Tamanho da letra:
|

VASCO ACATA DECISÃO E APRESENTARÁ NOVA LISTA DE SÓCIOS


Terça-feira, 17/05/2011 - 14:41

A junta eleitoral do Vasco se reuniu na manhã desta terça-feira em caráter emergencial e decidiu acatar as determinações do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro e não recorrer. Conforme sacramentou a juíza Fernanda Xavier de Brito, o clube irá apresentar uma nova lista de sócios aptos a participar do pleito. A relação estará disponível na secretaria do clube na próxima quarta-feira. Apesar disso, a data da eleição - marcada inicialmente para o dia 28 de junho e suspensa pela mesma decisão judicial - segue indefinida.

Roberto Dinamite afirmou que o clube pretende manter a data definida pelo presidente da Assembleia Geral do clube, Olavo Monteiro de Carvalho. No entanto, a oposição diz que o dia fere o estatuto e promete continuar brigando por uma mudança. Segundo os opositores, o Estatuto do Vasco prevê um prazo mínimo de 60 dias entre a própria eleição e a data de publicação do edital, que foi divulgado no dia 30 de abril. Desta maneira, a data da eleição teria de ser definida a partir do dia 29 de junho. O problema maior é que no dia 27 de junho, todos os mandatos se encerram, incluindo o Conselho Deliberativo, Fiscal e o da Assembleia Geral. Assim, a eleição ocorreria sem que nenhum dos poderes pudesse conduzir o processo.

Segundo o vice-presidente jurídico do Vasco, Nelson Almeida, que irá se reunir com a juíza Fernanda Xavier de Brito, não faz sentido para o clube brigar na Justiça. O imbróglio acabaria adiando cada vez mais o processo eleitoral. Nelson confirmou que irá apresentar a nova lista e abrir novamente o prazo estatutário de cinco dias para qualquer impugnação que alguém julgue necessário fazer.

- A lista vai estar novamente disponibilizada na secretaria do clube. Vamos acatar as decisões. Quanto à data, ainda não tem nada definido, mas no nosso entendimento prevalece o dia 28 de junho - afirmou.

O presidente da Assembleia Geral, Olavo Monteiro de Carvalho, seguiu a linha de raciocínio de Nelson Almeida. Para ele, a discussão da data só irá ocorrer após o prazo de cinco dias para análise da nova lista. Feito isso, Olavo pretende então marcar uma reunião com todos os candidatos e tentar chegar a um consenso.

Fonte: GloboEsporte.com


Vasco promete nova lista de sócios, mas data da eleição segue indefinida



Após a decisão da Justiça de suspender a eleição do Vasco, a Junta Eleitoral, constituída pelos cinco poderes do clube, se reuniu em caráter de urgência na manhã desta terça-feira e resolveu acatar, em partes, a decisão da juíza Fernanda Xavier de Brito, a 37ª Vara Cível. O clube irá disponibilizar uma nova lista de sócios votantes, que será divulgada nesta quarta-feira, na secretaria do clube. Entretanto, a data do pleito, inicialmente marcado para o dia 28 de junho e suspensa pela Justiça, segue indefinida.

“Vamos acatar a decisão sobre a lista de sócios, que vai estar novamente disponibilizada na secretaria do clube amanhã (quarta-feira). Em relação a data, ainda não temos nada definido, mas no nosso entendimento prevalece o dia 28 de junho”, afirmou Nelson Almeida, vice-presidente jurídico do clube.

Enquanto o presidente Roberto Dinamite procura manter a data da votação, a oposição não aceita que o mesmo dia seja mantido. Segundo os representantes dos grupos opositores, o dia 28 de junho não respeita o prazo mínimo de 60 dias, estabelecido pelo Estatuto, entra a data da marcação da eleição e a data da realização da mesma.

Além dos questionamentos sobre o dia do pleito, a data de encerramento do mandato da atual diretoria também tem movimentado os bastidores da eleição vascaína já que no dia 27 de junho boa parte deles se encerram, incluindo Conselho Deliberativo, Fiscal e Assembleia Geral. Sendo assim, uma nova intervenção judicial teria que ser feita para conduzir o processo. Durante a reunião desta terça, a situação ainda cogitou uma prorrogação do mandato da atual gestão, ideia prontamente descartada pela oposição.

Além do atual mandatário, Roberto Dinamite, mais cinco candidatos concorrem à presidência do Vasco: Pedro Valente, José Henrique Coelho, Leonardo Gonçalves, Nelson Medrado Dias e Jayme Lisboa.

De maneira indireta, conforme rege o estatuto do Vasco, os sócios elegem a chapa vencedora, que indica 120 conselheiros, e a segunda colocada, que indica 30. Esses 150 se juntam aos 150 conselheiros natos (beneméritos mais antigos), formando o colégio eleitoral de 300 membros que escolherá o presidente do clube.

Fonte: UOL