Tamanho da letra:
|

Vasco e Fluminense fazem duelo dos últimos campeões nacionais


Domingo, 21/08/2011 - 11:02

Em vários países da Europa, o campeão nacional e o campeão da copa disputam a Supercopa no início da temporada. Se essa competição existisse no Brasil, ela seria representada pelo jogo deste domingo, às 18h (de Brasília), no Engenhão. De um lado do gramado, o Fluminense, último campeão brasileiro. Do outro, o Vasco, campeão da Copa do Brasil de 2011.

Em momentos diferentes, as duas equipes se encontram a quatro pontos de seus objetiv os de momento no Campeonato Brasileiro. Já garantido na Libertadores do ano que vem, o Vasco tem o título como única ambição. Com 33 pontos, a equipe de São Januário é a quarta colocada da competição, quatro pontos atrás do líder Corinthians. Já o Fluminense ainda busca a regularidade que o adversário tem mostrado nas últimas rodadas. Única equipe que ainda não empatou no Brasileiro, o Tricolor tem 24 pontos, quatro a menos do que o Botafogo, último time na zona de classificação para a Libertadores.

Vindo de duas vitórias seguidas, sobre Palmeiras e Avaí, o Vasco do técnico Ricardo Gomes terá os reforços de Felipe e Eduardo Costa, que voltam de contusão, além do meia Bernardo, que cumpriu suspensão na última rodada. Já o Fluminense do treinador Abel Braga conta com o retorno do atacante Fred, poupado na vitória sobre o Figueirense, na última quarta-feira, por causa de dores musculares.

A partida terá arbitragem de Marcelo de Lima Henrique, auxiliado por Dibert Pedrosa Moisés e Ediney Guerreiro Mascarenhas, todos do Rio de Janeiro. O Premiere, pelo sistema pay-per-view transmite a partida para todo o Brasil e o GLOBOESPORTE.COM acompanha o jogo em Tempo Real.

O que está em jogo

Vasco: os resultados da última rodada fizeram o Vasco subir para a quarta posição, mas mantendo a distância de quatro pontos para o líder Corinthians. Vencer o Fluminense é, portanto, encarado como um passo importante na estratégia de perseguição ao primeiro colocado do Campeonato Brasileiro.

Fluminense: o Tricolor segue na busca pela regularidade. Na última rodada, a vitória por 3 a 0 sobre o Figueirense, no Engenhão, levou o Tricolor aos 24 pontos, a apenas quatro da zona de classificação para a Libertadores. Uma vitória sobre o Vasco no clássico deste domingo pode aproximar ainda mais o clube das Laranjeiras de seu objetivo.

As escalações

Vasco: o técnico Ricardo Gomes não confirmou a formação que mandará a campo, mas conta com a volta de Felipe e Eduardo Costa (ambos recuperados de lesão), além do retorno de Bernardo, que cumpriu suspensão na última rodada. Jumar pode atuar como lateral-esquerdo ou volante e Juninho Pernambucano deve começar no banco de reservas. O Vasco deve atuar com a seguinte formação: Fernando Prass, Fagner, Dedé, Anderson Martins e Julinho (Eduardo Costa); Jumar, Rômulo, Felipe e Diego Souza; Eder Luis e Alecsandro.

Fluminense: o técnico Abel Braga já deixou claro que não prepara surpresa alguma na escalação tricolor visando o clássico diante do Vasco. Assim, a equipe deve ser basicamente a mesma que enfrentou e derrotou o Figueirense na última quarta-feira, com exceção do retorno do atacante Fred, que foi poupado diante da equipe catarinense por causa de dores musculares generalizadas nas pernas. A única dúvida é quanto ao companheiro do camisa 9 no ataque. Rafael Moura e Rafael Sobis disputam a vaga, com vantagem para o primeiro. O Tricolor irá a campo com: Diego Cavalieri, Mariano, Gum, Márcio Rosário e Carlinhos; Valencia, Edinho, Marquinho e Lanzini; Rafael Moura (Rafael Sobis) e Fred.

Quem está fora

Vasco: Ricardo Gomes tem todo o grupo à disposição para o clássico.

Fluminense: além do volante Fernando Bob, suspenso, o técnico Abel Braga tem outros quatro desfalques por contusão: o também volante Diguinho, o apoiador Deco, e os atacantes Matheus Carvalho e Araújo. O zagueiro Leandro Euzébio, por sua vez, já está recuperado de uma inflamação no joelho direito, mas não foi relacionado para a partida.

Pendurados

Vasco: Jumar, Felipe e Élton.

Fluminense: Diego Cavalieri, Gum, Márcio Rosário, Leandro Euzébio e Marquinho.

Fique de olho

Vasco: poupado na partida contra o Avaí, Felipe deve retornar ao Vasco no clássico contra o Fluminense. O meia de 33 anos será o principal responsável por articular as jogadas ofensivas da equipe e colocar Diego Souza, Eder Luis e Alecsandro em condições de gol.

Fluminense: poupado diante do Figueirense, Fred volta ao time do Fluminense neste domingo. Com apenas dois gols no Campeonato Brasileiro, o atacante tentará balançar a rede do Vasco pela primeira vez desde que chegou às Laranjeiras, em março de 2009.

O que eles disseram

Ricardo Gomes, técnico do Vasco: “A rivalidade regional dura uma semana inteira. Quando o time vence o Palmeiras, por exemplo, isso acaba em um dia. O jogo de domingo é muito mais do que 90 minutos. Precisamos encarar o Fluminense com humildade, porque vem de um bom resultado e boas atuações”.

Abel Braga, técnico do Fluminense: “Falam tanta coisa sobre o Fluminense... e olha que estamos a quatro pontos do G-5. Ou seja, perto da zona da Libertadores com um jogo a menos. Estamos sempre olhando para cima. Vencer o Vasco no domingo já será muito bom só por vencer. Mas um bom resultado diante de uma equipe que está perto do topo da tabela ainda pode nos dar alguma coisa a mais que está faltando”.

Números e curiosidades

* O equilíbrio é a marca dos últimos clássicos entre Fluminense e Vasco. Dos últimos 20 jogos, 13 deles terminaram empatados. Os demais terminaram com quatro vitórias do Vasco e três triunfos do Tricolor.

* A história deste clássico é marcada por várias decisões. As duas equipes já decidiram o Campeonato Carioca em cinco oportunidades, com duas conquistas tricolores (76 e 80) e três vascaínas (93/94/2003). Vasco e Fluminense também decidiram o Campeonato Brasileiro de 1984, quando o Flu conquistou seu segundo título brasileiro, após duas partidas: Flu 1 a 0 (24/05), gol de Romerito, e 0x0 (27/05).

* As duas maiores vitórias da história deste clássico pelo Campeonato Brasileiro favorecem o Fluminense, que venceu por 4 a 1 em 1975, gols de Gil (2x), Cléber, Paulo César Lima, com Roberto Dinamite descontando, e 3x0 em 1976, gols de Carlos Alberto, Dirceu e Doval. O Vasco, por sua vez, nunca conseguiu vencer o Fluminense por mais dois gols de diferença em jogos do Campeonato Brasileiro.

Último confronto

O último encontro entre Fluminense e Vasco aconteceu no dia 27 de março de 2011, pela Taça Rio, e terminou empatado em 0 a 0. A partida foi marcada por grandes atuações dos goleiros Ricardo Berna e Fernando Prass. Na sequência da competição, o Tricolor foi eliminado pelo Flamengo na semifinal. Já o clube de São Januário enfrentou o Rubro-Negro na decisão e saiu derrotado nos pênaltis após empate em 0 a 0.

Fonte: GloboEsporte.com