Netvasco
Clube
Notícias
Futebol
Esportes
História
Torcidas
Mídia
Interativo
Multimídia
Download
Miscelânea
Especial

Busca pesquisar

Celular
FAQ
Orkut
RSS
Twitter
Chat
Vídeos

NETVASCO - 25/12/2008 - QUI - 03:34 - Lancetta fala sobre renovações, contratações e expectativas para 2009

Declarações do supervisor de futebol do Vasco, Carlos Alberto Lancetta, para o repórter Hugo Lago, da Rádio Brasil:

TRABALHO

"A gente está aqui ultimando os preparativos para a temporada de 2009. O Vasco ainda não encerrou esse movimento de contratações dos novos jogadores, dentro de uma nova filosofia do clube. A gente já prepara a temporada de 2009. Se Deus quiser, vai ser uma temporada de glórias para o clube, que tem uma tradição, como o Vasco da Gama, que merece estar sempre convivendo com vitórias e não com derrotas, como aconteceu na temporada de 2008"

DIFERENÇAS PARA O TRABALHO NO BOTAFOGO, REBAIXADO EM 2002

"É claro que em cada clube existe uma peculiaridade. O Vasco da Gama tem hoje uma estrutura patrimonial que nos permite ter bases mais sólidas. Na ocasião, a situação do Botafogo era muito difícil. Nós não tínhamos condições nem de manter água, luz e telefone. Os credores estavam à nossa porta cobrando. A situação foi muito mais difícil para que montássemos, naquela época, um time para conseguir voltar à primeira divisão do Campeonato Brasileiro. A situação do Vasco hoje é muito mais consistente. A gente sabe das dificuldades que temos e conhece perfeitamente todo o planejamento que deve ser feito para a segunda divisão, que difere em alguns aspectos do planejamento e do campeonato da primeira divisão. Mas a gente tem a experiência de já ter participado com uma equipe rebaixada, dentro de uma situação praticamente idêntica, porque são dois clubes de tradição do futebol brasileiro. A gente conhece as nossas responsabilidades, sabe do grande desafio que será, mas tem a consciência de que o Vasco oferece melhores condições do que naquela ocasião o Botafogo tinha"

IDA DO VOLANTE JAÍLTON, DO FLAMENGO PARA O FLUMINENSE, SURPREENDEU

"Sem dúvida. Eu posso te garantir que foi uma surpresa, não muito agradável. Mas a gente entende e compreende a lei da oferta e da procura. O jogador procura aquele que lhe oferece melhores condições"

ORÇAMENTO PARA 2009

"Justamente por isso, estamos fazendo as coisas com os pés no chão, dentro de um planejamento orçamentário que foi previamente elaborado. A gente não pretende fugir dele, porque sabe exatamente quais as receitas que teremos no ano de 2009, coisa que não sabíamos quando entramos. Não sabíamos quanto teríamos para terminar a temporada de 2008, porque muito do que se teria de receita já estava comprometido, já haviam recebido. As dificuldades foram muito grandes nesse final de ano porque a gente não tinha receitas. Em 2009 a coisa é muito diferente. A gente sabe das nossas receitas, o que vai ter. A gente traçou um orçamento para que chegue no final e possa cumprir rigorosamente os nossos compromissos com os nossos jogadores e funcionários, porque só assim vai poder conseguir tirar deles o máximo de comprometimento. Como o Dorival falou na sua entrevista, 'Eu preciso ter jogadores comprometidos com a causa do Vasco, que é voltar à primeira divisão do campeonato nacional no ano de 2010"

FAZER UMA GRANDE CONTRATAÇÃO

"Eu acredito que sim. É claro que a gente não vai ter nenhuma estrela de primeira grandeza, em função até desse planejamento equilibrado, equacionado e inteligente, que foi montado para que disputássemos o campeonato da segunda divisão. Mas tenho certeza que os ouvintes, torcedores e vocês mesmo da imprensa, nos próximos dias, daqui para o final do ano, vão ter uma surpresa bastante promissora, com relação à montagem da equipe"

"A equipe já está praticamente montada. Hoje fechamos a contratação do Benítez, que é um jogador muito talentoso, jovem. A gente contratou também o Pedro Vera, que é um volante paraguaio. Os dois são paraguaios. A gente vai renovar o contrato com o Pinilla e tem a volta do Amaral e do Rafael, que eram jogadores que estavam emprestados. A gente vai montar uma equipe dentro da realidade da segunda divisão, dentro dessa nova realidade do Vasco. Mas, com certeza, teremos também aquele jogador que vai ser a estrela da companhia. Isso vai acontecer nos próximos dias"

LEANDRO AMARAL

"O Leandro Amaral, a gente fez uma proposta para ele. Nós esperávamos até segunda-feira que eles nos dessa a resposta, com relação à proposta que havíamos feito a ele. A sua esposa [Tatiana] não retornou essa resposta até quarta-feira, quando eles viajaram para o Caribe. Nós perdemos o contato. O que a gente sabe pela imprensa é que ele foi especulado pelo Cruzeiro e agora pelo Fluminense. Mas a gente tem a certeza, pelo menos aparante, de que ele ainda não acertou com ninguém. Nós fizemos uma proposta concreta ao Leandro"

RAFAEL

"Com relação ao Rafael, a gente não tem muita coisa a falar, porque o Rafael é um jogador que está sob contrato. Ele tem contrato precisamente até 22/05/2009. Nós nos antecipamos. Dia 22 de novembro queríamos fazer um pré-contrato para assegurar a renovação desse jogador. O fizemos com uma máxima antecedência. Antes do jogo do Coritiba, eu, Carlos Germano [preparador de goleiros] e ele sentamos no hotel, na concentração lá em Curitiba. Fizemos uma proposta concreta a ele. Ele concordou com essa proposta e saiu todo feliz. Nós tínhamos a certeza de que ele aceitaria esse pré-contrato. Tamanha foi a nossa surpresa - isso aconteceu pela imprensa -, quando dois representantes, um de nome Francisco e o outro de nome Helinho, externaram publicamente um descontentamento e desacordo com aquilo que ele já havia acordado conosco. O Vasco está em uma situação de espera, porque precisamos ouvir do próprio jogador, quando retornar. A gente perdeu contato com ele. Segundo informações, ele está no Interior de São Paulo. Para que nos diga que aquela proposta que inicialmente ele concordou e aceitou já não lhe agrada mais. É um direito que ele tem. Aí o Vasco vai estudar uma nova forma de chegar a um denominador comum. Mas, a princípio, não nos preocupa, porque ele tem contrato conosco até 22/05. Esse é o aspecto do Rafael"

EDMUNDO

"Com relação ao Edmundo, o Edmundo durante toda a temporada externou o seu desejo de encerrar a carreira e disse publicamente, por diversas vezes, que não pretendia mais jogar futebol, estava precisando descansar, precisava viver com a família, dar atenção aos filhos. Por isso mesmo, o Vasco não se preocupou, com relação a fazer uma proposta para ele. Pelos bons serviços do Edmundo, prestados ao Vasco, o Vasco respeitou a vontade do jogador. Surpreendentemente também agora, ele vem a público e diz que não foi procurado por ninguém. Ele não foi procurado porque simplesmente nos disse que não queria mais jogar futebol. Mas a gente está sabendo. Hoje o próprio presidente do Itumbiara esteve conosco. Ele recebeu uma proposta e está negociando com o Itumbiara, de Goiás. Provavelmente, ele, que vai se ausentar do Rio e passar as férias em janeiro nos Estados Unidos com a família, posteriormente me parece que acertou as bases com o Itumbiara. Essa é uma informação que tive hoje pela manhã aqui em São Januário, no dia 24 pela manhã, por parte do presidente do Itumbiara. Eu também não posso confirmar, mas sei que houve um entendimento e encontro. Ele pediu só que dessem a ele o mês de janeiro para descansar, porque já tinha uma viagem programada com a família. Mas a partir do início de fevereiro ele se apresentaria lá ao Itumbiara, de Goiás"

JOGADORES EMPRESTADOS PELO FLAMENGO

"O que posso garantir é o seguinte. Eu não vejo ajuda com preocupação, porque como homem do desporto, profissional da educação física e do futebol, entendo que quanto mais forte for o Flamengo, Vasco, Fluminense e Botafogo, melhor será para todos nós, profissionais e dirigentes do futebol. A preocupação do Kleber [Leite] e do presidente Márcio Braga são pertinentes, porque eles estão se preocupando para que o nosso futebol, o futebol do Estado do Rio de Janeiro seja mais competitivo e atraente para o público e a imprensa. Você tendo equipes fortes valoriza a todos nós. Nós vivemos todos em função de equipes fortes e bons jogadores"

VASCO DISPUTANDO TODAS AS COMPETIÇÕES PARA GANHAR

"O fato do Vasco ter caído para a segunda divisão traz um prejuízo e desânimo nos torcedores. A gente acha que é o contrário. Eu penso que seja o contrário, porque a gente quer fazer uma equipe forte para participar do Campeonato Carioca e disputar o Campeonato Carioca. A gente quer participar da Copa do Brasil e disputar a Copa do Brasil, chegar às finais. Só assim é que a gente, mesmo estando na segunda divisão, vai resgatar a auto-estima dos nossos torcedores e valorizar de novo a nossa equipe"

"Por isso mesmo, entendo a preocupação do Márcio e do Kleber. Particularmente, em uma reunião o Kleber Leite me procurou e falou 'Lancetta, a gente está com você. Eu vejo com carinho. A gente está torcendo por vocês e quer ajudar vocês'. Acho que a preocupação deles é pertinente, em função de que a gente precisa ter o futebol do Rio de Janeiro forte. O Vasco fraco não é bom para o Flamengo. O Flamengo precisa que o Vasco seja forte, para que as rendas sejam grandes, a exposição na mídia seja grande também, e porque todos nós, profissionais do desporto, quer a imprensa escrita, falada, televisada, vai também noticiar e dar um retorno. Todos nós, por exemplo, vamos ser valorizados"

"A gente espera que realmente no ano de 2009 o Vasco da Gama tenha resultados compatíveis com a sua tradição. A gente quer apagar esse ano de 2008 da história, para que já em 2009 recupere todo o prestígio e toda a auto-estima do nosso torcedor, dos nossos jogadores e do nosso clube"

Fonte: NETVASCO

índice | envie por e-mail

Anterior: 03:33 - Mandarino fala sobre Dorival Jr. e montagem da equipe para 2009
Próxima: 05:00 - Adriana Behar e Shelda põem o Vasco no Livro Guinness de Recordes