Tamanho da letra:
|

Futebol Americano Feminino: Vascaína Juliana Maras quer massificação


Sábado, 28/05/2011 - 16:32

O 2º Carioca Bowl Feminino – Campeonato Carioca de Futebol Americano de Praia para mulheres começa neste domingo (29 de maio), com a primeira de três etapas. Na praia do Leme, três equipes – o atual campeão Vasco Futebol Americano, o Botafogo Flames e o Saquarema Big Riders – iniciam a disputa pelo título e também pela atenção do público, principalmente de potenciais novas praticantes para o esporte.

Com um time a menos que no ano passado – o Rio Islanders feminino, quarto lugar em 2010, decidiu não disputar desta vez – o campeonato seguirá o formato de circuito, com etapas em Saquarema no dia 25 de junho e em Copacabana no dia 17 de julho. Todos os times se enfrentam uma vez em cada parada. O campeão da etapa recebe 3 pontos, o vice leva 2 e o terceiro colocado, 1. Ao final do circuito, os dois times que somarem mais pontos vão à decisão, no dia 21 de agosto, mesma data da final masculina.

Mais do que movimentar um campeonato reduzido e valorizar a temporada, o formato escolhido é também uma tentativa de chamar a atenção de mais pessoas para a modalidade. O Rio de Janeiro chegou a ter sete equipes femininas pelas suas praias, mas as dificuldades em reunir garotas suficientes para competir e a burocracia para manter um time de esporte amador acabaram com a maioria delas. O apoio de clubes grandes como Botafogo, a partir de 2009, e Vasco, em 2010, trouxe maior visibilidade midiática, porém o número de praticantes cresceu pouco.

Para Fernanda Pessanha, jogadora do Botafogo Flames, o quadro só se reverterá com o surgimento de mais times, e torce para que o campeonato atice a curiosidade e vontade de novas jogadoras. “Precisamos de mais gente com iniciativa, persistência e conhecimento. Precisamos também de meninas sem medo, que não sejam machistas e queiram levar o esporte a sério”, afirma Fernanda, lembrando do preconceito que impede muitas pessoas de tentar o futebol americano: de que é um esporte bruto.

Juliana Maras, destaque do Vasco, concorda que a imagem da modalidade precisa ser melhor trabalhada. Segundo a wide receiver, as mulheres vêm se esforçando para mudar isso. “O que poderia ser feito é uma massificação do esporte, mostrando que é um jogo de estratégia e não de força ou brutalidade. As atletas já fazem isso em suas escolas, faculdades e com suas famílias. Se o time masculino (Vasco Patriotas), que tem mais adeptos, também fizer isso, pode ajudar a trazer novas adeptas”, explica Maras.

A etapa deste domingo no Leme começa às 9h (horário de Brasília), com o clássico entre Botafogo Flames (mandante da etapa) e Vasco F.A. Às 13h, as vascaínas enfrentam o Saquarema Big Riders. Às 16h, acontece o último confronto da etapa, Botafogo x Saquarema.

SERVIÇO

2º Carioca Bowl Feminino – Campeonato Carioca de Futebol Americano de Praia para mulheres

1ª ETAPA
Data: 29 de maio (domingo)
Local: Praia do Leme, Rio de Janeiro
Jogos:
9h – Botafogo Flames x Vasco F.A.
13h – Saquarema Big Riders x Vasco F.A.
16h – Botafogo Flames x Saquarema Big Riders

2ª etapa – 25 de junho – Saquarema
3ª etapa – 17 de julho – Copacabana
FINAL – 21 de agosto (local a definir)


No ano passado, o Vasco de Deny (centro) levou a melhor na final contra o Botafogo Flames


Fonte: Blog da Fefarj