Tamanho da letra:
|

Má atuação de Careca traz de volta velho problema na lateral esquerda


Terça-feira, 09/08/2011 - 13:41

A atuação abaixo do esperado de Marcio Careca na goleada sofrida para o Botafogo por 4 a 0 trouxe de volta um velho problema do Vasco: a lateral esquerda. Desde que Ramon se disse insatisfeito e pediu para deixar o clube, ninguém conseguiu se firmar. Para a partida contra o Palmeiras, na próxima quinta-feira, às 21h50m (de Brasília), válida pela estreia da Copa Sul-Americana, em São Januário, o técnico Ricardo Gomes estuda entre três opções: o próprio Careca, Julinho e o volante Jumar improvisado. Os estilos são bem diferentes, mas em pesquisa realizada entre os leitores do GLOBOESPORTE.COM, o nome de consenso é Julinho.

Foram 5.965 votos até a noite da última segunda-feira. 85% dos internautas preferiram a entrada de Julinho. Já Jumar veio em segundo com 13% dos votos. A manutenção de Marcio Careca ficou muito atrás com apenas 2%.

O problema é que Ricardo Gomes não pensa desta maneira. Contratado junto ao Avaí justamente para preencher a lacuna deixada por Ramon, que não mostrava mais o futebol de outros tempos, Julinho é visto pelo treinador como um jogador de meio-campo, já que em seu ex-clube atuava como ala praticamente sem obrigações de marcar. Este fato torna o jogador incompatível ao esquema 4-4-2 armado pelo comandante vascaíno. Tanto é que Julinho tem entrado como volante em determinados momentos e como apoiador em outros.


A segunda opção em termos de preferência dos internautas é a entrada de Jumar. O volante já foi improvisado na lateral em outras partidas, como a vitória sobre o Santos, e deu conta do recado. Sua entrada dá mais consistência defensiva, já que os avanços são raros. Para compensar este fato, o restante do time fica com mais liberdade. As investidas ofensivas de Fagner passam a ser constantes assim como o auxílio de Felipe e/ou Juninho Pernambucano, que passam a jogar mais soltos.

Por último, Marcio Careca poderia ser mantido na equipe. O lateral, este sim visto como a única opção de origem, já teve boas atuações nesta temporada, como na semifinal da Copa do Brasil contra o Avaí, mas é um jogador que prima pela inconstância. Na opinião dos torcedores, esta hipótese é muito mal vista.

Blogueiro discorda dos vascaínos

A opinião da grande maioria da torcida do Vasco não é compartilhada pelo blogueiro do Tabuleiro, Eduardo Cecconi. Na sua opinião, Marcio Careca deve ser mantido por ser o jogador mais regular. Eduardo não aponta Julinho como opção por achar que ele tende a se tornar um protagonista do jogo, quando na verdade o lateral precisa jogar taticamente. A improvisação de Jumar foi descartada.

- Vejo vantagem para o Marcio Careca, por ele estar mais familiarizado com a mecânica de jogo do Vasco. Por mais que o Julinho dê uma ofensividade maior ao Vasco, na lateral o jogador não precisa ser um protagonista. Talvez as pessoas estejam cobrando demais dele (Marcio Careca), que me parece ser o mais regular. Não usaria o Jumar de jeito nenhum, porque o Vasco perderia nas jogadas pelas linhas de fundo. O lateral é um jogador muito mais tático do que virtuoso hoje em dia - analisou.

Jogadores não mostram preferência

Romulo comentou a disputa entre os companheiros. Segundo o volante, sua maneira de jogar não muda com a entrada de um ou de outro. Para ele, cabe ao técnico Ricardo Gomes tomar a decisão que considerar melhor para o Vasco e o restante do time acatar.

- Quem entrar vai saber o que fazer e vai lutar para nos ajudar a vencer. A decisão final é do Ricardo Gomes e nós temos de nos adaptar a ela - explicou.

Fonte: GloboEsporte.com