Tamanho da letra:
|

Vascaíno fala sobre amizade entre torcidas de Vasco e Universidad de Chile


Quinta-feira, 20/10/2011 - 21:28

A goleada da Universidad de Chile sobre o Flamengo, no Engenhão, na última quarta-feira, pode ser considerada uma recompensa aos chilenos, que enfrentaram uma viagem de ônibus de mais de três dias (saíram do Chile na sexta-feira e chegaram ao Rio de Janeiro apenas na terça-feira). Na madrugada de terça para quarta-feira, eles dormiram nos próprios ônibus, estacionados na praia de Copacabana. Tudo para ver a equipe do coração jogando pelas oitavas de final da Copa Sul-Americana.

Durante a partida, uma imagem chama a atenção. No meio dos chilenos, uma faixa com um pedido à Confederação Brasileira de Futebol (CBF): "Clássico em São Januário". A peça foi levada por cerca de 50 membros de uma torcida do Vasco, que tem uma parceria com uma das organizadas da La U.

Os chilenos que vieram ao Brasil para assistir à partida, foram recebidos em São Januário pelos cruz-maltinos, e tiveram a escolta do Grupamento Especial de Policiamento em Estádios (Gepe) até o Engenhão.

- Temos amizades com algumas torcidas da América Latina, entre elas a Los de Abajo, da Universidad de Chile. Recebemos eles aqui, engrossamos a torcida e aproveitamos para protestar contra a CBF, que quer usurpar do Vasco o direito de mandar um clássico em sua casa - disse Davidson de Mattos, um dos líderes da torcida vascaína, que garante que a faixa reaparecerá na partida contra o Bahia, domingo.

Chileno (quase) vascaíno

Um dos chilenos que estavam no Engenhão no jogo contra o Flamengo, é Juan, mais conhecido como Juanito. A história dele é, no mínimo, curiosa. Ele brigou com a namorada em setembro em foi para Montevidéu, onde a Universidad de Chile enfrentou a equipe do Fénix. Depois, conseguiu dinheiro para chegar ao Rio Grande do Sul, onde encontrou com alguns membros da organizada vascaína, que estavam em Porto Alegre para assistir ao confronto entre Internacional e Vasco, no Beira-Rio.

De lá, veio juntamente com a caravana para o Rio de Janeiro, já que a La U pegaria o Flamengo na Cidade Maravilhosa, e ficou hospedado na casa de um vascaíno. Na quarta-feira, se encaminhou para o Engenhão trajado com uma camisa de Fernando Prass, o que quase gerou uma confusão com os policiais que faziam a segurança do estádio.

A questão é que o jogo acabou e os chilenos voltaram para o país, mas Juanito ficou no Brasil e sem data para retornar.

Fonte: Lancenet