Tamanho da letra:
|

VASCO PERDE PARA O BOTAFOGO NO ENGENHÃO: 4 A 0


Domingo, 07/08/2011 - 20:24

Cortês casou-se na última semana e revelou que a recepção aos convidados foi à base de esfihas e bolinhos de bacalhau. Salgada ironia para o Vasco. Movido pelos petiscos e pela felicidade do matrimônio, o lateral foi o melhor em campo na contundente vitória do Botafogo sobre o time cruz-maltino por 4 a 0, na noite deste domingo, no Engenhão. O noivo da semana contou com a ajuda precisa e preciosa de Loco Abreu, autor de dois gols (Antônio Carlos abriu e Herrera fechou o placar), para deixar o campo aplaudido de pé pela parte alvinegra dos pouco mais de 21 mil pagantes.

O time alvinegro fez três dos quatro gols no primeiro tempo, se recuperou da derrota para o Figueirense na rodada anterior, pulou para os 25 pontos e está na sexta posição do Brasileirão após 15 rodadas. O Vasco perdeu depois de seis jogos (cinco vitórias e um empate) e continua com 27. A equipe está em quarto lugar e ficou a seis pontos do líder Flamengo.

O próximo compromisso do Botafogo é a estreia na Copa Sul-Americana contra o Atlético-MG, em Sete Lagoas, na quarta-feira. Pela mesma competição, mas no dia seguinte o Vasco recebe o Palmeiras, em São Januário.

Esta foi a primeira vez que o Bota derrotou o rival no Engenhão. Nas cinco partidas anteriores foram três empates e duas vitórias vascaínas.

O JOGO

Juninho melhorou das dores na coxa direita que o tiraram da vitória por 2 a 0 sobre o Santos, na quarta-feira. Porém, o técnico Ricardo Gomes o deixou no banco de reservas e manteve a tática implícita do revezamento no time titular entre o apoiador e Felipe. Melhor para o volante Jumar, que entrou no time há duas rodadas e lucrou com a consistência defensiva nos jogos contra São Paulo e Santos.

Sem Maicosuel, suspenso, o técnico Caio Júnior apostou em Felipe Menezes. Na lateral, Alessandro perdeu o lugar para Lucas. Antes do jogo, os botafoguenses bicaram a superstição que caracteriza o clube e lançaram o novo uniforme – com mudanças discretas, predominantemente na gola. Em 2010, quando estreou a camisa cinza, o time foi nocauteado por 6 a 0 pelo Vasco e a vida útil do modelo foi curta. Desta vez foi diferente. Bem diferente.

O pontapé inicial do jogo foi uma homenagem a Zagallo, que na próxima terça-feira completa 80 anos. Simultaneamente, o sistema de som do Engenhão informou que o ex-jogador e ex-treinador terá uma estátua no estádio.

Depois da comentada festa de casamento em uma lanchonete fast food árabe na quinta-feira, Cortês mostrou a força de quibes e esfihas. Ele fez grande jogada e rolou para Marcelo Mattos chutar. Fernando Prass caiu e defendeu. O goleiro vascaíno também trabalhou bem logo depois, em cobrança de falta de Renato.

A velocidade do Botafogo incomodou a defesa vascaína. Mas o primeiro gol da partida saiu de uma bola parada. Aos 10, Renato cobrou escanteio, a defesa vascaína mirou Loco Abreu, mas esqueceu-se de Antônio Carlos. Rômulo ainda tentou puxá-lo, mas o zagueiro subiu e cabeceou firme no canto direito de Fernando Prass.

O Vasco acordou com a desvantagem e respondeu na mesma moeda, mas esbarrou em Jefferson. Felipe cobrou escanteio, Alecsandro subiu na primeira trave e desviou. A bola entraria, mas o goleiro alvinegro se esticou e salvou com um tapa rente ao chão.

O time melhorou, mas parte da torcida cruz-maltina se incomodou com os erros de Marcio Careca. Ele passou a receber vaias a cada toque na bola. Uma linda tabela, com toques de calcanhar e peito de Diego Souza e Alecsandro quase terminou com um gol de Fagner. Porém, o cabeceio saiu fraco e Jefferson segurou.

Logo na sequência, aos 27, o Alvinegro ampliou. Cortês levou a bola para o meio e, de direita, encontrou Herrera livre nas costas de Anderson Martins. O argentino chutou e Fernando Prass espalmou. No rebote, Loco Abreu bateu rasteiro e fez o segundo. A torcida celebrou o uruguaio, mas não se esqueceu de Cortês e gritou o nome do lateral também. Pressionado por causa da irregularidade da equipe, Caio Júnior comemorou com raiva, cerrando os punhos e olhando para a torcida.

O resultado supunha total superioridade, mas o Vasco também teve lampejos. Só que faltava quem definisse as jogadas com precisão. Depois de Alecsandro chutar em cima da zaga dentro da grande área, a torcida pediu a entrada de Elton.

Mas seria justo também pedir por zagueiros. Se levou a melhor sobre Neymar e Lucas, Dedé não pode se gabar de bom desempenho contra Abreu. Sem empecilhos defensivos do rival, o Botafogo fez o terceiro antes do fim do primeiro tempo. Lucas recebeu bom passe de Felipe Menezes e cruzou. Prass espalmou mal e Elkeson serviu Abreu de cabeça. Ele chutou de primeira no canto direito e fez o terceiro. O uruguaio se igualou a Herrera e Lucio Flavio como maior artilheiro da história do Engenhão, inaugurado em 2007. Cada um marcou 23 vezes.

O resultado desastroso do primeiro tempo fez Ricardo Gomes trocar Marcio Careca por Juninho. Jumar foi improvisado na lateral esquerda. A torcida festejou a entrada de Juninho com a música relembrando o “gol monumental” de 1998. Nem parecia que o placar apontava 3 a 0 para o adversário.

Abreu quase fez o quarto. Ele levou a melhor sobre Dedé e cabeceou no alto. Prass teve de se desdobrar para salvar. Com atuação infernal na esquerda, Cortês foi ao fundo e cruzou à meia-altura. A bola passou pela pequena área e Loco Abreu completou no travessão.

A atuação confusa do Vasco foi pontuada pela expulsão de Diego Souza. Craque da última rodada, o meia jogou mal e saiu de campo batendo boca com o árbitro Marcelo de Lima Henrique.

Foi a senha para os botafoguenses gritarem “olé” e aplaudirem de pé a substituição de Cortês. A partida entrou em marcha lenta, mas não a ponto de impedir outra intervenção linda de Jefferson após chute de Julinho da entrada da pequena área. Os vascaínos deixaram as arquibancadas cabisbaixos e ouvindo ao fundo o deboche dos alvinegros.

Muitos nem viram o quarto. Aos 46, Renato, que teve ótimo desempenho, rolou para Herrera acertar o canto direito e encerrar a festa do Botafogo.

GALERIA

Torcida no Engenhão
Torcida no Engenhão
Torcida no Engenhão
Torcida no Engenhão
Alecsandro e Zagallo
Alecsandro e Zagallo
Diego Souza
Diego Souza
Alecsandro
Alecsandro
Alecsandro
Alecsandro
Fagner
Fagner
Anderson Martins
Anderson Martins
Alecsandro
Alecsandro
Eder Luis
Eder Luis
Diego Souza
Diego Souza
Alecsandro
Alecsandro
Diego Souza
Diego Souza
Alecsandro
Alecsandro
Anderson Martins
Anderson Martins
Marcio Careca
Marcio Careca
Dedé
Dedé
Diego Souza
Diego Souza
Marcio Careca
Marcio Careca
Diego Souza
Diego Souza
Diego Souza
Diego Souza
Diego Souza
Diego Souza
Romulo
Romulo
Jumar
Jumar
Diego Souza
Diego Souza
Diego Souza
Diego Souza
Felipe
Felipe

VÍDEO

FICHA TÉCNICA

BOTAFOGO 4X0 VASCO

Local: Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)

Público: presente 26.283 / pagante 21.238
Renda: R$ 605.680,00

Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ)

Cartões amarelos: Cortês, Elkeson (BOT); Dedé, Jumar, Felipe, Diego Souza (VAS)

Cartão vermelho: Diego Souza, 20'/2ºT (VAS)

Gols: Antônio Carlos, 10'/1ºT, Abreu, 27'/1ºT, Abreu, 40'/1ºT, Herrera, 46'/2ºT

BOTAFOGO: Jefferson, Lucas, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Cortês (Márcio Azevedo, 23'/2ºT); Marcelo Mattos, Renato, Felipe Menezes (Lucas Zen, 35'/2ºT) e Elkeson (Cidinho, 30'/2ºT); Herrera e Abreu. Técnico: Caio Junior.

VASCO: Fernando Prass, Fagner, Dedé, Anderson Martins e Márcio Careca (Juninho, intervalo); Jumar, Rômulo, Felipe (Leandro, 31'/2ºT) e Diego Souza; Eder Luis (Julinho, 16'/2ºT) e Alecsandro. Técnico: Ricardo Gomes.

TROFÉU NETVASCO 2011

Dê suas notas agora!

Col.JogadorMédiaCol. no anoMédia no ano
Fernando Prass6.23247.1046
Dedé5.20247.6457
Anderson Martins4.81197.2586
Juninho4.6482*7.5675
Felipe4.17716.9368
Fagner4.127312º6.1511
Jumar3.893311º6.2117
Romulo3.758114º6.0997
Julinho3.6466*6.0689
10ºEder Luis2.77556.5026
11ºDiego Souza2.61346.3931
12ºLeandro2.461218º5.3506
13ºAlecsandro1.926515º5.9406
14ºMárcio Careca1.486219º5.2778
* = não classificado (menos de 10 jogos) | Total de votos: 1265 | Ranking 2011


Fonte: GloboEsporte.com (texto, vídeo), O Globo online (fotos, ficha), Blog Fim de Jogo (fotos), Site oficial do Vasco (fotos), Fotocom (fotos)