em diversas partidas e jogou no Vasco da Gama, onde teve uma séria lesão que o tirou da Copa de 1950. Em 1952, retornou a Porto Alegre e driblou o preconceito ao ser o primeiro jogador negro contratado pelo Grêmio.

Aos que lhe perguntavam sobre a alcunha, costumava dar a mesma resposta bem-humorada: "Por causa de um bloco chamado Os Tesouras, que no final da década de 30 fez misérias na Cidade Baixa. Diziam que eu fazia misérias com os adversários, daí o apelido".

O corpo de Tesourinha era sepultado no Cemitério João XXIII no mesmo instante em que no Estádio Olímpico se fazia um minuto de silêncio em homenagem ao craque.


Fonte: Zero Hora/ClicRBS

índice | envie por e-mail

Anterior: 13:20 - Troca de ingressos do 'pacote' vai até às 17h desta quinta-feira
Próxima: 13:35 - Uberlândia nega amistoso contra o Vasco no sábado