Tamanho da letra:
|

Pesquisa mostra que 7,8% dos habitantes de SC torcem para o Vasco


Sexta-feira, 14/10/2011 - 06:02

A Pesquisa da Vez – Santa Catarina

Localidade: Estado de Santa Catarina

Instituto: Lupi & Associados

Amostra: 1.600 entrevistados entre 6 e 24 de junho de 2011

Os times de Santa Catarina sempre se caracterizaram por uma alternância quase perfeita pelo domínio do futebol no estado. Na década de 90, era o Criciúma quem comandava – participando seguidamente da série A e até vencendo uma edição da Copa do Brasil. Após a derrocada do Tigre, veio a ascensão do Figueirense – representando a capital de um estado cujo interior se mostrava mais poderoso dentro das quatro linhas. Caiu o Figueirense e de imediato o Avaí tomou seu posto. Em 2011, pela primeira vez em anos, Florianópolis viu seus dois clubes na divisão principal.

Logicamente, os processos descritos acima tiveram reflexo na configuração de torcidas da região. Mas seu impacto não foi suficiente para reverter outra característica histórica: a preferência dos catarinenses por times de outros estados. Recente pesquisa realizada pela Lupi & Associados delineou as torcidas da seguinte maneira:




O Flamengo segue firme como detentor da maior torcida de Santa Catarina (18,4%) – despertando interesse estratégico, uma vez que serve como porta de entrada do rubro-negro na região Sul. Além das fronteiras catarinenses, o time carioca só demonstra alguma força no litoral paranaense, pequeno e pouco populoso. Depois, praticamente desaparece à medida com que se aproxima do Rio Grande do Sul.

A propósito, os gaúchos transbordam fronteiras, possuindo segunda e terceira maiores torcidas em Santa Catarina: Grêmio (14,3%) e Internacional (9,8%). Em seguida vemos Corinthians (8%) e Vasco (7,8%). Só então surge o primeiro clube local – o Avaí, com 7,4% da preferência. O São Paulo (7%) separa o Leão da Ilha de seu maior rival, Figueirense (5,9%). Palmeiras (5,2%) e Santos (3,4%) encerram a lista dos 10 maiores.

A grande Babel que caracteriza o estado catarinense é reforçada quando analisamos a quantidade de adeptos por estado. Os times cariocas, tradicional maioria, continuam à frente: 29,8%. Mas são seguidos de perto por gaúchos (24,1%) e paulistas (23,6%). Os clubes de SC são detentores de 17,8% da preferência. Enquanto cariocas e gaúchos aparentam estagnação ou mesmo redução em sua base, paulistas e catarinenses demonstram claro crescimento.

O estudo ainda demonstra que o Flamengo é maioria em três das seis regiões do estado: Norte, Vale do Itajaí e Sul. Nas três regiões onde não dominam, os cariocas aparecem na terceira posição, destaque para a Grande Florianópolis. Antigo reduto rubro-negro, a capital vem se beneficiando do processo de “purificação de torcidas” – pelo fortalecimento descrito no primeiro parágrafo. Hoje, Floripa pertence a Figueirense (29,5%) e Avaí (28,7%), empatados tecnicamente. No entanto, à medida com que se avança para o interior, o Leão não apenas tira a diferença como ainda ultrapassa o Figueira.

No Oeste do estado e na Serra Catarinense, quem dá as cartas é o Grêmio. O Inter ocupa a vice-liderança no Oeste e a terceira posição no Sul, enquanto o Vasco é vice no Vale do Itajaí e quarto no Sul. Por fim, destaca-se o Corinthians: segundo no Norte, terceiro no Vale do Itajaí e quarto na Serra Catarinense.

Para encerrar, a pesquisa mensura a preferência dos catarinenses pelos times locais – o que denota mais um simpatizante do que propriamente um torcedor: Avaí (30,6%), Figueirense (19,8%), Criciúma (11,4%), Chapecoense (10,4%) e Joinville (8,9%). Os dois da capital são maioria na Região Metropolitana, Vale do Itajaí e Serra. Os demais são maioria nas regiões de suas cidades, com destaque para o Criciúma no Sul (67,5%) e a Chapecoense (65,5%) no Oeste do estado.

Um grande abraço e saudações!

Fonte: Blog Teoria dos Jogos - GloboEsporte.com