Tamanho da letra:
|

Vasco cria departmento voltado para o Futebol Paraolímpico de 7 PC


Quinta-feira, 21/04/2011 - 08:01

O Vasco da Gama mais uma vez, sai na frente, e, depois de criar o Departamento de Esportes Paraolímpicos ligado à vice-presidência de Esportes Olímpicos e Responsabilidade Social, lança agora, o Movimento Paraolímpico de Futebol de Sete PC.

O Cruz-Maltino é o primeiro clube do Brasil a ter um departamento voltado para essa finalidade. Antes dele, somente as entidades filantrópicas possuíam estrutura para a preparação de atletas que disputavam os campeonatos da modalidade.

O Fut7PC é praticado por portadores de paralisia cerebral ou dano lesão cerebral não progressiva. A modalidade teve origem na Europa e tem como órgão regulador a organização internacional chamada Cerebral Palsy – International Sport and Recreation Association (CP-ISRA).

Dentre as principais competições existentes em que Fut7PC participa estão a Copa do Mundo, Jogos Parapanamericanos e os Jogos Paraolímpicos. Atualmente, as quatro maiores forças desse esporte no mundo são: Rússia, Ucrânia. Irã e Brasil.

As primeiras competições, dessa modalidade aconteceram na França no ano de 1976, nos Jogos de Montedrat. A primeira participação do Fut7PC em jogos paraolímpicos se deu na cidade de Nova Iorque. A Seleção Brasileira desse esporte teve a sua primeira participação em jogos internacionais nos Jogos Paraolímpicos de Barcelona em 1992, onde conquistou um honroso sexto lugar.

O primeiro campeonato mundial da categoria aconteceu no ano de 1986, na cidade de GIT, na Bélgica. No Brasil, o Fut7PC, foi introduzido em 1989, pela Associação Nacional de Desporto Para Deficientes (ANDE), mas o primeiro evento mundial de FutSetPC no país, foi no ano de 1998, na cidade do Rio de Janeiro.

A ANDE capacita os profissionais de educação física e de áreas afins, para desenvolver e conduzir dentro das normas internacionais as modalidades paradesportivas como bocha paraolímpica, Futebol de Sete – PC e Petra, destinadas as pessoas com Paralisia Cerebral, segundo as normas da CP-ISRA – Cerebral Palsy - International Sport Recreation and Association.

Os resultados desse trabalho no Vasco começam a dar frutos. O atleta vascaíno, Maxwell, foi convocado para a Seleção Brasileira de Fut7PC e já está participando dos treinamentos da primeira fase, em Petrópolis (RJ), para disputar o Campeonato Mundial em junho de 2011, na Holanda.

Fonte: Site oficial do Vasco