Tamanho da letra:
|

VASCO BATE ATLÉTICO-GO EM GOIÂNIA COM GOL-RELÂMPAGO: 1 A 0


Domingo, 26/06/2011 - 20:28

No reencontro com PC Gusmão, foi o Vasco quem saiu sorrindo. O time foi ao Serra Dourada enfrentar o Atlético-GO e saiu com a vitória por 1 a 0. O autor do gol foi justamente um dos principais personagens na época da demissão do ex-treinador. Felipe fez um golaço e garantiu a importante vitória fora de casa.

A vitória vascaína veio em bom momento, já que nos dois últimos jogos - contra Figueirense e Grêmio - o time havia largado na frente e cedido o empate perto do fim. O cenário quase se repetiu com a pressão exercida pelos donos da casa, mas desta vez o final foi outro. Agora, o Vasco espera ter provado para todos que a ressaca da conquista da Copa do Brasil realmente já faz parte do passado. O objetivo agora é entrar de vez na luta pelo título do Campeonato Brasileiro.

Com o resultado, o Gigante da Colina chegou a 11 pontos e pulou para a quinta posição na tabela de classificação. O Atlético-GO permaneceu com sete pontos e agora aparece em 12º lugar. O líder do Brasileirão é o São Paulo, que soma 15 pontos ganhos.

O Vasco volta a entrar em campo na próxima quarta-feira, às 19h30m, contra o Cruziero, em São Januário. Já o Atlético-GO vai enfrentar o Palmeiras na próxima quinta-feira, às 19h30m, no Canindé.

Antes de a bola rolar, jogadores como Romulo, Dedé, Fernando Prass, Marcio Careca, Eder Luis e Eduardo Costa deixaram o clima de vingança e rivalidade de lado e foram falar com o ex-treinador PC Gusmão. No decorrer da semana muito foi falado sobre o reencontro de PC com o Vasco, já que sua demissão no início do ano após três derrotas consecutivas na Taça Guanabara foi repleta de polêmica e disse me disse.

O JOGO

O Vasco começou a partida em ritmo acelerado. Logo no primeiro avanço, uma jogada que não vinha sendo utilizada nas últimas partidas: o avanço pelas laterais. Primeiro com Fagner, o dono da posição. Segundos depois, na retomada, foi a vez de Anderson Martins aparecer de surpresa e cruzar na linha de fundo. No bate e rebate, a bola sobrou limpa para Felipe chutar colocado e marcar um golaço. Na comemoração, fez a dança do João Sorrisão, personagem criado pelo Esporte Espetacular.

O gol esfriou o ímpeto do Vasco e o time do Atlético tentou igualar as ações. Mas, com uma marcação bem postada tanto na zaga como no meio-campo, o Gigante da Colina conseguia neutralizar os rivais. Perigo mesmo apenas em duas jogadas de bola parada que obrigaram Fernando Prass a realizar duas belíssimas defesas. A primeira em cabeçada do zagueiro Anderson após escanteio e a segunda em cobrança de falta de longe de Bida.

O contra-ataque passou a ser a principal arma do Vasco. E sempre pela direita. Se antes o lado esquerdo era a principal válvula de escape por causa da improvisação de Allan na lateral, com a volta de Fagner, o time passou a utilizar mais o setor. O lateral-direito criou boa jogada e ainda arriscou algumas tabelas com Eder Luis. O mesmo não acontecia pela esquerda. Marcio Careca até se apresentava, mas preferia sempre cruzar da intermediária em vez de ir à linha de fundo.

Outro motivo para o Vasco utilizar os lados foi a atuação apagada de Diego Souza. O camisa 10 estava muito bem marcado e produziu poucas jogadas de perigo. Na única oportunidade que teve, ao receber passe milimétrico de Felipe, Diego Souza se enrolou na hora de driblar o goleiro Marcio e acabou desperdiçando a jogada.

A etapa final começou com os donos da casa com maior posse de bola. Mas, assim como a etapa inicial, isso não se traduziu em perigo. O time comandado por PC Gusmão não mostrou organização tática e tentava na marra furar o bloqueio defensivo do Vasco. Eduardo Costa, que voltou ao time titular neste domingo, foi fundamental na organização da defesa. Os contra-ataques ainda eram a principal arma. Em um deles, Eder Luis arrancou, passou para Felipe cruzar para Diego Souza desperdiçar nova chance.

O marasmo do Vasco foi o sinal para a torcida vascaína, maioria absoluta no Serra Dourada, começar a pedir a entrada de Bernardo. Mas a primeira substituição do técnico Ricardo Gomes foi a entrada de Elton no lugar de Alecsandro, que deixou o campo de maca sentindo dores musculares. Só que quem continuou assustando era o Atlético. Após receber lançamento, Agenor cabeceou na trave. Para amenizar a preocupação da torcida, Bernardo finalmente entrou no lugar de Diego Souza.

A alteração que geralmente incendeia o time do Vasco acabou não tendo o efeito esperado. Bernardo lutou, mas viu Fernando Prass continuar salvando o Vasco. Foram mais duas defesas milagrosas. A pressão dos donos da casa foi justamente em função das mudanças de PC Gusmão. As entradas de Elvis e Juninho deram muito mais mobilidade ao time. Mas não foi o suficiente para conseguir o empate e, mesmo acuado, o Vasco conseguiu se segurar e sair com a vitória.

GALERIA

Felipe
Felipe
Felipe
Felipe
Jogadores comemoram gol de Felipe
Jogadores comemoram gol de Felipe
Felipe
Felipe
Eder Luis
Eder Luis
Romulo
Romulo
Defesa do Vasco
Defesa do Vasco
Diego Souza
Diego Souza
Felipe
Felipe

VÍDEO

FICHA TÉCNICA

ATLÉTICO-GO 0 X 1 VASCO

Local: Serra Dourada (GO)
Data: 26/06/2011
Renda: R$ 323.690,00.
Público: 11.959 pagantes.

Árbitro: Antônio Hora Filho (SE)
Auxiliares: Cleriston Clay Barreto Rios (SE) e Ivaney Alves De Lima (SE)

Gol: Felipe, com um minuto do primeiro tempo.

Cartão amarelo: Marcão (ATG)

Vasco: Fernando Prass, Fagner, Dedé, Anderson Martins e Márcio Careca; Rômulo, Eduardo Costa (Allan 36/2T), Felipe e Diego Souza (Bernardo, 28/2T); Eder Luis e Alecsandro (Elton, 23/2T). Técnico: Ricardo Gomes

Atlético-GO: Márcio; Adriano (Rafael Cruz, 11/2T), Gílson, Anderson e Thiago Feltri; Agenor, Pituca, Bida e Vítor Júnior (Elvis, 32/2T); Marcão (Juninho, 20/2T) e Anselmo. Técnico: PC Gusmão

ESTATÍSTICAS

Estatisticas de Atlético-GO 0x1 Vasco
Estatisticas de Atlético-GO 0x1 Vasco
Estatisticas de Atlético-GO 0x1 Vasco
Estatisticas de Atlético-GO 0x1 Vasco
Estatisticas de Atlético-GO 0x1 Vasco
Estatisticas de Atlético-GO 0x1 Vasco

TROFÉU NETVASCO 2011

Dê suas notas agora!

Col.JogadorMédiaCol. no anoMédia no ano
Fernando Prass9.69037.1377
Anderson Martins8.52207.2828
Felipe8.44657.1491
Dedé7.89477.7491
Eder Luis6.87126.6241
Fagner6.823713º6.2102
Romulo6.687515º6.0437
Eduardo Costa6.599910º6.3085
Márcio Careca5.944519º5.6689
10ºDiego Souza5.70816.7764
11ºBernardo5.70756.9933
12ºAllan5.683516º5.9710
13ºAlecsandro5.53756.5929
14ºElton5.376611º6.2794
* = não classificado (menos de 10 jogos) | Total de votos: 1747 | Ranking 2011


Fonte: GloboEsporte.com (texto, fotos, vídeo), SRZD (ficha), O Globo online (foto), Terra (fotos), UOL (foto), IG (estatísticas)