Tamanho da letra:
|

Secretária garante Maracanã pronto até o início de 2013


Segunda-feira, 23/05/2011 - 16:33

A secretária de Esporte e Lazer do Rio de Janeiro, Márcia Lins, garantiu nesta segunda-feira, em seminário realizado no Centro do Rio sobre o cadastramento dos locais de treinamento pré-Jogos Olímpicos (realizado no auditório do Clube Naval, no Centro do Rio), que o Maracanã estará pronto para a disputa da Copa das Confederações, em 2013. De acordo com ela, o prazo para o fim das obras no estádio é em 2012, mas pode ser estendido até março de 2013 caso haja necessidade.

"O Rio está se preparando para fazer qualquer papel que designado na Copa. Nosso Maracanã vai ficar pronto a tempo da Copa das Confederações. Nós estamos nos preparando para cumprir o melhor papel que a cidade venha desempenhar. O prazo que estamos trabalhando é 2012, mas se houver necessidade de um calendário adicional podemos definir até março (de 2013)", afirmou a secretária.

Márcia Lins ainda comentou sobre a possibilidade do Rio de Janeiro receber o jogo de abertura da Copa do Mundo de 2014, que ainda não tem local definido. Segundo ela, "se a abertura for aqui, o Rio fica feliz, mas não é uma disputa. A questão é o Brasil cumprir da melhor forma possível".

Sérgio Cabral faz discurso rápido e elogia Nuzman

O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, também esteve presente no evento e fez um discurso, exaltando o legado que pretende deixar para a cidade com os Jogos Olímpicos de 2016, através de instalações modernas, que atendam a população após a disputa de todas as competições. Cabral também fez questão de elogiar o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman.

"O que nos motivava era o legado. Esse era o nosso ponto central de argumento na nossa apresentação do COI (Comitê Olímpico Internacional). O Nuzman é o maior executivo da história do esporte brasileiro", declarou o governador.

Logo após o discurso, Sérgio Cabral deixou imediatamente o local da palestra e não falou aos repórteres presentes. O prefeito do Rio, Eduardo Paes, e o ministro dos Esportes, Orlando Silva Júnior, não compareceram ao seminário.

Nuzman: "É um momento de ouro"

O presidente do COB (que também comanda o Comitê Rio-2016) ressaltou em entrevista concedida após o evento que o país tem um "momento de ouro" para se transformar em um país melhor equipado esportivamente: "Nós temos tempo ainda de preparar as instalações no Brasil".

O seminário apresentou um organograma de preparação para que a cidade realize os jogos e que outras regiões brasileiras sejam sedes de preparação e treinamento para os atletas, no que diz respeito à estrutura e mobilidade. No total, 335 instalações de 150 municípios (em 22 estados) foram selecionados na primeira fase de seleção para os locais de treinamento pré-Olimpíadas.

Fonte: SRZD