Tamanho da letra:
|

Futebol Americano Masculino: Vasco estreia em julho no Nacional


Segunda-feira, 18/04/2011 - 02:05

O futebol americano terá a partir de julho a terceira edição do Torneio Touchdown, equivalente ao seu campeonato nacional masculino. Serão 16 times, sendo que quatro deles associados a clubes de futebol da Série A: Vasco Patriotas, Corinthians Steamrollers, Santos Tsunami e Botafogo Mamutes, e ainda o ABC Corsários, Corupá Buffalos, Curitiba Hurricanes, Curitiba Predadores, Jaraguá Breakers, Ponta Grossa Phantoms, Ribeirão Preto Challengers, Sorocaba Eagles, Timbó Rhinos, Tubarões do Cerrado, Uberlândia Lobos, e o atual campeão, o Vila Velha Tritões, estarão concorrendo ao título do Torneio Touchdown III em jogos de 2 de julho à 10 de dezembro de 2011. O Estado do Rio terá dois clubes: Vasco, em sua segunda temporada, e Botafogo, estreante.

A última vaga foi pela primeira vez disputada em campo pelo Ribeirão Preto Challengers que prevaleceu sobre o São Paulo Sharks em partida acompanhada por cerca de 1000 pessoas em Tambaú, SP.

Cada time vai enfrentar cinco adversários diferentes, com as equipes divididas em duas conferências, a Walter Camp (homenagem ao "pai do futebol americano" jogador da Universidade de Yale desde 1876 e criador das formações e sistemas do esporte) e a George Halas ("pai da National Footbal League", o fundador do Chicago Bears, e voz ativa na reunião de 1920, que formou a American Professional Football Association, que se tornou a NFL em 1922).

Serão 45 partidas neste ano, e o Torneio Touchdown se propõe a desenvolver mais uma alternativa esportiva para os brasileiros, mantendo a sua filosofia de levar bons espetáculos para o entretenimento de um público crescente no maior número de estádios do país. Nessa competição, os atletas

atuam não apenas seguindo as regras da liga americana, mas utilizam os kits de segurança e capacetes semelhantes aos usados nos EUA.

O Botafogo fará seu primeiro jogo com o Vila Velha Tritões no dia 2 de julho, em Vila Velha. Já o Vasco Patriotas irá estrear no dia 30 de julho contra o Curitiba Hurricantes, em Curitiba. O primeiro jogo do Botafogo no Rio será no dia 13 de agosto, com o Tubarões do Cerrado. Já o Vasco fará seu primeiro jogo em casa no dia 27 de agosto, com o Uberlândia Lobos.

Fonte: O Globo online