Tamanho da letra:
|

Vasco foi o 3º em nº de transmissões pela TV no Estadual 2011


Sexta-feira, 16/09/2011 - 10:26

Há algumas semanas, a Informídia Pesquisas Esportivas divulgou estudo contendo o número de transmissões e o total de horas em que os clubes do Rio de Janeiro e de São Paulo estiveram presentes na TV durante seus respectivos campeonatos estaduais. Cabe ressaltar que a Informídia é a principal empresa especializada na mensuração da exposição em mídia no futebol brasileiro. Seguem os números:




Fonte: Informídia

Os números acima compreendem a transmissão dos jogos pela Globo, Band, Sportv e canais de pay per view (incluindo video teipes). O estudo não contempla a divisão de praças à qual os estaduais se submetem, contabilizando meramente o número absoluto de partidas e horas de transmissão dos campeonatos carioca e paulista.

Logo de cara, percebe-se um dos motivos pelos quais os grandes paulistas tiveram número tão maior de partidas veiculadas na TV: dentre os regionais, o Paulistão é o único transmitido com exclusividade pelo canal fechado Sportv. Outra razão seria o expediente da TV no estado, em alguns casos transmitindo partidas diferentes para a capital e o interior – o que não ocorre no Rio de Janeiro. Por fim, o título carioca conquistado pelo Flamengo de maneira antecipada reduziu a projeção do campeonato – até no Rio se assistiu ao título paulista do Santos.

De todo modo, em se considerando apenas os estaduais, o Corinthians foi o grande campeão de exposição em 2011: 125 partidas transmitidas em 183 horas de transmissão. Em seguida vem o Flamengo – único a também romper a dupla barreira centenária. Posteriormente, seguem-se São Paulo, Palmeiras e Santos. Só então temos o trio Fluminense, Vasco e Botafogo completando a lista.

Em número de jogos transmitidos, os quatro grandes de SP totalizaram 375 partidas, com o Corinthians representando 33% deste valor. No Rio, um pouco mais concentrado, os grandes somaram 294 transmissões, e o Flamengo respondeu por 37% do total. Já as horas de transmissão somaram 598 em SP, ante 457 horas no RJ. Corinthians (30%) e Flamengo (35%) foram os que mais tempo permaneceram na TV.

No tocante aos times pequenos do Rio, Olaria e Boavista tiveram números bastante superiores aos demais, por conta da boa perfomance que lhes valeu a condição de semifinalista (ou mesmo finalista) de turno. Fora eles, a quantidade de jogos dos pequenos de São Paulo é muito superior. A explicação reside no fato de o Paulistão possuir 100% de suas partidas televisionadas pelo pay per view. O estadual do Rio – que já viveu esta condição – hoje só garante 100% aos quatro grandes.

Estudos como este são de suma importância ao balizarem o mercado publicitário em direção a onde e quanto se investir em cada agremiação. No entanto, a radiografia das transmissões televisivas do primeiro semestre só ficará completa quando considerarmos os jogos válidos pela Copa do Brasil e Libertadores. Na próxima coluna sobre o tema, abrangeremos estes torneios. O que fará com que a liderança do ranking troque de mãos, ao mesmo tempo em que Vasco e Santos verão suas exposições multiplicadas.

Um grande abraço e saudações!

Fonte: Blog Teoria dos Jogos - GloboEsporte.com