Tamanho da letra:
|

Nelson Rocha: 'Vasco, hoje, reúne as condições de receber qualquer clássico'


Quarta-feira, 02/11/2011 - 01:03

Em participação no programa de rádio Só Dá Vasco, o vice-presidente de finanças Nelson Rocha, sobre Vasco x Botafogo em São Januário.

PROBLEMAS NO VASCO X SÃO PAULO, RELATADOS PELO ÁRBITRO

"Na verdade, o nosso clube vem, primeiro, reformando todo o estádio para a gente dar melhores condições, independentemente do que teremos pela frente - se Deus quiser, em 2016, a Arena para os jogos de rúgbi nas Olimpíadas. Mas nós temos feito de tudo. Reformamos vestiário. Hoje, o vestiário do Vasco é exemplo para todos os vestiários do país. Infelizmente, aconteceu o episódio. Mas eu tenho certeza que foi um mal entendido por parte do árbitro. O clube, primeiro, preserva sempre a boa relação e dá as condições necessárias para que os profissionais, sejam os árbitros, os jogadores do time adversário, todos tenham condições de exercer na plenitude a sua atividade. Nós não temos a menor intenção de criar qualquer constrangimento. Não foi assim também com relação ao que está sendo colocado ou que pelo menos foi veiculado na imprensa que teria sido colocado na relatoria."

CLÁSSICOS EM SÃO JANUÁRIO

"O Vasco, hoje, reúne as condições de receber qualquer clássico, tem uma capacidade de 25 mil, 24 mil e 500, mais precisamente, lugares. Essa capacidade permite que a gente traga para cá os clássicos. Os problemas de acesso que nós temos a São Januário, na realidade, são contornados com a chegada antecipada dos torcedores. A gente tem tido, por exemplo, espetáculos maravilhosos. O jogo de domingo foi um exemplo de civilidade. Estava a torcida do São Paulo e a coisa transcorreu na sua normalidade. No outro dia, com o Corinthians, os dois disputando a liderança do campeonato. A gente mostrou que o estádio de São Januário está apto a receber qualquer clássico, seja com time de fora do Rio, seja com time do Rio também. O Vasco tem que exercer o seu direito de mando de campo, afinal de contas, nós temos um estádio para isso. O esforço dos portugueses, de todos aqueles que ajudaram a construir São Januário, tem que ser recompensado agora com o pleno direito de exercer o mando de campo e jogar os clássicos em São Januário."

VASCO X BOTAFOGO EM SÃO JANUÁRIO

"Nós estamos convictos de que esse jogo será realizado. Obviamente que ainda depende da aprovação de algumas autoridades, do ponto de vista de segurança e tal. Mas nós estamos convictos, afinal de contas, outros jogos de importância também foram realizados lá. Não tem o menor cabimento a gente jogar no campo do adversário, no momento em que o Vasco vem numa disputa ferrenha para manter o primeiro posto, junto com o Corinthians, do campeonato. O primeiro lugar, ele tem a questão da vitória. Aliás, é uma discussão muito boa. Não sei se deveria ser pelo número de vitórias ou pelo menor número de derrotas, entre os dois que estivessem liderando. Se fosse pelo menor número de derrotas, o que significa que o outro perdeu mais, o Vasco estaria na frente. Mas os dois estão empatados. A gente tem o direito e vai exercer esse direito, é claro que sempre pautado pela autorização das autoridades competentes, que possam permitir. Eu não vejo problema algum e estou convicto de que esse jogo será em São Januário."

PRAZO PARA A DECISÃO

"Eu não sei exatamente o prazo, mas nos próximos dias a PM deve estar se posicionando. Esperamos que a PM tenha bom senso porque não se trata apenas... Se você botar o efetivo na rua, não tem problema algum. A torcida do Vasco e a do Botafogo são torcidas que têm um bom convívio. Eu não vejo problema de acirramento entre as torcidas. Botando a quantidade de policias militares grande nas imediações, acho que não haverá problema algum. Eu espero que a PM também tenha o bom senso de saber que não se trata apenas de mais um clássico, mas sim o direito, que será negado, caso se dê contra o Vasco, de exercer na plenitude aquilo que lhe foi outorgado no regulamento da competição."

SE O PEDIDO FOR NEGADO

"Eu não quero pensar nessa hipótese, não. Eu tenho convicção de que o nosso direito será exercido. Portanto, eu não penso em outra alternativa que não seja o jogo em São Januário."

RIVALIDADE

"Eu acho que não vai ter nenhum problema entre as torcidas. A torcida do Vasco e a do Botafogo têm uma relação muito boa. A gente espera que a PM tenha isso também, leve isso em consideração e tenha o bom senso de ver que ao tomar uma decisão, pode estar mexendo com o direito do clube. O que nós fazemos de melhor é esperar o posicionamento da PM. Eu tenho certeza que eles levarão em consideração tudo isso. É verdade que fora do estádio, na rua, a responsabilidade é da Polícia Militar. O GEPE comanda até dentro do estádio e no entoro, mas tem todo o aparato da polícia que vai estar cuidando disso. Vamos aguardar. Mas eu tenho fé que o jogo será em São Januário."

SEGURANÇA

"Não existe nenhum impedimento por parte da CBF ou da Federação. A única coisa, próprio de qualquer evento, é a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros, todos esses se manifestarem. Por conta de voce reunir um grande número de pessoas, eles têm que se posicionar. Mas volto a insistir. Outros espetáculos do mesmo tamanho já foram lá. Não era contra times do Rio? Já houve, em outras ocasiões, também jogos em São Januário, clássicos de times grandes do Rio de Janeiro. O momento era outro? Agora esse é um momento de decisão? Sim, mas isso em nada impede que a gente possa dar as mesmas condições. Ao contrário, hoje, do ponto de vista de segurança e tudo isso, em função até das técnicas apuradas, muitas delas até sugeridas por essas mesmas autoridades e que vêm sendo cumpridas, então você tem um nível de segurança muito maior do que se tinha lá atrás. Para mim, não vejo como não permitir que o jogo seja lá. Será uma aberração se o jogo não for autorizado para São Januário por parte das autoridades."

Fonte: NETVASCO (transcrição)