Tamanho da letra:
|

VASCO PERDE PARA O CRUZEIRO EM SÃO JANUÁRIO: 3 A 0


Quarta-feira, 29/06/2011 - 21:25

Se um torcedor do Botafogo parasse para assistir ao jogo entre Vasco e Cruzeiro, nesta quarta-feira, teria a nítida sensação de estar revendo as atuações de seu time no ano passado. A Raposa, ao melhor estilo Joel Santana, entrou no campo de São Januário fechada na defesa e apostando no contra-ataque. E deu certo. Em lances de contra-golpe, o time celeste venceu por 3 a 0, gols de Leandro Guerreiro, Montillo e Roger (de pênalti). Com o resultado, o Cruzeiro subiu para a décima posição, com nove pontos.

O tão esperado duelo entre Felipe e Montillo quase não foi visto em campo. Apagados, os dois meias pouco faziam na partida. Até que o argentino, em uma linda jogada, deixou sua marca e deu uma demonstração de que ainda pode ser decisivo.

A torcida cruz-maltina, que contou com os reforços de Juninho Pernambucano e Philippe Coutinho, deixou o estádio abatida com a derrota. Com o resultado, o time perdeu a invencibilidade em casa no Brasileirão e caiu para a sexta colocação, com onze pontos. Porém, a equipe deve perder mais algumas posições com o encerramento da rodada.

As duas equipes voltam a campo na próxima quarta-feira. Às 19h30m (horário de Brasília), o Cruzeiro recebe o Grêmio. o jogo será disputado na Arena Jacaré. Um pouco mais tarde, às 21h50m, o Vasco encara o Corinthians, no estádio do Pacaembu.

O JOGO

Vasco e Cruzeiro fizeram um primeiro tempo de dar sono. Se o torcedor tivesse levado um cobertor para São Januário, poderia aproveitar o frio para tirar uma soneca. Não perderia nada. O esquema armado por Joel Santana talvez explique a dificuldade das duas equipes de criarem chances de gol. Jogando muito recuado, o time celeste marcava bem o meio-campo do Vasco. Contudo, Montillo ficou isolado na armação de jogadas e até o atacante Thiago Ribeiro era visto constantemente no meio-campo para buscar a bola.

Dominando o jogo, o Vasco tentava chegar ao gol de Fábio. E, apesar das dificuldades, conseguiu criar algumas chances graças ao bom momento de Eder Luis. O “Chico Bento” da Colina estava inspirado. De seus dribles saíram os únicos lances de registro da primeira etapa. Primeiro, o atacante recebeu na frente, tirou o goleiro e chutou cruzado. O chute passou raspando. Depois, driblou dois, mas teve seu chute travado por Fábio. Já que não conseguia marcar, tentou ajudar os companheiros. Mais uma vez, tirou dois da jogada e tocou para Alecsandro na entrada da área. O centroavante, entretanto, estava com o pé descalibrado e chutou muito mal.

O goleiro Fernando Prass quase poderia ter pedido o cobertor emprestado da torcida. Mero expectador do primeiro tempo, o jogador só tocou na bola em uma oportunidade, quando Wallyson cruzou uma bola na área e ele interceptou. O ritmo lento do jogo parece ter desagradado até o árbitro Arilson Bispo da Anunciação que, além de não dar acréscimo, ainda terminou o primeiro tempo com alguns segundos de antecedência.

Os times voltaram para o segundo tempo com a mesma formação e com a mesma proposta de jogo. O Cruzeiro se fechava atrás e esperava o contra-ataque. O Vasco foi ao ataque apostando em Eder Luis. A diferença é que a tática celeste começou a funcionar. Em um ataque despretensioso, a Raposa perdeu a bola e passou a pressionar os defensores vascaínos. Marcio Careca tocou para Fernando Prass e o goleiro tentou simular o drible em Thiago Ribeiro. Mas o goleiro se enrolou todo e, no susto, jogou a bola para fora. Na cobrança de escanteio, a zaga cruzmaltina, até então impecável, dormiu no ponto e deixou Leandro Guerreiro subir sozinho para abrir o marcador.

O gol não mudou o panorama do jogo. O Vasco seguiu com mais posse de bola, mas agora nem Eder Luis conseguia fazer a diferença. Bem marcado, o atacante até tentou algumas jogadas, mas sem sucesso. A torcida, insatisfeita, passou a pedir a entrada de Elton. Ricardo Gomes atendeu e colocou o atacante no lugar de Alecsandro. Na mesma substituição, Ramon entrou no lugar de Marcio Careca. Mas de nada adiantou.

Vendo que o time ainda tinha dificuldades de furar a retranca celeste, Ricardo Gomes perguntou a Felipe se ele estava bem fisicamente. Com a resposta afirmativa, o técnico não teve dúvida: colocou Leandro no lugar de Eduardo Costa e deixou o time com um só volante. No Cruzeiro, Joel havia escalado Dudu no lugar de Thiago Ribeiro e mandou o atacante cair pelo lado direito, em cima de Marcio Careca.

As mudanças deixaram os últimos minutos de jogo muito mais movimentados do que o resto. Diego Souza, de cabeça, quase empatou. Fábio, com uma defesaça, impediu que a bola entrasse em cima da linha. No lance seguinte, o goleiro fez mais uma defesa, mas saiu reclamando de um toque de mão de Elton. O juiz deu razão ao goleiro e puniu o atacante cruz-maltino. Os jogadores do Vasco reclamaram acintosamente e Leandro e Felipe acabaram recebendo também o cartão amarelo.

A pressão do Vasco crescia, mas a tática do Cruzeiro mais uma vez se mostrou acertada. Em uma contra-ataque, Montillo meteu a bola no meio das pernas de Dedé e bateu bonito para o gol. Golaço do argentino que parece estar recuperando o bom futebol. O meia deixou o gramado para a entrada de Roger. O jogador, teoricamente, não poderia fazer grande coisa. Mas o Vasco estava desorientado em campo e Dedé cometeu um pênalti em Ortigoza. Roger foi escalado para bater e fechou o placar.

GALERIA

Felipe
Felipe
Anderson Martins
Anderson Martins
Diego Souza
Diego Souza
Alecsandro
Alecsandro
Felipe
Felipe
Marcio Careca e Diego Souza
Marcio Careca e Diego Souza
Diego Souza
Diego Souza
Diego Souza
Diego Souza
Felipe
Felipe
Eder Luis
Eder Luis
Eder Luis
Eder Luis
Eder Luis
Eder Luis
Alecsandro
Alecsandro
Fagner
Fagner
Felipe
Felipe
Alecsandro
Alecsandro
Alecsandro
Alecsandro
Alecsandro
Alecsandro
Alecsandro
Alecsandro
Diego Souza
Diego Souza
Diego Souza
Diego Souza
Alecsandro
Alecsandro
Anderson Martins
Anderson Martins
Dedé
Dedé
Diego Souza
Diego Souza
Diego Souza
Diego Souza
Eder Luis
Eder Luis
Eder Luis
Eder Luis
Eduardo Costa
Eduardo Costa
Eduardo Costa
Eduardo Costa
Felipe
Felipe
Marcio Careca
Marcio Careca
Ricardo Gomes
Ricardo Gomes

VÍDEO

FICHA TÉCNICA

VASCO 0 x 3 CRUZEIRO

Estádio: São Januário, Rio de Janeiro (RJ)

Árbitro: Arilson Bispo da Anunciação (BA)
Auxiliares: Alessandro A. Rocha de Matos (BA) e Luiz Carlos Silva Teixeira (BA)

Gols: Leandro Guerreiro, aos nove, Montillo, aos 43, e Roger, aos 46 do segundo tempo.

Cartões: Márcio Careca, Felipe, Elton e Leandro (VAS); Vitor, Thiago Ribeiro, Wallyson (CRU)

VASCO: Fernando Prass, Fagner, Dedé, Anderson Martins e Márcio Careca (Ramon, 26/2ºT); Rômulo, Eduardo Costa (Leandro, 34'/2ºT), Felipe e Diego Souza; Eder Luis e Alecsandro (Elton, 26'/2ºT) - Técnico: Ricardo Gomes

CRUZEIRO: Fábio; Vitor, Gil, Naldo e Diego Renan; Fabrício, Leandro Guerreiro, Marquinhos Paraná e Montillo; Thiago Ribeiro (Dudu, 32'/2ºT) e Wallyson (Ortigoza, 39'/2ºT) - Técnico: Joel Santana

ESTATÍSTICAS

Estatísticas de Vasco 0x3 Cruzeiro
Estatísticas de Vasco 0x3 Cruzeiro
Estatísticas de Vasco 0x3 Cruzeiro
Estatísticas de Vasco 0x3 Cruzeiro
Estatísticas de Vasco 0x3 Cruzeiro
Estatísticas de Vasco 0x3 Cruzeiro

TROFÉU NETVASCO 2011

Dê suas notas agora!

Col.JogadorMédiaCol. no anoMédia no ano
Anderson Martins5.47017.2203
Felipe5.44107.0881
Eder Luis4.94276.5699
Fernando Prass4.59977.0652
Eduardo Costa4.563110º6.2213
Romulo4.397015º5.9869
Fagner4.366314º6.1180
Márcio Careca4.005019º5.5649
Dedé3.69357.6092
10ºDiego Souza3.66616.6036
11ºLeandro3.445218º5.6109
12ºElton3.423613º6.1291
13ºRamon3.187717º5.7809
14ºAlecsandro3.14786.3776
* = não classificado (menos de 10 jogos) | Total de votos: 1204 | Ranking 2011

Fonte: GloboEsporte.com (texto, vídeo), O Globo online (ficha), Site oficial do Vasco (fotos), Fotocom (fotos), IG (estatísticas)