Tamanho da letra:
|

Dinamite planeja revitalizar esportes olímpicos no ciclo até 2016


Terça-feira, 09/08/2011 - 14:48

A cerca de cinco anos das Olimpíadas no Rio de Janeiro, o Vasco - que terá o estádio de São Januário como sede dos jogos de rúgbi - planeja investir em infraestrutura e formação de atletas, além do futebol, no ciclo até os Jogos de 2016. Em entrevista ao SPORTV.COM, o presidente Roberto Dinamite detalha projetos nos esportes olímpicos do clube. Modalidades como basquete, vôlei, atletismo e remo são as metas.

Ele contou que pretende montar um time de basquete para disputar o campeonato nacional (NBB), em 2012, além de investir no desenvolvimento de atletas na base. Parte do dinheiro recebido do principal patrocinador do Vasco já é destinada a outros esportes. Mas o dirigente ressaltou que todos os projetos precisam ser autossustentáveis, ou seja, não podem depender da receita do futebol.

- Temos um projeto de ter uma equipe principal e também desenvolver a base. As duas coisas estão em andamento. Para isso, todos esses projetos precisam ser autossustentáveis. Em todos vamos buscar parcerias, incentivos. Existem parceiros que estão querendo investir no basquete. Possivelmente para disputar o campeonato já no ano que vem - explicou o presidente vascaíno, após participar do programa "Arena SporTV" de segunda-feira.

Dinamite frisou que busca uma "forma equilibrada" para não repetir a experiência do fim dos anos 90 e início dos 2000, em que o Vasco contou com expoentes do esporte olímpico nacional que, depois, por causa de salários atrasados, recorreram à Justiça contra o clube.

- Hoje o grande problema que nós temos na área trabalhista são os atletas com ações contra o Vasco pelo que aconteceu - disse.

O governo prometeu revitalizar o entorno da sede de São Januário, além de facilitar o acesso ao estádio, que está confirmado para receber o rúgbi nas Olimpíadas de 2016. Mas Dinamite quer que o clube participe mais ativamente dos Jogos. Segundo ele, o parque aquático será reformado ainda este ano, seguindo padrão internacional.

- O Vasco está dentro das Olimpíadas com o rúgbi e vamos colocar o estádio à disposição dos organizadores. Temos uma piscina semiolímpica, que será reformada e remodelada, equipada com água quente, fria, e pintada com as cores do Vasco, parecida com a arquibancada hoje. Até o final do ano já vamos entregá-lo - contou.

Além do basquete, o vôlei é outro esporte que está na mira do clube. Dinamite disse que já conversa com o ex-jogador Giovane (atual técnico do Sesi, campeão da Superliga, e ex-jogador vascaíno) para ajudar no desenvolvimento da modalidade no clube.

O atletismo também está nos planos. Atrás de parceiros para começar a construção do centro de treinamento em Maricá, o presidente garantiu que a nova instalação contará com uma pista de atletismo.

- Apesar de não termos lugar próprio, eles treinam no Maracanã. Nós temos atletas de 15 ou 16 anos já campeões. O Vasco tem feito esse trabalho, e eu acredito que o futuro passa por aí. Não adianta preparar os estádios e as instalações e não preparar o atleta - defendeu.

Assim como a Colina, a sede náutica do Vasco, na Lagoa, na Zona Sul do Rio de Janeiro, deverá passar por reformas. De acordo com Dinamite, existe um projeto para a construção de um deque, que facilitaria o acesso à Lagoa, e também para a aquisição de novos barcos.

- Hoje nós já temos consciência e visão daquilo que precisamos para desenvolver mais. Esperamos estar ajudando futuros atletas para representar o Brasil - finalizou.

Fonte: Sportv.com