Tamanho da letra:
|

Futebol Americano: Vasco estreia no Torneio Touchdown neste sábado


Segunda-feira, 25/07/2011 - 23:03

Fluminense, Botafogo e Vasco estão disputando os campeonatos de duas ligas diferentes de futebol americano, uma modalidade que vem em amplo crescimento no país. Pela Liga Brasileira, o tricolor vai estrear no próximo sábado, dia 30, em Santa Luzia, na Grande Belo Horizonte, contra o time do Minas Locomotiva. Já a estreia do tricolor em casa será no dia 20 de agosto na cidade de Arraial do Cabo, contra a equipe do Storm.

Botafogo e Vasco estão tomando parte da terceira edição do Torneio Touchdown, equivalente ao seu campeonato nacional masculino. O Botafogo Mamutes estreou na competição, logo contra o atual campeão, o Vila Velha Tritões, em Vila Velha. O time carioca acabou derrotado por 39 a 0.

No mesmo torneio, o Vasco Patriotas, segundo colocado em 2010, ano de sua estreia, vai estrear no sábado, dia 30, contra o Curitiba Hurricantes, em Curitiba. O primeiro jogo do Botafogo no Rio será no dia 13 de agosto, com o Tubarões do Cerrado. Já o Vasco fará seu primeiro jogo em casa no dia 27 de agosto, com o Uberlândia Lobos.

No Torneio Touchdown serão 16 times, sendo que quatro deles associados a clubes de futebol da Série A: Vasco Patriotas, Corinthians Steamrollers, Santos Tsunami e Botafogo Mamutes, e ainda o ABC Corsários, Corupá Buffalos, Curitiba Hurricanes, Curitiba Predadores, Jaraguá Breakers, Ponta Grossa Phantoms, Ribeirão Preto Challengers, Sorocaba Eagles, Timbó Rhinos, Tubarões do Cerrado, Uberlândia Lobos, e o atual campeão, o Vila Velha Tritões, estarão concorrendo ao título do Torneio Touchdown III, cuja final será a 10 de dezembro de 2011.

Cada time vai enfrentar cinco adversários diferentes, com as equipes divididas em duas conferências, a Walter Camp (homenagem ao "pai do futebol americano" jogador da Universidade de Yale desde 1876 e criador das formações e sistemas do esporte) e a George Halas ("pai da National Footbal League", o fundador do Chicago Bears, e voz ativa na reunião de 1920, que formou a American Professional Football Association, que se tornou a NFL em 1922).

No caso específico do Rio, o futebol americano começou a crescer nas praias, adaptado ao piso de areia, e com jogadores do masculino e do feminino que não utilizam os kits de segurança típicos da modalidade nos EUA. Mas, no caso do Torneio Touchdown, que é masculino, já há uma clara tentativa de se praticar a modalidade de uma forma muito mais semelhante ao que ocorre nos EUA. Por isso, atletas vêm importando capacetes e todo o equipamento de segurança que são vistos nos estádios americanos. Ainda não existe uma versão feminina do Torneio Touchdown.

No feminino, o Carioca Bowl reúne três times: Vasco, campeão do ano passado, Botafogo e Saquarema. As vascaínas venceram a primeira etapa da edição deste ano, e o Botafogo, a segunda.

Fonte: O Globo online