Tamanho da letra:
|

Estudo reafirma liderança da NETVASCO entre sites do gênero no Brasil


Sábado, 10/09/2011 - 00:00

Sem dúvidas, as mídias sociais são ótimas ferramentas para medir a popularidade de um clube e um excelente canal de comunicação com seus torcedores. Através delas se percebem falhas e acertos nas ações institucionais. O Corinthians honra a sua popularidade e mostra engajamento de seu torcedor tanto nas mídias sociais quanto no site oficial. Mas comparando com outros cenários nota-se que ainda há muito caminho a percorrer.

Contando com os perfis e páginas oficias dos clubes no Facebook e no Twitter, além dos sites oficiais, o FutebolBusiness.com.br preparou três rankings, somente com os clubes que disputam a primeira divisão do futebol brasileiro:


Brasilerão Facebook Série A 2011

Dada a popularidade dos times brasileiros, a penetração online das marcas ainda é muito inferior às grandes marcas europeias, ou até mesmo comparadas às outras grandes marcas sulamericanas como Boca Juniors e River Plate. O recorte abaixo refere-se somente aos canais oficiais, podendo haver páginas ou perfis mais populares, no entanto não sendo o oficial.

Clube Fans Facebook
Corinthians 1.103.906 Corinthians
Flamengo 952.713 FlamengoOficial
São Paulo 749.835 saopaulofc
Palmeiras 418.056 sePalmeiras
Vasco da Gama 338.678 oficialvasco
Santos 302.199 santosfc
Cruzeiro 177.101 cruzeirooficial
Botafogo 140.003 BotafogoOficial
Internacional 40.455 SCInternacional.Oficial
Coritiba 35.646 pages/Coritiba-Foot-Ball-Club/105603836140124
Fluminense 35.096 fluminenseoficial
Atlético Paranaense 19.782 atleticopr
Ceará 17.430 Vozao
Bahia 16.563 ecbahia
Grêmio 14.474 MeuGremio
Figueirense 8.266 figueirensefc
Avaí 6.703 avaifc
Atlético Goianiense 1.667 pages/Atlético-Clube-Goianiense/178879075470708
América Mineiro 355 americamineiro
Atlético Mineiro - não possui

O Coritiba parece usar página previamente já existente, ou não soube criá-la devidamente como um canal de comunicação com seu torcedor.

Comparativo:

Boca Juniors 2.494.223
River Plate 1.011.137
Manchester United 18.972.138
Real Madrid 19.372.672
FC Barcelona 20.082.914

Os times mais populares da Argentina, que tem população inferior a 40 milhões de habitantes, têm maior penetração no universo online que os times do Brasil, cuja população beira os 200 milhões. Comparando com as grandes marcas mundiais, a presença online desses gigantes mundiais chega a ser entre 18 e 20 vezes maior que o mais popular do Brasil no Facebook, Corinthians.


Brasileirão Twitter Série A 2011

No twitter o Top 4 se mantém idêntico ao ranking do Facebook. Corinthians, Flamengo, São Paulo e Palmeiras lideram. Segue o ranking:

Clube Seguidores Twitter
Corinthians 609.130 @SiteCorinthians
Flamengo 518.240 @cr_flamengo
São Paulo 470.542 @SaoPauloFC
Palmeiras 349.714 @SitePalmeiras
Santos 174.717 @santosfc
Grêmio 166.289 @gremiooficial
Vasco da Gama 108.250 @crvascodagama
Internacional 62.482 @SCInternacional
Fluminense 50.946 @OficialFlu
Botafogo 49.539 @BotafogoOficial
Atlético Paranaense 25.535 @atleticopr
Bahia 25.434 @ecbahia_oficial
Coritiba 24.249 @coritibaoficial
Ceará 23.963 @CearaSC
Figueirense 13.569 @figueirensefc
Avaí 11.744 @avaifc
Atlético Goianiense 1.677 @acgoficial
América Mineiro 1.150 @coelhaonews
Cruzeiro - não possui
Atlético Mineiro - não possui

Brasileirão Sites Série A 2011

O site alexa.com determina o rankeamento dos sites, através de leituras dos acessos. O Ranking Alexa é relativo à posição do site com relação aos demais sites de todo o mundo e somente daquele país. Neste ranking, o Corinthians perde uma posição com relação aos demais ranking, enquanto o São Paulo sobe duas. O Flamengo que aparece em segundo colocado tanto no Twitter como no Facebook, seu site é visto em sexto lugar.

Os sites oficiais são canais institucionais, portanto as informações neles contidas são determinadas pela assessoria de imprensa. Muitas vezes o torcedor que saber além das informações oficiais, e obviamente os clubes censuram o conteúdo que pode muitas vezes conturbar o cenário político ou esportivo. Um fenômeno que não acontece somente no Brasil, é a existência de sites não oficiais, alimentados por torcedores que geram e consomem o conteúdo que não é encontrado nos sites oficiais. Estes sites são quase em sua maioria mais visitados do que os sites oficiais.


Sites Oficiais

URL Site Global Brasil
SaoPauloFC.net São Paulo 24.675 1.093
Corinthians.com.br Corinthians 41.834 990
Internacional.com.br Internacional 48.117 1.278
Palmeiras.com.br Palmeiras 50.454 1.082
SantosFC.com.br Santos 54.262 1.437
Flamengo.com.br Flamengo 58.616 1.461
Cruzeiro.com.br Cruzeiro 117.512 2.970
Gremio.net Grêmio 101.091 2.869
Coritiba.com.br Coritiba 115.833 2.161
CearaSC.com Ceará 143.748 3.023
Fluminense.com.br Fluminense 157.500 5.774
EsporteClubeBahia.com.br Bahia 190.341 4.329
AtleticoParanaense.com Atlético Paranaense 230.715 5.775
Vasco.com.br Vasco da Gama 258.062 11.176
Avai.com.br Avaí 262.838 4.347
Atletico.com.br Atlético Mineiro 283.891 6.798
Botafogo.com.br Botafogo 301.183 7.478
Figueirense.com.br Figueirense 757.006 14.136
AtleticoGoianiense.com.br Atlético Goianiense 1.022.214 39.418
AmericaMineiro.com.br América Mineiro 1.386.969 29.822

Comparativos:

Top Sites Global vs Brasil

Global Posição Brasil Posição
Google.com 1 Google.com.br 1
Facebook.com 2 Google.com 2
Youtube.com 3 Facebook.com 3
Yahoo.com 4 Youtube.com 4
Baidu.com 5 UOL.com.br 5
Wikipedia.org 6 Live.com 6
Blogger.com 7 Globo.com 7
Live.com 8 Blogger.com 8
Twitter.com 9 Orkut.com.br 9
QQ.com 10 Yahoo.com 10

Grandes clubes mundiais

URL Clube Global
ManUtd.com Manchester United 1981
LiverpoolFC.tv Liverpool 2021
Arsenal.com Arsenal 2542
RealMadrid.com Real Madrid 5538
FCBarcelona.com Barcelona 6238
ChelseaFC.com Chelsea 6423
Galatasaray.org Galatasaray 7524
Inter.it Internazionale 7989
Fenerbahçe.org Fenerbahçe 11595
OM.net Marseille 14762
olweb.fr Lyon 15859
PSG.fr Paris Saint-Germain 15910
Juventus.com Juventus 16486
ACMilan.com Milan 16585
MCFC.co.uk Manchester City 16597
BJK.com.tr Besiktas 49531
FCBayern.de Bayern München 49935
CARiverPlate.com River Plate 55970
BocaJuniors.com.ar Boca Juniors 80175
ASRoma.it Roma 104897
Celticfc.net Celtic 113289
SSLazio.it Lazio 119606
PAO.gr Panathinaikos 206634

Comparando os sites oficiais dos clubes brasileiros com as páginas oficiais dos principais clubes mundiais, é fácil notar como ainda há um enorme potencial a ser explorado. O São Paulo que tem o site mais visitado dentre os clubes brasileiros, não compete nem com o Manchester City. É bom lembrar que há muito pouco tempo o mesmo São Paulo foi tri campeão brasileiro na seqüência (2006/07/08) e campeão da Libertadores e Mundial em 2005, superando na final em Yokohama o Liverpool, cujo site só não é mais visitado que o do Manchester United.

O Flamengo de Ronaldinho Gaúcho tem seu site oficial menos visitado que o site oficial do River Plate, que atualmente está na segunda divisão argentina. Clubes populares domesticamente como Galatasaray e Fenerbahçe, que seriam uma espécie de Flamengo e Corinthians turcos, devido ao imenso tamanho de suas torcidas, estão milhões e milhões de acessos à frente, mostrando como a comunicação com o torcedor e a penetração online do torcedor brasileiro, são falhas.

Este fenômeno é sintomático. O Futebol Brasileiro não é um produto internacional. Ele é consumido somente pelo mercado interno. Os horários das transmissões são pensados somente nas grades televisivas domésticas. Sem adaptar o calendário das competições ao europeu, por vários motivos a começar pelo clima, como é alegado pelos dirigentes, também não se pensa no consumo do campeonato por outros mercados como o asiático e da oceania.

O futebol brasileiro ainda é produtor de não produto. O futebol brasileiro não é comprado, e sim seus jogadores que ainda são os alvos de outros mercados. Embora o êxodo tenha diminuido em função da valorização do mercado nacional e da forte moeda, ainda assim a maior pressão não é financeira, mas sim, esportiva.

O atual momento brasileiro é uma ótima oportunidade para que os clubes comecem a pensar numa liga, e encarem seus concorrentes e rivais ao título, como sócios. Sócios de uma liga, onde todos precisam estar fortes. Os direitos de transmissão diretamente negociados com à TV Globo, surgiu como um forte incremento nas receitas dos clubes. No entanto esta modalidade é a mesma adotada pelos clubes espanhóis, que é visivelmente um fracasso, devido a desproporção das receitas de Barcelona e Real Madrid comparadas às demais equipes da primeira e segunda divisão. Os dois grandes espanhóis recebem 50% do total investido nas duas principais divisões do futebol espanhol. Ou seja, Real e Barça juntos recebem o mesmo que os outros 38 clubes.


Sites Não-Oficias

Como alternativa, os torcedores buscam conteúdos muitas vezes não encontrado nos sites oficiais ou nos principais veículos da imprensa. Os debates em fóruns, o espaço para criticar como se tem nas arquibancadas é conquistado nestes sites não-oficiais. Feito por torcedores e para torcedores, estes sites são mais visitados que os sites oficiais dos clubes, sobretudo se a comunicação institucional for mal trabalhada.

URL Site Global Brasil
NetVasco.com.br Vasco da Gama 25.837 680
SPFC.net São Paulo 30.090 656
SaoPauloFC.com.br São Paulo 38.323 872
SuperVasco.com Vasco da Gama 48.457 1.279
NetFlu.com.br Fluminense 67.975 1.734
ECBahia.com Bahia 86.386 1.980
Furacão.com Atlético Paranaense 96.955 1.982
MeuTimao.com.br Corinthians 104.481 1.859
Verdao.net Palmeiras 112.770 2.087
MeuSport.com Sport Recife 142.334 3.550
FlamengoRJ.com.br Flamengo 155.390 4.254
Fogaonet.com.br Botafogo 163.833 3.994
Coxanautas.com.br Coritiba 174.541 6.566
Vozão.com Ceará 192.684 5.272

O São Paulo e o Vasco são exemplos que demonstram duas realidades distintas. O Site oficial do tricolor paulista é o site oficial mais visitado dos clubes, mas mesmo assim seus torcedores buscam espaços alternativos. Já o site oficial do Gigante da Colina é muito pouco visitado, sobretudo de usuários do Brasil, uma herança dos tempos de Eurico Miranda, e uma consolidação dos sites não oficiais mais visitados do Brasil.

Dos quatro sites não-oficiais mais visitados, dois são relacionados com o Vasco da Gama e os outros dois, com o São Paulo FC.

Embora possam parecer concorrentes por uma mesma audiência, os sites oficiais e não-oficiais devem ser geridos pelos departamentos de marketing dos clubes como partes de um todo. Trabalhar em cima dos sites dos torcedores pode ser fundamental para uma campanha de marketing exitosa.

Obs.:

  • Os números são relativos à agosto/setembro de 2011
  • O rankeamento Alexa pode sofrer grandes alterações devido à picos de acessos em um determinado dia

Fonte: Futebol Business