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Clubes que derem mais audiência na TV aberta ganharão mais da Globo


Quinta-feira, 26/05/2011 - 07:24

Corinthians, Flamengo e São Paulo, que estão entre os times que mais atraem público para a Globo, poderão rechear ainda mais seus cofres se aumentarem os índices de audiência nos próximos Campeonatos Brasileiros.

A regra valerá para todos os clubes que acertaram com a emissora a venda de seus direitos de transmissão dos Nacionais de 2012 a 2015.

A Folha apurou que o novo contrato assinado entre a Globo e os clubes será reajustado anualmente, de acordo com a audiência que cada equipe terá no torneio -esse modelo já era utilizado nos contratos anteriores relacionados ao pay-per-view.

O novo molde faz com que clubes como Corinthians, Flamengo e São Paulo -caso continuem registrando altos índices de audiência em suas partidas- possam aumentar ainda mais a diferença dos valores que recebem para as demais equipes do país.

Corinthians e Flamengo, por exemplo, receberão cerca de R$ 100 milhões com todos os contratos em 2012. Na temporada seguinte, porém, os dois clubes terão reajustes de acordo com a audiência registrada no ano anterior.

Segundo dirigentes, há um valor mínimo a ser recebido e de reajuste, independentemente do desempenho que o clube teve com audiência na televisão.

O São Paulo, que anunciou oficialmente ontem o acordo com a Globo, admitiu que só assinou com a emissora porque foi ficando isolado.

Dirigentes do clube acreditam que, devido à cláusula que condiciona os ganhos à audiência, o São Paulo pode faturar valores similares aos de Flamengo e Corinthians -R$ 10 milhões a mais do que o previsto (aproximadamente R$ 85 milhões).

A avaliação no Morumbi é de que a novela sobre os direitos de TV foi financeiramente boa para os clubes, pois obrigaram a Globo a gastar mais do que antes.

Os cartolas argumentam, no entanto, que os clubes perderam a oportunidade de tomar as rédeas do futebol brasileiro e fazer dele algo mais organizado e atrativo para todos, inclusive equipes pequenas e torcedores.

Procurada pela reportagem, a Globo diz que os termos dos contratos são confidenciais e que não se pronunciará sobre as cláusulas.

Fonte: Folha de São Paulo