Tamanho da letra:
|

Vasco e Ceará se enfrentam com objetivos parecidos no Brasileiro


Quarta-feira, 31/08/2011 - 12:32

Duas equipes, dois objetivos parecidos e um desejo em comum: a recuperação do técnico Ricardo Gomes. Em meio à torcida pelo treinador, que sofreu um AVC (Acidente Cerebral Vascular), no clássico contra o Flamengo, no último domingo, e segue internado em estado grave, Vasco e Ceará se enfrentam nesta quarta-feira, às 18h (de Brasília), em São Januário, pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Em jogo, missões semelhantes: se aproximar dos líderes da competição. O objetivo do Vasco, quarto colocado, é mais palpável. Com 35 pontos, apenas dois a menos do que o primeiro colocado Corinthians, o clube de São Januário pode até terminar a rodada na liderança da competição dependendo de uma combinação de resultados. Já o Ceará, atualmente na 13ª posição com 25 pontos, espera se aproximar mais do pelotão de frente.

As duas equipes terão alterações em suas escalações. No Vasco, o auxiliar Cristóvão Borges, que comandará a equipe na ausência de Gomes, não poderá contar com os laterais Fágner e Jumar, suspensos pelo terceiro cartão amarelo. A tendência é que Allan e Márcio Careca fiquem com as vagas, respectivamente. No Ceará, o treinador Vágner Mancini terá o retorno do volante Heleno.

O PFC transmite o jogo ao vivo para todo o Brasil pelo sistema pay-per-view. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real, com vídeos. O mineiro Emerson de Almeida Ferreira apita o duelo. Ele será auxiliado pelo conterrâneo Guilherme Dias Camilo e pelo goiano Fabrício Vilarinho da Silva.

O que está em jogo

Vasco: campeão da Copa do Brasil, o Vasco conseguiu manter o ritmo no Campeonato Brasileiro e terminou o primeiro turno em quarto lugar, a apenas dois pontos do líder Corinthians. Dependendo dos outros resultados da rodada, a equipe de São Januário pode até alcançar a liderança da competição em caso de vitória.

Ceará: o Ceará conseguiu digerir bem a desclassificação na Copa Sul-americana e venceu bem o Bahia na 19ª rodada do Brasileirão por 3 a 0. Longe da zona de rebaixamento, na 13ª posição, o Vovô quer manter o bom momento se aproximando dos líderes e tentar melhorar seu retrospecto fora de casa. No primeiro turno o Alvinegro conquistou apenas seis pontos como visitante.

As escalações

Vasco: sem o técnico Ricardo Gomes, que se recupera de um AVC (Acidente Cerebral Vascular), sofrido durante o clássico do último domingo, contra o Flamengo, o Vasco será comandado pelo auxiliar Cristóvão Borges. E ele já avisou que não mexerá muito na equipe. As duas únicas mudanças serão por causa das suspensões de Jumar e Fágner. A tendência é que Márcio Careca e Allan fiquem com as vagas, respectivamente. O time de São Januário deve ir a campo com: Fernandro Prass, Allan, Dedé, Renato Silva e Márcio Careca; Rômulo, Eduardo Costa, Juninho Pernambucano e Diego Souza; Eder Luis e Alecsandro.

Ceará: contra o Vasco, o Ceará pode ter a volta do volante Heleno, que não joga pelo Brasileirão desde a expulsão diante do Fluminense. Com a volta do atleta, o Vovô vai com: Diego; Boiadeiro, Fabrício, Erivélton e Vicente; Heleno, Michel, Eusébio e Thiago Humberto; Marcelo Nicácio e Osvaldo.

Quem está fora

Vasco: Fagner, Jumar e Leandro cumprem suspensão pelo terceiro cartão amarelo. Já o lateral-esquerdo Julinho ainda se recupera de uma entorse no tornozelo direito.

Ceará: o Ceará viajou para enfrentar o Vasco sem três jogadores. João Marcos e Rudnei continuam em tratamento de lesão e o atacante Roger, que já vinha agradando nas últimas partidas, foi liberado para ir até Campinas resolver problemas particulares.

Pendurados

Vasco: Eduardo costa, Elton, Felipe e Rômulo.

Ceará: Anderson Luís, Boiadeiro, Eusébio, Fabrício, Heleno, Osvaldo e Rudnei.

Fique de olho

Vasco: camisa 10 do Vasco, o apoiador Diego Souza está em grande fase e é uma das principais armas da equipe de São Januário para derrotar o Ceará.

Ceará: após a contusão de Fernando Henrique, Diego assumiu a meta Alvinegra e vem se destacando na posição. O goleiro foi o craque da rodada passada, recebendo nota 9,0 no Trófeu Armando Nogueira.

O que eles disseram

Cristóvão Borges, auxiliar técnico do Vasco: “O Ceará tem um time rápido, perigoso e pode nos atrapalhar. Todo cuidado será pouco. Precisamos da vitória para seguirmos na luta pelo título. Temos de saber nos impor em casa. O adversário deve jogar fechado, aproveitando os contra-ataques".

Michel, volante do Ceará: "Estamos melhorando a cada jogo fora de casa e o time está com a boa expectativa de enfrentar o Vasco. Mesmo a partida não tendo o clima muito bom, por causa do estado de saúde do treinador Ricardo Gomes".

Números e curiosidades

* Ao longo da história, Vasco e Ceará se enfrentaram em apenas em seis oportunidades na cidade do Rio de Janeiro. Foram três jogos no Maracanã e outros três em São Januário, com quatro vitórias cariocas, um triunfo cearense e mais um empate.

* O Ceará jamais derrotou o Vasco na história da Série A do Campeonato Brasileiro. As duas equipes se enfrentaram 10 vezes na competição, com seis vitórias vascaínas e quatro empates.

* Um Vasco x Ceará marcou a estreia de ambas as equipes na história dos Campeonatos Brasileiros. No dia 8 de agosto de 1971, os times empataram sem gols no Presidente Vargas. Esta partida, que foi disputada na primeira rodada da edição inicial da competição, teve a arbitragem de Oscar Scolfaro.

Último confronto

Vasco e Ceará se enfrentaram pela primeira vez na estreia do Campeonato Brasileiro deste ano. Mesmo jogando com reservas por conta da disputa da Copa do Brasil, o time da Colina derrotou o rival por 3 a 1, de virada, fora de casa, no estádio Presidente Vargas, em Fortaleza. Após 45 minutos sem gols, o Vozão abriu o placar com Cléber, aos 20 minutos do segundo tempo. Em seguida, Bernardo empatou e virou aos 32 e 34. Jéferson selou o triunfo cruz-maltino no fim do jogo, aos 44 minutos.

Fonte: GloboEsporte.com