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Veja entrevista de Leonardo Gonçalves a foristas do 'O Vasco É Meu'


Sexta-feira, 29/07/2011 - 10:01

Confira entrevista de Leonardo Gonçalves para os participantes do forum “O Vasco é meu !”

Quais são os planos do candidato para sanear as finanças do Vasco, sem comprometer a sua competitividade, tornando-o capaz de conquistar ti­tulos compativeis com a sua tradição?

Resp: De imediato, faz-se necessária uma ação integrada entre os setores jurídico, financeiro e marketing. No jurídico, renegociaremos o acordo do TRT que estamos acompanhando de perto e ajudando inclusive a atual gestão com informações sem dar publicidade a isso. No financeiro, negociaremos com os credores para alongar algumas dividas com o objetivo de melhorar o fluxo financeiro e no marketing, lançaremos o Censo Vascaíno para conhecer o perfil da torcida Vascaina e os seus anseios.

Já pensando a longo prazo, criaremos também a Vice-Presidencia de Planejamento, Orçamento e Gestão. Nas atribuições dessa área, estão o planejamento geral da administração, o planejamento de investimentos, o controle do orçamento, a análise de viabilidade de projetos e contratações, a liberação de recursos para investimentos e o planejamento de custeio do clube. Esta atuará de forma muito integrada com a vice-presidência de finanças e terá a responsabilidade de desenvolver os planos plurianuais, ou seja, terá a obrigação de pensar o Vasco a médio e longo prazos.

Uma das metas dessa Vice-Presidencia será disponibilizar o maior recurso financeiro possível para o Futebol, sem que isso prejudique a política de saneamento das dividas.

Teria o candidato algum plano para cortar gastos com custeio?

Resp: Visando à otimização das rotinas dos departamentos de futebol e demais esportes e das rotinas administrativas será necessária a implantação de processos de sistematização de compras e contratação de serviços. O desperdício de recursos alocados em contratos com prestadores de serviços e em compras de materiais, suprimentos, alimentação, etc., utilizados nas atividades do clube só serão evitados com a adoção de rotinas que garantam o rígido controle de todo o processo de aquisições e contratações, desde a avaliação de necessidades e efetivação dos pedidos de compra ou contratação, passando pela análise de tomada de preços e a realização da compra até a autorização e destinação para pagamento. O compromisso com políticas responsáveis e disciplinadas na condução das rotinas e a modernização da estrutura administrativa do clube serão essenciais para o sucesso no controle e cortes dos gastos.

Quais seriam as prioridades a serem enfrentadas no 1º ano de mandato?

Resp: Revitalizar o programa de captação e manutenção de sócios e criar uma política de saneamento financeira que através dos balanços, percebe-se claramente que não está sendo feita. Esses são os problemas maiores que eu vejo no clube que se resolvidos facilitarão a solução dos demais problemas.

Gostarí­amos que o candidato apresentasse os seus planos para a modernização administrativa do clube, abordando o enxugamento da folha salarial e os critérios para a admissão de novos funcionários.

Resp: A tecnologia será o pilar mestre no processo de modernização, servindo de base para dar suporte as demais áreas do clube principalmente o RH. A atual estrutura de administração de RH do clube é arcaica e permite várias distorções. Esse problema já foi inclusive tema de nota oficial da Cruzada Vascaína em setembro de 2009 (http://wordpress.cruzadavascaina.com.br/2009/09/nota-oficialatraso-no-salario-dos-funcionarios/) e nada foi feito de significativo. Para a correção desse problema, a Cruzada propõe a aplicação de práticas modernas de gestão de RH.

É necessário o desenvolvimento de um plano de cargos e salários adequado à realidade do clube, um levantamento das capacidades do corpo funcional atual, a identificação dos gaps de conhecimento necessário e a elaboração de um plano de capacitação.

Todas as áreas do clube, incluindo o futebol profissional, devem ser apoiadas pela área de gestão de colaboradores. Os princípios de provisão, aplicação, desenvolvimento, manutenção e monitoramento de recursos humanos devem ser comuns a todas as áreas. Defendemos que os processos de recrutamento e seleção, definição e integração de cargos, capacitação, grade de remuneração, benefícios e relações trabalhistas sejam utilizados não só na esfera administrativa, mas também na esportiva. Pretendemos implementar a experiência bem-sucedida do Barcelona em utilizar ferramentas de RH para recrutamento, seleção e remuneração de comissão técnica e jogadores, como requisitos para contratação, grade de salários e principalmente remuneração variável.

O candidato tem algum projeto de reforma do estatuto? Em caso afirmativo, que pontos merecem revisão?

Resp: Esse é um dos assuntos chaves para o Vasco tanto é que colocamos o plano de reforma do estatuto faz parte da área de Governança em nosso plano de Governo. É incrível como anos se passaram e nenhuma administração se preocupou com a modernização da carta magna do nosso clube. Além disso, fomos o único grupo político que se dignou a se debruçar em cima desse assunto e redigimos um belo trabalho sob a condução de dois excelentes advogados – Dr. Renato Brito Neto e Dr. Jorge Lila. Nem a Comissão criada pela atual diretoria para reformar o estatuto produziu algo. Em meados de 2010 apresentamos essa proposta para os Presidentes da Comissão de Reforma do Estatuto que o clube montou e do conselho Deliberativo do clube. Sugerimos dentre outras coisas, mudanças no intuito de adequa-lo ao Código Civil, criação de um Código de Etica, responsabilização dos gestores por má gestão administrativa e a implantação do Ficha Limpa. A proposta completa encontra-se disponível para download em nosso site através do link http://cruzadavascaina.com.br/2010/07/projeto-de-reforma-do-estatuto-do-crvg/

Qual a opinião do candidato, o número ideal de vice-presidências e diretorias para que o clube funcione com eficiência?

Resp: Não acredito que exista uma receita de bolo que determine esse numero. O importante é que independente do numero de vice-presidencias e diretorias, elas atendam a todos os pontos que colocamos no nosso plano de governo (http://cruzadavascaina.com.br/2011/03/cruzada-vascaina-lanca-seu-plano-de-governo/)

Qual seria a posição do candidato quanto a uma eventual proposta de transformação do clube em empresa?

Resp: Totalmente contrária. O clube não precisa ser, nem deve ser transformado em empresa para ser bem gerido. Uma administração que adote os melhores princípios de Governança que são liderança, integridade, compromisso, responsabilidade, integração e transparência terá sucesso sem sombra de duvidas. É nessa linha que iremos seguir e que defenderemos que o Vasco siga.

Considerando que eleições no meio da temporada sempre prejudicam o futebol do clube, em caso de derrota da situação, estaria o candidato disposto a assumir o compromisso de reduzir o seu mandato a dois anos e meio, fazendo com que as próximas eleições ocorram no final de 2013, e que as coisas voltem definitivamente ao normal no Vasco?

Resp: Sem duvida. Esse foi um compromisso que eu já assumi com os Vascaínos no inicio da campanha e está mantido. Inclusive proponho que todos os candidatos assinem um termo nesse sentido antes do pleito do próximo dia 2 de agosto.

Como o candidato se posiciona a respeito da implementação de eleições diretas no Vasco?

Resp: Esse é outro compromisso assumido. Lutarei por eleições diretas no Vasco. Inclusive, já disse e repito que caso nossa chapa chegue em segundo, não concorrei na eleição dentro do Conselho Deliberativo para presidente. Essa atitude não é nenhum protesto ou desrespeito aos Vascaínos. Gostaria que essa atitude simbolizasse nosso compromisso com os eleitores Vascaínos para que o escolhido por eles seja o presidente do clube.

O candidato planeja implementar a votação via internet , facilitando, assim, o voto dos associados que residem em outros estados da federação? Em caso afirmativo, como faria para garantir a lisura do processo eleitoral?

Resp: Nesse momento, não vejo como isso possa ser colocado em prática. No entanto, um dos projetos da Cruzada é o da Casa do Vascaíno que seria a expansão do Vasco para que houvesse pontos de apoios a Vascaínos no Brasil todo e posteriormente em algumas cidades do mundo. Nesses pontos, entendo que seja possivel criarmos zonas eleitorais e permitir que o associado vote ali. De qualquer forma, penso ser difícil a implementação disso logo no primeiro mandato da Cruzada, ou seja, num prazo de 3 anos.

Como o candidato pretende dar transparência aos seus atos administrativos perante o quadro social e como será sua relação com o Conselho Fiscal?

Resp: Isto não é somente um compromisso, é uma necessidade e será parte integrante do processo de Inovação . A Tecnologia através da Internet terá papel fundamental com o objetivo de desenvolver cada vez mais canais institucionais para se relacionar com a torcida e o sócio, esteja ele onde estiver.Haverá também um resumo das principais ações de cada vice-presidencia nas quais deverá haver necessariamente a interação com os poderes do clube. Sobre o conselho fiscal, penso que o papel desse orgão deva ser ampliado. Além de suas atribuições estatutárias, o Conselho Fiscal, dada sua especialização, deve atuar também como um órgão consultivo, agindo proativamente, com sugestões e recomendações geradas a partir de suas avaliações de contas mensais, minimizando potenciais impasses nos momentos de elaboração de parecer, como ocorre atualmente. Nossa administração vai trabalhar em efetiva parceria com o Conselho Fiscal, mas sem descaracterizar sua independência

Quanto ao quadro social, o candidato pretende que o clube assuma diretamente a administração do programa de associação ou pretende mantê-la terceirizada, total ou parcialmente?

Resp: Independe de terceirizado ou não, existem dois pontos importantes sobre os quais não abriremos mao. A receita vinda dos sócios terá que obrigatoriamente entrar diretamente no clube e o Vasco pagará o fornecedor, caso a opção seja pela continuidade da terceirização. O outro ponto é que o cadastro dos sócios fique de posse do Vasco.

Como pretende o candidato ampliar o quadro social?

Resp: Enquanto as administrações do clube não valorizarem seus sócios e sua torcida, não há perspectiva de reerguimento. Ela é o maior propagador da identidade e dos valores do Vasco, e representa seu maior ativo. Os sócios serão tratados pela área de Expansão que é a área estratégica que concentra as ações para manutenção e ampliação dos sócios e torcedores. Inicialmente as propostas da Cruzada Vascaína se concentram na quantificação e qualificação da base de torcedores e no desenvolvimento de iniciativas para captação de novos vascaínos.

Atualmente, no que diz respeito às receitas das partidas, essa é uma das fontes de renda do Vasco que está sendo mais mal administrada. Temos como meta criar e disponibilizar o conceito de pacotes de ingressos por campeonato para os sócios e também para os torcedores, com promoções diversas envolvendo exclusivamente produtos do clube e possibilidade de pagamento por meios variados. Para os sócios e torcedores, existirá o benefício de garantir a aquisição com preços infinitamente menores do que os atuais e com deságio, caso seja adquirido em sua totalidade, e para o clube aumentar e antecipar a receita, obtendo a previsibilidade a partir do devido controle, e aumentar o número de sócios. Mais importante que os benefícios financeiros do pacote de ingressos, temos de citar a fidelização do torcedor, a possibilidade do aumento e da adequação da base de dados para obter informações, proporcionando promoções adicionais aos sócios, a redução ou eliminação de custos de terceiros no processo, além da redução de filas e tempo de espera de sócios e torcedores.Temos a expectativa real de aquisição dos ingressos para o sócio com preços alcançando a quinta parte do valor de face do ingresso atual. Seguem alguns pontos de atenção que implementaremos:  Sócios de fora do estado que vierem assistir jogos no Rio de Janeiro poderão agendar previamente transporte de van para o translado entre terminais – rodoviária, aeroporto – de forma gratuita, bastando apresentar a carteira de sócio do clube e um documento de identidade oficial (menores devidamente acompanhado de pais ou responsáveis).  Garantia de preço de ingresso mais barato do que o ingresso de meia-entrada para quaisquer setores do estádio, mesmo quando o Vasco mandar jogos em outro estádio (como Maracanã e Engenhão).  Descontos garantidos para as lojas ou franquias oficiais do Vasco para compra de produtos oficiais do clube ou mesmo os licenciados.  Preços reduzidos para quem quiser assinar publicações do Vasco, como a revista oficial do clube.  Parceria para os sócios poderem adquirir pacotes para seguir o Vasco em partidas fora de casa nas competições nacionais ou internacionais, através de parceria com agências de turismo parceiras do clube;  Retomada do parcelamento (6, 12, 18, 14, 30 e 36 meses) da associação ao clube como Sócio Proprietário, onde o aspirante permanece como sócio da categoria Torcedor Vascaíno (sócio-torcedor ou, para os de fora do estado, a atual categoria “Vascaíno de Norte a Sul”) e, após a quitação do título, o envio do diploma de sócio proprietário e a carteirinha de sócio proprietário. Também acompanhará uma carta de agradecimento e congratulação pela escolha, que inclui os direitos e deveres do sócio, e informações detalhadas do programa.  Criação de camisa, a ser enviada para todos os sócios, em lotes organizados,exibindo sua associação com o clube;  Manutenção do dia de exclusividade do sócio para compra de ingressos (seja por Internet ou presencialmente em postos de venda autorizados);  Agilidade, segurança e conforto maiores quanto à aquisição de ingressos dos sócios. Filas exclusivas, mais atendentes, obediência ao Estatuto do Idoso,priorizando o seu atendimento e, ainda, priorização do atendimento para pessoas com crianças de colo, gestantes, e pessoas com necessidades especiais. Monitores na fila com alçada para resolver problemas de autorização para compra de ingressos para quem estiver sem carteirinha de sócio ou estiver com carteirinha antiga ou vencida.  Horário diferenciado de funcionamento da central do programa de sócios desde dois dias antes de dias de jogo.  Disponibilização online do extrato do sócio, relacionando cada contribuição efetuada e mostrando os três próximos compromissos.  Possibilidade de cobrança de anuidade com desconto em vez de mensalidade.

De que forma pretende o candidato mobilizar os associados para participarem mais efetivamente da administração do clube, contribuindo, assim, para o seu engrandecimento?

Resp: Pretendo mobilizar não só os associados como também toda a torcida Vascaína para que participem cada vez mais da vida do clube. Para isso, é importante conhece-los bem.

Explorar o conhecimento é imprescindível para a realização do marketing de relacionamento. Diante dessa preocupação, a Cruzada Vascaína, mesmo antes de assumir a gestão do clube, lançou em seu site uma experiência, a campanha “A Cruzada quer conhecer você!” com o único objetivo de conhecer o comportamento do Vascaíno e poder com isso projetar sua linha de ação para aproximar a torcida do clube quando iniciasse sua gestão. Com base nesse ensaio, desenvolvemos o projeto Censo Vascaíno, já citado, para conhecer a torcida e os sócios, incluindo seu perfil de consumo.

Esse projeto será uma campanha totalmente inovadora dentro do futebol brasileiro e ajudará o Departamento de Marketing do clube a realizar futuras ações de relacionamento com o Vascaíno. Além disso, será uma fonte de conhecimento e parâmetros para que nosso Departamento de Marketing negocie com parceiros do clube. Que incentivos o candidato pretende oferecer para aumentar a adesão ao quadro social de Vascaí­nos de outros estados da federação?

Resp: Para aumentar a adesão de Vascaínos, é imprescindível compensar a distancia física que esse sócio se encontra do clube. Hoje, o melhor caminho para isso é internet. E nesse ponto, estamos mais uma vez muito atrasados pois o nosso site é uma piada em termos de interatividade. Precisamos avançar muito nesse aspecto a ponto do site exibir os treinos por ali, entrevistas exclusivas e outros atrativos para que os sócios vivam mais a atmosfera do clube. Uma outra ideia que surgiu baseado inclusive nos contatos que fizemos com os Vascaínos durante a campanha é permitir que sócios de fora do estado que vierem assistir jogos no Rio de Janeiro possam agendar previamente transporte de van para o translado entre terminais – rodoviária, aeroporto – de forma gratuita, bastando apresentar a carteira de sócio do clube e um documento de identidade oficial (menores devidamente acompanhado de pais ou responsáveis).

“O Vasco, hoje, possui parcerias e patrocínios que rendem ao clube valores nunca antes alcançados.” O candidato concorda ou discorda dessa afirmação? Como pretende o candidato incrementar as receitas do clube e qual será a sua postura quanto ao cumprimento dos atuais contratos e compromissos?

Resp: Acredito que os valores atuais foram alcançados na época da parceria com o Nations Bank. Uma pena que na ocasião o dinheiro tenha sido desperdiçado em um super valorizado projeto olímpico ao invés de ser utilizado para a construção de um CT e na modernização do nosso estádio o que possibilitaria um aumento de receita futuro. De qualquer forma, não há duvidas que o marketing nessa gestão foi um ponto positivo e um dos setores do clube onde o Vasco mais avançou. Ainda assim, entendemos que é possível evoluir muito mais, o que é natural.

Hoje, a busca por patrocinadores no futebol resume-se a simples venda de espaços publicitários. Há uma profusão de marcas no uniforme da equipe, dificultando,inclusive, a identificação de todos os patrocinadores. Entretanto queremos expandir o conceito do marketing comercial dentro do Vasco .

O conceito que será implementado no Vasco será uma mudança de atuação no mercado brasileiro. Seguindo uma linha já comum na Europa, a captação será por parceiros oficiais para o Vasco. Esse parceiro, que será um por cada segmento, não necessariamente exibirá sua marca externamente.

O Departamento de Marketing do Vasco oferecerá para ele o “MUNDO VASCO”. Uma comunidade formada por mais de 16 milhões de pessoas ávidas por produtos que tenham ligação com o clube ou que simplesmente possam gerar receita para o Vasco. Como exemplo dessa abordagem, vamos usar a rede de postos e distribuidora de combustíveis que hoje já patrocina o clube. Hoje, ela paga apenas por divulgar sua marca em um espaço na camisa do Vasco. O que queremos mostrar é que o Vasco pode oferecer muito mais do que isso. Podemos oferecer um enorme mercado consumidor, independente da marca ser exibida externamente na camisa. Criaremos campanhas internas de divulgação da rede de postos, promoções para torcedores do Vasco, enfim uma serie de ações que incentivem os vascaínos a se fidelizarem com a marca porque irá gerar benefícios ao Vasco. Isso vale para qualquer tipo de empresa,então teremos a montadora oficial do Vascaíno, a rede de hotéis oficial dos vascaínos e por aí vai. A variedade de parceiros em potencial para o Vasco é praticamente incontável. Essa estrutura de marketing possibilitará:  Capitalizar melhor as conquistas alcançadas em todos os esportes.  Transformar simpatizantes em torcedores fiéis, transformar torcedores fiéis em sócios.  Fazer com que o dinheiro investido seja devidamente valorizado, para o parceiro e para o clube.  Construir parcerias que possibilitem ir além do esporte, como por exemplo em empreendimentos e eventos.  Desenvolver projetos e campanhas para apoiar e consolidar todos os objetivos e metas do clube.  Trabalhar a imagem dos atletas do clube; e captar parceiros que viabilizem reforços para o futebol profissional.

Como lidará o candidato com o contrato firmado junto a Rede Globo, isto é, teria o candidato alguma estratégia para obter mais vantagens? Qual seria o caminho para isso?

Resp: Agora que o contrato já foi assinado, o trabalho para modificar esse patamar será muito mais complexo do que durante o período de negociação. Naquele momento, ao meu ver, o Vasco cometeu um erro estratégico. Nunca poderíamos ter nos aliado aos clubes cariocas nessa questão. E o motivo não é questão de rivalidade. Apesar do meu foco estar sempre apontado para defender o melhor para o Vasco, independente de favorecer ou não os demais clubes daqui, vejo como importante que haja um canal de dialogo entre eles porém nunca em relação a esse assunto visto que o interesse deles era conflitante. O Flamengo queria se distanciar da gente e o Fluminense e o Botafogo queriam diminuir a distancia deles pra nós e para o Flamengo. Ali, o caminho natural e correto era se aliar ao São Paulo e ao Palmeiras nessa negociação. Esse posicionamento da Cruzada foi passado ao atual presidente do clube

Com relação a escolha de São Januário como sede da competição de rugby, o que pretende o candidato: rejeitar a indicação sem sequer avaliar o projeto, como defendem alguns associados; rejeitar a indicação apenas se o projeto for considerado insatisfatório; ou buscar uma parceria que possa complementar as deficiências do projeto, ampliando e modernizando o estádio?

Resp: Sem duvida alguma, devemos estudar o projeto de cessão do estádio e torna-lo atraente para o clube caso tenha alguma deficiência. Colocar São Januario como um dos palcos das Olimpiadas deve ser mais um motivo de orgulho para todos os Vascaínos. Sendo assim, precisamos viabilizar isso sem que essa cessão traga prejuízos. Esse posicionamento foi deixado de forma clara em nota oficial (http://cruzadavascaina.com.br/2010/10/nota-oficial-modernizacao-de-sao-januario/) que a Cruzada soltou na época que o assunto foi discutido pelo Conselho Deliberativo.

É importante que a gestão do Vasco aproveite o fato de sediar uma competição olímpica e o fato de o prefeito e o governador serem vascaínos para que sejam feitas obras relevantes no entorno de São Januário como um acesso direto para a Avenida Brasil e um terminal rodoviário próximo ao estádio. É nisso que nós da Cruzada Vascaína iremos focar junto ao COB, Prefeitura e Governo do Estado.

Em relação aos CTs da base e do time principal e a ampliação do Estádio Vasco da Gama, que propostas tem o candidato? O que seria viável concretizar ainda no próximo mandato e quanto tempo seria necessário para tanto?

Resp: É inadmissível o Vasco não ter um local específico para treinamento, com suporte para toda proposta de treinamento, alimentação e descanso. Sendo assim, de imediato, deve ser alugado, ou obtido através de cessão, um local para utilização dos treinos da equipe profissional que possa servir temporariamente como Centro de Treinamento para a equipe profissional. O complexo de São Januário seria uma boa opção, por possuir uma estrutura muito boa; no entanto, há limites para utilização do gramado, já que este é utilizado nos jogos da equipe. Em paralelo, estaremos com uma parte da diretoria empenhada em conseguir solução definitiva. Essa solução já vem negociada pela Cruzada em conversa com a prefeitura de alguns municípios para que seja cedida com esse fim. A receita para a construção viria dos sócios e de parcerias com empresas da iniciativa privada.

Já em relação a questão da modernização do complexo de São Januário, que é uma das prioridades da Cruzada Vascaína em sua administração, porém terá que ser viabilizado de outra forma.

Como o Vasco hoje atravessa uma grave crise financeira, para concretizar esse plano de reforma há a necessidade de se obter algum empréstimo ou então desenvolver parcerias para realizar a obra em troca da exploração do estádio por um período determinado.

A primeira alternativa foi desconsiderada por dois motivos. Um é que aumentaria ainda mais o passivo do clube e outro é que uma instituição que emprestasse um montante como esse, certamente exigiria bens em garantia e o Vasco já tem praticamente todo o seu patrimônio empenhado por causa das inúmeras dividas. Sendo assim, optamos por seguir o caminho da segunda alternativa. Para isso, estamos negociando uma parceria entre uma grande construtora brasileira que será a responsável pela obra, uma administradora americana de arenas que ficaria com a missão de trazer eventos para São Januário, de modo que o investimento feito pela construtora possa ser pago e o complexo de São Januário se torne lucrativo, o que não acontecerá caso se realizem apenas jogos do nosso clube ali. O objetivo dessa reforma é ampliar a capacidade do estádio, com a provável construção de um segundo andar e fechamento do anel, além de um shopping center com praça de alimentação no estádio. Além disso, há a possibilidade de se construir andares de estacionamento para atender aqueles que forem de carro aos eventos e ao shopping. Neste momento, infelizmente ainda não podemos divulgar o nome das empresas que a Cruzada Vascaína vem mantendo contato, porém, tão logo esses parceiros autorizem a divulgação, faremos isso. O candidato tem algum projeto para o Parque Aquático do Complexo de São Januário? E quanto às demais áreas do Complexo?

Resp: Enquanto a situação do clube não estiver equacionada, faremos apenas a manutenção do clube de forma a permitir que os atletas da natação treinem em condições adequadas e o parque aquático tenha condições de receber competições regionais. A longo prazo, a ideia é torná-lo novamente capaz de sediar competições a nível nacional e mundial.

O que pretende o candidato fazer para que os associados voltem a frequentar as sedes do clube?

Resp: É fundamental que essas sedes sejam melhor aproveitadas.

Para isso, idealizamos os projetos Ponto de Encontro Vascaíno, Dia Vascaíno e Festival de Jogos Históricos. Além desses projetos, não mediremos esforços para tornar o salão da Sede Náutica o mais democrático possível, principalmente no que tange a opções para a realização de festas, pois acreditamos que o Vasco não pode ficar restrito a ninguém. Não é admissível que os torcedores e sócios do clube tenham uma única opção para a organização de festas no salão, pois isso prejudica o Vasco. O clube não será mais prejudicado. Abaixo, segue a descrição de cada um dos projetos citados para que o Vascaíno possa entendê-los melhor. Ponto de Encontro Vascaíno A Cruzada Vascaína se compromete a garantir a permanência da sede do Calabouço e transformá-la em ponto de encontro do Vascaíno. Essa maravilhosa sede do Vasco sempre foi subutilizada. Por outro lado, está localizada em um cartão postal da cidade e em hipótese alguma pode ser desprezada. Sendo assim, a Cruzada Vascaína propõe melhor exploração do bar-restaurante do Calabouço. O estabelecimento que o fizer, ficará responsável pela construção de um bar e um restaurante condizentes com o local, que atenderão sócios e não sócios. O clube, através de seu programa de sócios, irá incentivar o torcedor a comparecer ao Calabouço, principalmente em dias de jogos, semeando a confraternização entre vascaínos. O local também é perfeito para a comemoração de títulos, que hoje estão escassos, mas que certamente voltarão a acontecer. O torcedor do Vasco já tem um lugar perfeito para comemorar seus títulos, basta aproveitá-lo. Outra medida para aumentar a participação do sócio na sede do Calabouço é a criação de um sistema de transporte em dias de jogos. Os ônibus sairão do Calabouço diretamente para São Januário. Ao fim do jogo, os ônibus voltarão ao Calabouço. Tal medida facilitará o acesso de sócios vascaínos de inúmeros bairros do Rio de Janeiro, bem como de torcedores de outros estados que chegarem via aeroporto Santos Dumont. Ao ativar a sede do Calabouço, o Vasco ganha mais uma oportunidade não só de ampliar suas finanças, mas também de criar uma referência para sócios e torcedores. Dia Vascaíno O Dia Vascaíno é voltado para os torcedores de fora da cidade que gostariam de viver a experiência de assistir a um jogo do Vasco no Rio. Através de uma parceria com uma agência de viagem, o Vascaíno comprará um pacote no qual estará incluído almoço na sede do Calabouço, visita a Sede náutica, translado de ida e volta para o estádio e ingresso para o jogo. Tudo em um clima de amizade, natural do Vascaíno. Viver a experiência Vasco solidifica o espírito Vascaíno. Festival de Jogos Históricos A idéia do Festival de Jogos Históricos é, mensalmente, reunir sócios e torcedores na Sede Náutica ou do Calabouço para assistir um jogo histórico do Vasco. Após cada jogo haverá uma mesa redonda envolvendo os presentes e serão convidadas personalidades envolvidas naquela partida.

O que o candidato pensa da possibilidade de utilização dos CTs como colônias de férias para os associados em períodos ociosos?

Resp: Entendo que as colônias de férias são importantes para fazer com que o Vascaíno mirim respire mais a atmosfera do nosso clube. Ações direcionadas a esse publico serão uma meta para as vice-presidencias social e de marketing. Falando especificamente em relação a essa, vou direcionar primeiro as forças em construir o CT. Uma vez que ele esteja em operação, prometo pensar com carinho nessa ideia.

Na opinião do candidato, qual seria a viabilidade de criação de um tour guiado pelo Complexo de São Januário, para que os visitantes conheçam a nossa historia e patrimônio?

Resp: Total, porém antes é necessário que se coloque alguns atrativos e melhore as condições do estádio como os banheiros para que os visitantes possam usar. Um de nossos projetos é a construção de um museu com atrações interativas contando a história de glórias do nosso Vasco.

Qual a opinião do candidato a respeito da atuação do Departamento Jurí­dico do clube e que planos tem para ele?

Resp: Hoje enxergo como um dos pontos fracos do Vasco, justamente a área jurídica. Gastamos muito e os resultados obtidos não foram satisfatórios. Tambem não considero ético que o Vasco contrate um escritório onde trabalha a filha do vice-presidente.

Nossos planos para melhorar o desempenho dele é imediatamente conhecer os principais passivos do clube. Após essa fase, serão realizados levantamentos e entrevistas com os advogados e prestadores de serviço, com o objetivo de identificar os principais processos, as demandas externas e internas e as perspectivas de ganho e perda. Após essas informações, o plano de gestão jurídica terá início.

Serão trabalhadas, em princípio, duas linhas básicas de planejamento:

Definição de visão, missão, valores e objetivos corporativos, com base no quadro encontrado, para aplicação das soluções imediatas, levando em consideração a disponibilidade financeira e as condições do mercado. Será um planejamento essencial, a fim de definir o foco de atuação do jurídico.
Com a definição citada e os principais objetivos claramente definidos no planejamento estratégico, a Cruzada Vascaína promoverá o desenvolvimento do plano de gestão, composto de atividades que envolvam o contencioso e o consultivo, tendo como objetivo a prestação de uma assistência jurídica personalizada, de forma segura, eficiente e ágil, estruturada por pessoal altamente qualificado em suas respectivas especialidades.

Principais ações a serem promovidas de imediato no departamento jurídico:

Levantamento dos processos judiciais e administrativos em curso.
Estudo jurisprudencial para identificar as chances de êxito das ações.
Análise dos serviços de contencioso e de consultoria.
Elaboração de normas para terceirização e remodelagem do setor.
Planejamento interno de regulamentação do departamento.
Criação de procedimentos de rotina, seleção e contratação de pessoal.
Negociação, incentivo ao desligamento e fórmulas de descentralização dos serviços.
Reformulação de critérios de honorários, com licitação para contratação de novos escritórios ou manutenção dos já existentes, desde que submetidos a novos contratos de prestação de serviços.
Aquisição de softwares de controle e gestão de processos.
Fiscalização de ações sob responsabilidade dos escritórios terceirizados.
Implantação de uma estrutura jurídica mais adequada às necessidades do clube.
Profissionalização e fortalecimento do jurídico interno, a fim de proporcionar segurança jurídica e reduzir os custos operacionais, com a adoção de ferramentas de gestão empresarial. O departamento jurídico passará a auxiliar e sustentar os novos negócios da instituição.
Implantação de sistema customizado que possibilite armazenar e gerar informações estratégicas para o desempenho do clube. A gestão será controlada via sistema de software, para o controle de processos, contratos, consultas, pareceres e assuntos corporativos relevantes.
Criação de um histórico evolutivo das relações contratuais, com a habilitação, prevenção e previsão (por parte dos advogados internos) dos custos jurídicos decorrentes das relações de negócio da instituição.
Quanto às questões contenciosas, o departamento jurídico deverá se tornar apto a provisionar, com cada vez mais precisão, os gastos com contencioso cível, trabalhista e tributário, utilizando-se do registro histórico (se existente), e armazená-los em software para aferir o custo com determinados tipos de demandas.
Contratação de advogados que conheçam a realidade do clube e seus problemas, a fim de promover soluções e informações que construam o conhecimento jurídico específico para cada consulta/processo. O departamento jurídico desenvolverá um banco de dados que poderá ser aproveitado por novos advogados que venham a integrá-lo no futuro.
Os benefícios dessa gestão poderão ser percebidos na capacidade de o departamento demonstrar o custo de manutenção de uma equipe interna de advogados de contencioso e consultivo, possibilitando uma avaliação sobre a contratação de advogados internos ou a terceirização de escritórios especializados nas áreas cível, trabalhista e tributária.
O departamento jurídico deverá apresentar propostas e indicadores para aplicação de medidas preventivas, resultando em ganhos de qualidade, eficiência e menor custo. A equipe interna terá uma atuação preventiva, por meio do mapeamento dos principais problemas jurídicos do clube, com o auxílio de software específico, para definir quais as melhores práticas preventivas aplicáveis à determinada área de atuação. Dessa forma, o departamento jurídico irá gerar informações estratégicas para sua própria atuação e para as tomadas de decisões de outras áreas do clube.

Outro ponto que daremos atenção especial é em relação ao ato vigente do TRT da 1ª Região. Serão envidados todos os esforços legais no sentido de remodelá-lo e assim viabilizar seu fiel cumprimento até a satisfação de todos os créditos trabalhistas devidos.

Pretende o candidato promover mudanças na estrutura da base do futebol? Em caso afirmativo, quais seriam as principais?

Resp: Quando se fala em categoria de base, uma palavra deve ser bem destacada: FORMAÇÃO. O gerente responsável pelas categorias de base seguirá uma linha em que a paciência tem de ser fator preponderante. O objetivo das categorias de base é formar jogadores aptos a atuar bem no time profissional. Títulos nas categorias de base são secundários. Muitas vezes, vemos clubes priorizarem garotos mais fortes fisicamente em detrimento de outros mais talentosos, porém franzinos. Além disso, na ânsia de revelar jogadores e pelo medo de perder um jogador com a Lei Pelé, vários atletas são promovidos ainda com deficiências técnicas, o que configura um grande erro.

Segundo o jornal Lance, em 2008, quando eu ainda era um dos diretores da categoria de base, éramos o clube que mais promovia jogadores ao profissional, não obstante a possibilidade de ter tido um aproveitamento melhor, tanto em termos quantitativos, quanto qualitativos, visto que muitos atletas eram promovidos de forma inesperada, devido à solicitação do treinador do profissional. Isso acabou prejudicando o fim do processo de formação dos atletas. Ainda assim, estávamos entre os maiores clubes formadores do Brasil. A biomecânica deve ser direcionada para os atletas diferenciados. Esses atletas deverão sempre obedecer a um planejamento específico. Soma-se a isso as filmagens com os programas biomecânicos, que poderão facilitar o processo de ensino-aprendizagem nas correções das deficiências técnicas nos movimentos dos atletas. Assim, dentro de nossa proposta, não cabe continuar chamando nossa categoria de base de Futebol Amador, assim como é comumente denominado na maioria dos clubes brasileiros. O nome adotado será Futebol de Formação, cujo real objetivo da divisão é formar atletas campeões. No futebol de formação, uma das questões mais importantes é a estrutura oferecida aos atletas, comissões técnicas, pais e funcionários. Para que o trabalho possa fluir de forma prazerosa, é de suma importância para o processo ensino-aprendizagem a disponibilidade de campos gramados disponíveis para as categorias. Além disso, com campos para treinamentos específicos em cada posição desempenhada, obtemos um grande diferencial para o aperfeiçoamento da qualidade técnica das equipes. Sendo assim, a solução em curto prazo é fechar parcerias com empresas e/ou prefeituras que disponibilizem campos para o treinamento dos atletas, até que, a médio prazo, venhamos a construir nosso Centro de Treinamento. No Vasco há muitas casas abandonadas, que devem ser reformadas, com o intuito de servir de hotel para concentração dos atletas. A mesma alimentação e o mesmo cuidado adotado na Divisão Profissional serão implantados na Divisão de Formação. A metodologia adotada na Divisão de Formação deverá sempre priorizar a formação dos atletas. Dessa forma, a primeira medida é que a escalação dos atletas não será mais uma decisão apenas do treinador. A escalação e as substituições dos atletas dos times na base serão definidas em conjunto pelo treinador e pelo coordenador técnico, prevalecendo a decisão deste último. O critério principal será manter um equilíbrio no tempo jogado por cada atleta durante a temporada. Essa regra não se aplica aos atletas claramente diferenciados. Para que isso aconteça, será imprescindível conscientizar pais, familiares e empresários dos meninos, a fim de diminuir a pressão externa sobre a comissão técnica. O motivo de tal proposta é reduzir a margem de erro no processo de seleção de talentos, ou seja, quando damos total autonomia ao treinador de formação, trabalhamos seu ego, sua vaidade de sempre vencer, e este acaba não se preocupando apenas com o desenvolvimento dos atletas. É comum cada treinador ter um estilo de jogo diferente, tendo, assim, naturalmente, a preferência por perfis de atletas diferentes. Por isso, é comum atletas se destacarem com certos treinadores e nas categorias seguintes serem dispensados. Em nossa visão, esse não é o processo correto. Não se pode investir em garotos durante dez anos e simplesmente, na equipe de juniores, por exemplo, dispensá-lo. Temos de depurar esse processo para diminuir a margem de erro. Com nossa proposta, criamos uma metodologia de treinamento na qual sabemos exatamente todas as informações do atleta, desde a sua chegada; por exemplo: quantas lesões sofreu na carreira, seu tempo de jogo, o número de cartões, enfim, toda informação necessária para planejar o desenvolvimento do atleta. É de grande importância para o sucesso do projeto que os profissionais que venham a trabalhar na divisão de formação sejam gabaritados, com formação superior, cursos técnicos ou especialização em suas respectivas áreas. O recrutamento de uma equipe extremamente capacitada agrega valores institucionais e proporciona geração de lucros, seja com de venda de atletas ou através de bons resultados na categoria profissional dos atletas formados em casa. Por isso, uma equipe multidisciplinar e interdisciplinar de boa qualidade será de grande importância para alcançarmos nossas metas com mais facilidade. Todos os cargos da equipe serão preenchidos por processos seletivos de recrutamento interno no primeiro momento e, posteriormente, externo, seguindo as premissas de nossos projetos de gestão de colaboradores. Além disso, é notória a importância do futsal na formação do jogador de futebol. Essa modalidade é, sem duvida, a mais importante para se encontrar e selecionar talentos. No entanto, para que o trabalho seja bem-sucedido, é fundamental que esteja totalmente ligado à divisão de Futebol de Formação até a categoria sub13. Dessa forma, é possível coordenar os trabalhos em ambos os esportes, a fim de que não haja sobrecarga no atleta. Além disso, é vital que haja uma comissão técnica específica para coordenar a transição do atleta da quadra para o campo, com o objetivo de acelerar a adaptação à bola, grama e chuteira. Por fim, não há como, no futebol moderno, um clube não se preocupar em processar novas informações, agregar dados, para maximizar o processo de desenvolvimento do atleta. Tudo isso acontece por meio de pesquisas científicas. Os clubes de futebol devem sempre manter centros de pesquisa científica para realmente fazer a diferença. Sendo assim, recriaremos os centros de excelência que o Vasco tinha nas divisões de base até meados de 2008. Uma das qualidades mais importantes em um jogador profissional é o vínculo emocional que ele tem com a instituição, o amor, a dedicação e o sonho de estrear com a camisa do clube. É comum garotos sonharem jogar em clubes europeus; no entanto, precisamos resgatar o amor à camisa do Vasco, que só virá com a educação e a formação adequada ao atleta.

Que planos tem o candidato para os esportes olí­mpicos e demais esportes amadores, em especial o remo, o basquete, o futsal e o futebol de areia?

Resp: A filosofia da abordagem da Cruzada Vascaína para os esportes amadores estará contida em quatro aspectos: social, educativo, de excelência e sustentável. Dadas as condições financeiras do clube não podemos conceber mais atividades em âmbito competitivo que não tenham viabilidade própria. Este é o grande desafio para implantação de novas modalidades, a recuperação das abandonadas e a reinserção definitiva do Vasco no cenário nacional esportivo. Nossa proposta é a criação de um instituto que ficará responsável por captar verbas através da Lei de incentivo ao Esporte.

Teria o candidato algum projeto especí­fico para o basquete, tendo em vista a nossa tradição e tí­tulos nesse esporte?

Resp: O basquete é um esporte que muito nos atraí. Durante esse período de campanha, criamos um grupo de trabalho apenas para discutir o que pode ser feito para melhorar o basquete do clube. Entendemos que o ideal para o Vasco no primeiro momento seria uma parceria com alguma equipe que já disputasse a NBB. Duas possibilidades seriam as equipes de Vitoria e do Vila Velha, uma vez que o numero de Vascaínos no Espirito Santo é altíssimo. Outro ponto importante para o projeto dar certo é que o time tenha algum ícone do basquete, um ídolo que possa aumentar o interesse da torcida nos jogos. Nossa ideia é buscar um ex-jogador da NBA que ainda atue. Muitos deles hoje jogam no Leste Europeu, chamam publico e jogam em nível competitivo.

Quais são os planos do candidato para o rugby?

Resp: Os planos para o rugby estão sendo bem conduzidos pelo VP José Pinto Monteiro até porque não é o foco do clube. A ideia é dar continuidade a parceria com a confederação brasileira de rugby e firmar o Vasco como uma das molas propulsoras desse esporte no Brasil.

Visando à Copa do Mundo de 2014, teria o candidato algum projeto que possa beneficiar o clube e que esteja relacionado a esse evento?

Resp: Temos um projeto em relação ao entorno de São Januário para que a prefeitura e governo do Estado possam construir uma estação de metro e um terminal rodoviário em SJ. Um outro projeto que seria vinculado a modernização do complexo porém relacionado com a iniciativa privada é o da construção de um hotel e um centro comercial ligados ao estádio. Outra ação é propor uma parceria com a Federação Portuguesa de Futebol para que ela utilize que São Januário para treinos durante a Copa.

Quais são os projetos do candidato para a área de responsabilidade social do clube?

Resp: Como todos sabem, além de ícone no futebol brasileiro, o Club de Regatas Vasco da Gama sempre representou um grande papel nas sociedades carioca, brasileira e portuguesa. Fomos o clube que rompeu preconceitos de raça e tratou o negro sem distinção no futebol. Além disso, representamos um elo do Brasil com a pátria-mãe de todos os brasileiros. O futebol é um grande alicerce para formação de cidadãos e o Vasco, como expoente desse setor, deve contribuir para o desenvolvimento de crianças e jovens, como fez em toda a sua trajetória.

Para isso criaremos uma Divisão de Futebol Social que permitirá ao Clube resgatar sua filosofia sobre questões sociais, atrelando a necessidade de encontrar novos talentos. Nossa proposta é implantar, em algumas comunidades carentes no Estado do Rio de Janeiro, uma escolinha de futebol chamada de Garotos da Colina. Tal proposta tem foco e objetivos totalmente distintos dos núcleos oficiais do clube, que visam a mensalidades dos alunos e gerenciamentos independentes. O projeto Garotos da Colina visa dar oportunidade a crianças e adolescentes treinarem na filosofia da instituição Vasco da Gama, oferecendo aos melhores atletas a oportunidade de se transferirem para o Departamento de Formação, e aos melhores alunos, aqueles com melhor rendimento escolar, a transferência para o Colégio Vasco da Gama. O custo para esse projeto é muito baixo, tendo em vista a grande probabilidade de encontrarmos talentos em aproximadamente vinte núcleos comunitários distribuídos em locais estratégicos em todo o Estado do Rio de Janeiro. Além disso, é grande também a possibilidade de rendimentos futuros para o Clube. Cada escolinha terá um número máximo de trinta alunos por turma, com aulas diárias,de acordo com a disponibilidade dos horários das quadras esportivas nas comunidades. O requisito para o aluno-atleta continuar no programa será o bom rendimento escolar. Além disso, por intermédio de parceiros, disponibilizaremos, todo mês, cestas básicas para a família dos alunos. Muitas empresas podem se interessar em patrocinar esse projeto, que será cadastrado na Lei de Incentivo ao Esporte, possibilitando a elas a redução da carga tributária.Assim, planejamos que até os custos com salários dos professores (formados em Educação Física) e dos agentes esportivos (que serão moradores da comunidade) serão custeados por esses parceiros. Em relação ao fornecimento do material esportivo necessário para o projeto, é necessário que a contrato entre o Vasco e a fornecedora de material esportivo do clube seja alterado para contemplar o projeto. A tendência é termos de 880 a 1.200 atletas de comunidades carentes praticando a modalidade futebol/futsal. É importante destacar que atualmente cresce a importância de encontrarmos atletas em seus níveis mais precoces. Assim, cada comunidade terá duas turmas por dia, sendo estas compostas por alunos entre 5 a 8 anos, e outra turma, composta por alunos entre 9 a 13 anos. Os professores terão toda estrutura pronta para direcionar uma metodologia que vise à formação do estudante com foco no desenvolvimento motor. Como prêmio por competência, a cada estudante do projeto que venha a se tornar federado pelo clube, professor e agente comunitário responsáveis pelo núcleo ganharão um bônus financeiro. Além disso, caso o Vasco venda o atleta futuramente,este se compromete a investir 2% do valor obtido na venda dentro da comunidade. O custo mensal para o projeto gira em torno de R$156 mil, entre salários dos profissionais e as cestas básicas. Esse valor pode ser considerado baixo se for levado em conta o potencial de jogadores que podem ser revelados pelo clube. O Colégio Vasco da Gama, fundado em 2004, espaço de ensino e aprendizagem de competências e habilidades para a vida e para o esporte continuará como um projeto estratégico, agora subordinado ao Instituto, com o objetivo de garantir os recursos financeiros necessários para as suas ações. Por meio de um plano de gestão integrada, elaborado de forma colaborativa,implantaremos estratégias de desenvolvimento capaz de despertar os talentos e o compromisso dos participantes e o seu engajamento no fortalecimento da identidade e do sentido de pertencimento ao Vasco. Pretendemos desenvolver a motivação e promover o envolvimento de coordenadores, professores, alunos, famílias e comunidade, formando um grande time de formação de pessoas e de atletas competitivos. Para isso, várias ações serão implantadas simultaneamente, entre elas:  Ajustes legais e normativos necessários.  Avaliação dos espaços físicos atuais e elaboração de plano de adequação compatível com o modelo apresentado.  Construção de metodologia inovadora, com princípios norteadores de forma sistêmica e com processos de monitoramento e avaliação para gerar novas escolas de atletas, no modelo de gestão integrada.  Definição de projeto pedagógico que contemple o desenvolvimento das diferentes competências, habilidades e atitudes propostas, na complementaridade da cidadania com o esporte.  Programa de capacitação continuada, para a coordenação e professores com princípios norteadores no desenvolvimento humano.  Desenvolvimento de educação para valores e educação para os esportes de forma integrada. Tais ações, contarão com equipe técnica especializada que aproveitará as experiências e indicadores, as habilidades presentes e o conhecimento para potencializar e expandir as ações já desenvolvidas e gerar um espaço de liderança, de confiança e de valores de forma sustentável. Os projetos Garotos da Colina e o Colégio Vasco da Gama deverão se tornar grandes referências de projetos sociais no Brasil. Esses projetos estão diretamente associados aos projetos da área de responsabilidade social.

Como pretende o candidato fortalecer a representação do Vasco nas searas administrativa e da “justiça desportiva”? (As aspas se devem ao fato da denominada “justiça desportiva” ter natureza administrativa, não jurisdicional)

Resp: Temos juristas experientes em nossa equipe que saberão como defender o Vasco em todas as esferas. Então, pode ter certeza de que o Vasco será bem representado tanto nas searas jurídicas quanto administrativas.

nas searas administrativa e da “justiça desportiva”? (As aspas se devem ao fato da denominada “justiça desportiva” ter natureza administrativa, não jurisdicional)

Resp: Temos juristas experientes em nossa equipe que saberão como defender o Vasco em todas as esferas. Então, pode ter certeza de que o Vasco será bem representado tanto nas searas jurídicas quanto administrativas.


Fonte: Cruzada Vascaína