Tamanho da letra:
|

Já na história do Vasco, Diego Souza e Eder Luis querem mais


Sábado, 11/06/2011 - 13:37

Vasco tenta retomar a rotina, já que neste sábado o time já tem um compromisso importante pelo Campeonato Brasileiro. Às 21h (de Brasília), o time enfrenta o Figueirense pela quarta rodada da competição. O clima ainda é de festa, até porque haverá a entrega de faixas, mas o grupo cruz-maltino garante que não irá parar por aí. Todos estão de olho na briga pelo título brasileiro e na disputa da Libertadores.

Eder Luis e Diego Souza foram duas das peças importantes na Copa do Brasil e escreveram seus nomes na história do clube. O camisa 10 afirmou que, apesar do sentimento de dever cumprido, existe a ambição pelo título Brasileiro. E ele vê o Vasco em igualdade de condições com os principais adversários.

- O Vasco não ganhava um campeonato de expressão há dez anos, e claro que estamos com a sensação de dever cumprido. Mas sabemos da importância do Brasileiro. Teremos mais tranquilidade porque um dos objetivos já foi alcançado, a Libertadores. No Brasileiro todas, as equipes são boas, não acho que alguma vai surpreender. Tem o Santos, que é muito respeitado mas não é imbatível. Estamos em um momento de festa, mas nos próximos jogos a cabeça já estará no lugar. Temos que ficar no pelotão dos quatro e tentar uma arrancada no final.

Eder também está otimista, tanto que seu desejo é renovar o contrato, que vai até o fim deste mês, e ficar no elenco para a disputa das próximas competições.

- Espero estar no Vasco e jogar a Libertadores. Quero ficar junto com este grupo, acho que tem muita coisa para acontecer ainda. Crescemos em um momento bom e temos tudo para fazer um grande Brasileiro. Podemos arriscar mais. Se mantivermos o nível, não ficamos abaixo dos quatro melhores.

Os jogadores comentaram a comemoração cinematográfica da torcida vascaína, que recepcionou o time no aeroporto e seguiu em carreata até São Januário, onde continuou uma grande festa.

- Foi maravilhoso, nós sabíamos da importância de vencer a Copa do Brasil, um título inédito para o Vasco. Imaginava uma festa legal, mas não do jeito que foi. Era um mar de gente nos esperando no aeroporto, e depois caminharam conosco até São Januário. Emocionante - disse Diego Souza.

O que mais impressionou Eder Luis foi a emoção de muitas pessoas que choravam ao ver os jogadores passando.

- Foi diferente. Vimos muita gente chorando. Ficamos felizes de tê-los feito chorar, tenho certeza de que era um choro de alegria. Espero que aconteça muitas vezes ainda.

Para Diego Souza, a taça da Copa do Brasil foi marcante por simbolizar sua volta por cima depois de um 2010 problemático no Atlético-MG.

- A conquista foi maravilhosa para mim. Vivi 2007, 2008 e 2009 fantásticos. Conquistei dois títulos e também um pessoal, o de melhor jogador do Campeonato Brasileiro de 2009. Meu 2010 foi conturbado, e chegar logo no início de 2011, com a camisa do Vasco, disputar uma final de Taça Rio e conquistar a Copa do Brasil para mim foi maravilhoso. Foi um salto muito grande para mim.

Por esperar tanto este título e ter ficado com medo de uma reação do Coritiba, que só precisava de mais um gol para ser campeão, o camisa 10 não conseguiu assistir aos minutos finais do jogo, assim que foi substituído.

- Quando se está em campo, é preciso manter o equilíbrio para ajudar da melhor maneira. No momento que eu saí, não podíamos mais levar gol. Ficar vendo o sofrimento da equipe é muito forte para quem está fora. Quando cheguei no banco, o Felipe já estava sem querer ver o jogo. Fiz o mesmo porque é complicado assistir. Fiquei só rezando para que não acontecesse mais nada. Quando já tinha 47, 48, e o lateral era nosso, aí que eu saí para olhar. O juiz pediu a bola e deu tudo certo.

Para Eder Luis, um dos elementos que dificultaram a vida do Vasco no Couto Pereira foi a ação da torcida do Coxa, que incentivou o time a todo momento.

- Quando fizemos o primeiro gol, achei que a torcida deles ia acalmar um pouco, mas foi aí que eles mais apoiaram. Vi que o jogo ia ser complicado. Foi duro demais, as duas equipes mereciam o título, mas só um pode vencer, e o Vasco foi mais competente. Tentamos fazer de tudo em campo - disse o camisa 7.

O atacante comentou os dias de ansiedade que antecederam o jogo final, já que não tinha jogado a primeira partida por causa de uma lesão e o time sentiu muito a sua falta.

- No jogo (de São Januário), vi que a torcida pediu por mim. Meus companheiros sentiram a minha falta, até o presidente deu declaração sobre isso. Fiquei a semana toda me preparando para não decepcionar.

Diego Souza contou uma história sobre Eder Luis no segundo jogo da semifinal, contra o Avaí, na Ressacada. Na ocasião, o Vasco precisava vencer para avançar.

- Estávamos em uma situação difícil, uma pressão danada no segundo jogo. Aí o Eder desce do ônibus e coloca o boné para trás. Perguntaram o motivo e ele disse que estava de moto naquele dia e se deixasse para frente, caía. Realmente voou e nos ajudou bastante.

Por fim, cada um dos atletas contou qual é a lembrança mais forte da Copa do Brasil. Os dois recordaram de momentos difíceis que o Vasco se superou. Diego Souza citou o jogo contra o Avaí, vencido por 2 a 0 pelo Vasco, que havia empatado em 1 a 1 na Colina.

- Para mim o jogo contra o Avaí foi marcante. A equipe foi muito bem, e, individualmente, também fui bem, fiz um gol importante. Foi um momento maravilhoso.

Eder foi mais atrás no tempo. Ele recordou da segunda fase, quando o Vasco, depois de empatar em 0 a 0 no Frasqueirão, só conseguiu virar perto do fim do jogo em cima do ABC e se classificar (2 a 1).

- Contra o Avaí realmente foi maravilhoso, mas o que ficou mais marcado para mim foi contra o ABC. Foi um jogo muito ruim, o mais difícil.




Fonte: GloboEsporte.com