Tamanho da letra:
|

Futmesa: Taça GB abre Estadual de Equipes Bola 12 Toques neste sábado


Sexta-feira, 10/06/2011 - 08:51

No próximo final de semana o Campeonato Estadual de Equipes – Modalidade Bola 12 Toques terá início com a disputa da Taça Guanabara. O torneio será na AABB – Tijuca e sete clubes participarão.

A Taça Guanabara abrirá o Estadual de 2011. A competição que valerá pelo primeiro turno terá a mesma fórmula da edição da última temporada, mas desta vez sete equipes disputarão o título.

O America, atual campeão carioca, brigará pelo seu quinto título. No ano passado a equipe rubra venceu os dois turnos e com isso venceu o Estadual sem precisar disputar a final. Apesar disto Roberto Rossi, diretor da equipe, não coloca seu time como único favorito:

Das sete equipes que disputam o Estadual todas tem condições de ganhar. Acho que vai ser um dos mais disputados dos últimos anos e o America vai brigar para vencer esse primeiro turno e garantir vaga na final. Não coloco o America como favorito mas entre os favoritos.

O Fluminense conseguiu o vice-campeonato do último Estadual. Com isso repetiu a sua melhor classificação na competição, que foi em 2002. Depois deste belo resultado o diretor tricolor Reynaldo Antunes acha que a equipe poderá brigar por algo maior:

O campeonato ficou bem mais difícil e equilibrado pois todas as equipes conseguirem montar equipes competitivas. Nossa equipe não é diferente e entraremos na competição para ganhá-la.

O Vasco da Gama é o maior campeão do Rio de Janeiro com cinco títulos, sendo quatro consecutivos. Apesar da terceira colocação de 2010 o Gigante da Colina sempre estará na luta pelo título, como garante o capitão cruzmaltino Igor Monteiro:

O Vasco nunca deixou de brigar pelos títulos estaduais por equipes. Em oito campeonatos disputados, vencemos cinco, sendo quatro de forma consecutiva. No ano passado perdemos como também ocorreu em 2004 e 2005. É normal em um campeonato de alto nível vitórias e derrotas e além do que, ninguém vai ganhar sempre.

O Petropolitano vem de uma excelente participação do último campeonato com o quarto lugar obtido. Esse resultado deve-se ao fato do trabalho que a equipe faz com a garotada da serra do nosso estado. Para esta temporada o diretor Luiz Carlos acha que a equipe tem condições de ir melhor ainda, apesar dos problemas que enfrenta:

Estamos trabalhando essa equipe a três anos e ano passado conseguimos o quarto lugar. Nosso objetivo será sempre o primeiro e tecnicamente vejo condições para isso. No entanto temos problemas para reunir todos os jogadores por compromissos profissionais, transporte e ainda no domingo é dia dos namorados. Se conseguirmos manter a quarta colocação já será um bom resultado, porém queremos mais.

O Clube dos 500 também adota a mesma fórmula da equipe serrana. Por não termos maiscampeonatos das categorias juvenis os garotos do clube de Caxias estão ficando experientes e, apesar da última colocação do ano passado, seu técnico Washington Freire acha que eles podem dar muito trabalho neste ano:

Manter o Clube dos 500 e disputar o Estadual já é por si só um título. Quanto à expectativa de sucesso, a mesma é imensa. De nossa parte há respeito por todas as equipes, mas nenhuma delas nos intimida, pois se assim fosse nem estaríamos na competição. Cito como exemplo, o segundo turno do ano passado, em que fomos à luta com apenas três jogadores e demos trabalho. Ainda mais agora, com a molecada querendo jogo, e os mais velhos dando o toque de experiência. E sendo um realista esperançoso, quem sabe aonde iremos?

O Friburguense estreou este ano na modalidade e por isso participa pela primeira vez de um torneio de equipes. Por isso o representante do clube Chirstofer Pereira comenta sobre o que espera do seu clube tanto no individual quanto no equipes:

Na verdade somos bem humildes com relação aos nossos objetivos este ano na 12 toques. No que tange ao individual, esperamos ter os dois atletas da Sênior no Top 10 e todos os nossos atletas adultos no Top 30, pelo menos. Nos campeonatos por equipes gostaríamos muito em não sermos os lanternas, o que será muito difícil.

O Ginástico também jogará pela primeira vez o Estadual, mas já vem pegando experiência com amistosos e chegou até a vencer um torneio no interior de São Paulo. O diretor Rogério Nunes limitou-se a dizer que o clube não é o favorito para a competição.

A Taça Guanabara terá seus jogos divididos em dois dias. No sábado serão realizadas quatro rodadas, enquanto no domingo teremos mais três rodadas para sabermos quem será o campeão do primeiro turno e assegurará uma vaga na final. O torneio iniciará às 9 horas em ambos os dias.

O Futmesa Rio agradece a participação dos clubes que responderam nossas perguntas e deseja boa sorte para todos os participantes.

Fonte: Futmesa Rio