Netvasco
Clube
Notícias
Futebol
Esportes
História
Torcidas
Mídia
Interativo
Multimídia
Download
Miscelânea
Especial

Busca pesquisar

Celular
FAQ
Orkut
RSS
Twitter
Chat
Vídeos

NETVASCO - 27/05/2009 - QUA - 08:56 - Confira uma análise completa do confronto entre Vasco e Corinthians

Vasco e Corinthians começam a duelar nesta quarta-feira, no Maracanã, para decidir quem ficará com uma vaga na final da Copa do Brasil – o jogo de volta acontece no próximo dia 3 de junho, no Pacaembu.

Com uma campanha até certo ponto tranquila, o Vasco chega para a disputa contra o Timão otimista e muito bem acompanhado, já que o estádio estará lotado – até esta terça-feira, mais de 57 mil ingressos foram vendidos. Depois de passar por Flamengo-PI, Central-PE e Icasa-CE, o time de São Januário encarou o Vitória, que era apontado por muitos como favorito. Só que os baianos foram goleados por 4 a 0 no Rio e sequer conseguiram derrotas os cariocas em Salvador.

O único fator negativo para o primeiro encontro da semifinal para o Vasco é a ausência de Carlos Alberto, que está suspenso e será substituído por Jéferson, que volta ao time depois de ficar afastado por causa de uma lesão no tornozelo esquerdo. Fernando, com uma lesão muscular, segue fora da zaga. Fora isso, o Gigante da Colina entra em campo com o que tem de melhor.

Timão entra em campo sem o Fenômeno

Pelo menos no jogo desta quarta, no Rio, o Vasco está livre de encarar Ronaldo. O jogador se recupera de uma contratura na panturrilha direita e foi vetado pelo departamento médico. Muito provavelmente, Souza o substituirá. Mesmo sem o seu craque, o técnico Mano Menezes tem passado muita confiança ao restante do elenco, que, pelo menos no discurso, indica que entrará em campo bem equilibrado e consciente da força que o grupo todo adquiriu no bom tempo que está junto.

O Timão chega para a semifinal depois de passar por Itumbiara-GO, Misto-MS, Atlético-PR e Fluminense, sendo que os dois últimos adversários foram eliminados com muito esforço e emoção, como o corintiano adora.

GOLEIROS

Vasco: Fernando Prass assumiu o posto de titular desde que Tiago se machucou. Visto com desconfiança no começo, teve grandes atuações e conquistou a admiração dos torcedores e o apoio de Dorival Júnior e dos companheiros. Como deve ter muito trabalho na semifinal, pode se firmar de vez no coração da torcida.

Corinthians: já foi ídolo e vaiado. Entre altos e baixos, tem a confiança de todos e vive novamente uma boa fase. Tem muita personalidade e elasticidade, mas costuma ter problemas no aspecto psicológico, na concentração durante as partidas. Tem a chance de ajudar o Timão a ir em busca de mais um título. No jogo desta quarta, vai precisar ter muito sangue frio, já que o Vasco promete ir para cima junto com sua enorme torcida.

Vantagem: Corinthians

SISTEMA DEFENSIVO

Vasco: Mesmo sem Fernando e Titi, o time tem mantido um bom padrão na sua zaga, graças às boas atuações de Gian e Vilson, que entraram para substituir os titulares machucados e têm dado conta do recado. Nas laterais, Paulo Sérgio e Ramon, mesmo jogando com liberdade para chegar ao ataque, não costumam deixar a zaga exposta, porque não vão à frente juntos e têm bom poder de marcação.

Amaral e Nilton são dois verdadeiros cães-de-guarda, com muito fôlego e raça. São incansáveis. Ás vezes, os dois pecam apenas no passe, mas o segundo tem ainda mais duas virtudes no aspecto ofensivo: cabeceia muito bem e tem um chute fortíssimo. Com grande entrosamento, a defesa do Timão é considerada umas das melhores do Brasil. Os laterais Alessandro e André Santos, que não jogará a segunda partida em São Paulo porque estará servindo à seleção brasileira, são garantias de boa marcação além de serem duas forças ofensivas.

Corinthians: A zaga formada por Chicão e William é muito respeitada pelos adversários, pois joga quase sem se olhar, muito na intuição. Os dois zagueiros são bons nas bolas aéreas, têm bom passe e o primeiro ainda é um ótimo cobrador de faltas e pênaltis. Na cabeça-de-área, Cristian e Elias são excelentes marcadores e também sabem sair com desenvoltura ao ataque. Ambos quase sempre aparecem na frente como surpresas, sendo que Elias foi ‘eleito’ por Ronaldo como o craque do Campeonato Paulista deste ano, conquistado pelo Timão.

Vantagem: Corinthians

SISTEMA OFENSIVO

Pimão é um atacante muito veloz Vasco: Sem Carlos Alberto, que está suspenso e só joga na partida em São Paulo, o Vasco perde muito de seu poderio ofensivo, já que o meia é o principal criador do meio-campo. Jeferson, que volta de lesão exatamente no lugar de Carlos Alberto, tem melhor passe, mas é mais lento, cadencia mais o jogo. A força dos laterais é muito importante para o Vasco, principalmente Ramon, que tem sido um dos destaques na temporada graças a suas jogadas pelas pontas.

Léo Lima, também no meio, tem habilidade, mas é muito irregular dentro de uma mesma partida. Ás vezes some. Na frente, Rodrigo Pimpão e Élton têm feito bons jogos e alguns gols importantes. É uma dupla que promete dar trabalho à zaga corintiana. No jogo desta quarta, a força de ataque do Timão estará em meia-força, já que Ronaldo só voltará à equipe no dia 3 de junho, no segundo duelo, em São Paulo. Com isso, Jorge Henrique e Dentinho devem seguir jogando bem abertos e ter a companhia do centroavante Souza, mais centralizado.

Corinthians: O apoio dos laterais Alessandro e André Santos, além da chegada de trás de Cristian e Elias terão que ser ainda mais eficazes para compensar a ausência do Fenômeno.

Vantagem: empate

TÉCNICOS

Vasco: Dorival Júnior tem feito um excelente trabalho no clube de São Januário. Montou o elenco e, aos poucos, tem conseguido fazer com que o time jogue com a sua cara. Prega a união, a disciplina e a obediência tática, assim como faz Mano Menezes no Corinthians. Dorival não conseguiu fazer com que o Vasco chegasse à final do Campeonato Carioca, mas a equipe foi e continua sendo muito elogiada pelos especialistas. Sob o comando do treinador, o Gigante da Colina tem tido altos e baixos, mas tem tudo para encarar o Timão de igual para igual.

Corinthians: Graças ao belo trabalho feito no ano passado, quando trouxe o time de volta à elite do futebol brasileiro, e ao título paulista deste ano, Mano Menezes é muito respeitado por todos no clube. Tem voz de comando e é muito querido pelos jogadores. Não inventa nas escalações e exige seriedade o tempo todo. Já é considerado com um dos treinador da primeira linha no Brasil.

Vantagem: Corinthians

OPINIÃO DOS ESPECIALISTAS

André Rizek – comentarista da TV Globo e do SporTV
- Com o Ronaldo, o Corinthians é mais decisivo e por isso leva vantagem, já que serão dois jogos. Além disso, há duas duplas que compõem muito bem o esquema tático do Mano Menezes: Cristian e Elias, e Dentinho e Jorge Henrique são fundamentais para o sistema de jogo. Os dois primeiros são marcadores que chegam bem à frente. Os outros dois são atacantes que voltam e ajudam na marcação no meio. O Vasco é bem arrumado, nem tanto pelos zagueiros, mas tem boa marcação, e os volantes protegem a zaga. A boa fase do Elton pode ser a chave. Nilton é meio louco e tem sempre um tijolo para tirar da cartola. O grande desafio do Vasco será marcar bem o Corinhtians e não levar gol em casa, nesta quarta-feira.

Carlos Cereto – repórter e comentarista do SporTV
- Por ser mata-mata e pelo estilo do jogo, tudo pode acontecer. Não tem vantagem. Em tese o Corinthians tem mais time, pois está pronto, foi campeão paulista. O Vasco montou seu elenco agora. O maior objetivo é conquistar a Série B e não a Copa do Brasil. Carlos Alberto, que não joga, poderia fazer a diferença para o time da Colina, do ponto de vista técnico. Sem ele, o Vasco depende muito do conjunto. Mas, jogando no Maracanã sem a presença do Ronaldo, tudo fica muito equilibrado. A definição da vaga na final vai depender demais do resultado do primeiro jogo.

Fonte: GloboEsporte.com

índice | envie por e-mail

Anterior: 08:43 - Léo Lima destaca a força do elenco vascaíno
Próxima: 09:05 - Fernando Prass: 'Não podemos comemorar a ausência do Ronaldo'