Tamanho da letra:
|

Ibope esclarece: pesquisa divulgada recentemente só cobriu 12 cidades


Segunda-feira, 10/10/2011 - 22:40

Uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) sobre a relação dos torcedores de futebol com a mídia, divulgada na última terça-feira, colocou gasolina em uma discussão que vinha em fogo contido: qual é a maior torcida do Brasil, Flamengo ou Corinthians? De acordo com o levantamento feito pelo Ibope, os dois clubes estariam empatados tecnicamente com 13% cada nas 12 regiões metropolitanas pesquisadas.

A informação foi suficiente para que os corintianos se auto-proclamassem a maior torcida do Brasil, e para que os rubro-negros, tradicionais líderes de popularidade em pesquisas do gênero, cobrassem explicações do instituto de pesquisa. A pedido da diretoria do Flamengo, os dirigentes do Ibope esclareceram que a pesquisa nada tem a ver com o tamanho das torcidas dos clubes brasileiros - trata apenas dos hábitos de consumo de quem acompanha conteúdos esportivos pela tevê e Internet - e que não representa o percentual verdadeiro de torcedores do Fla ou do Timão em todo o país, porque foi feita em um número reduzido de cidades, sendo duas delas em São Paulo (São Paulo, capital, e Campinas).

“A pesquisa é representativa apenas das regiões brasileiras em que foi realizada, não de toda a população. É bastante comum vermos interpretações precipitadas de resultados de pesquisa e entendemos que isso acontece pela falta de familiaridade da imprensa ou mesmo da população na leitura correta de dados de pesquisa. Nesse caso específico, é importante ressaltar que a pesquisa foi feita em 12 regiões metropolitanas do país e, portanto, representa a opinião da população destas regiões, não de todo o país”, afirmou Dora Câmara, diretora comercial do Ibope Media.

O Ibope ressalta ainda que a pesquisa teve um número diferente de entrevistados em cada uma das cidades onde foi realizada: São Paulo (1680 pessoas), Campinas (420), Rio de Janeiro (1400), Belo Horizonte (700), Recife (700), Porto Alegre (700), Curitiba (700), Distrito Federal (700), Salvador (700), Fortaleza (700), Florianópolis (300) e Goiânia (300); e, por isso, São Paulo acabou tendo uma amostra muito maior que a do Rio de Janeiro. Campinas e São Paulo tiveram um total de 23,4% de entrevistados contra 15,5% do Rio de Janeiro. O fato elevou consideravelmente o percentual de torcedores do Corinthians, já que o clube é o mais popular do Estado de São Paulo.

No último estudo sobre o tamanho das torcidas dos clubes de futebol brasileiros, divulgada pelo Ibope em junho de 2010, o Flamengo ratificou a sua liderança com 33,2 milhões de torcedores (17,2%), uma larga vantagem sobre o segundo colocado, Corinthians, que registrou 25,8 milhões de fãs (13,4%). Em seguida vem São Paulo (8,7%), Palmeiras (6%) e Vasco (4,1%). Na ocasião, o Ibope ouviu 7.109 pessoas, a partir dos 10 anos de idade, em 141 cidades de todo o Brasil.

Fonte: Veja Online