Tamanho da letra:
|

Alex Pinho, campeão pelo Vasco na década de 90, relembra carreira


Domingo, 17/04/2011 - 03:32

A década de 1990 foi uma das mais gloriosas na história do Clube de Regatas Vasco da Gama. Em 10 anos, a galeria de troféus de São Januário ganhou quatro Estaduais (1992, 93, 94 e 98), dois Brasileiros (1997, 2000), uma Taça Libertadores (1998), um Torneio Rio - São Paulo (1999), uma Mercosul (2000), além de uma Copa São Paulo de Futebol Júnior (1992). Um gonçalense esteve presente na maioria desses títulos. Formado nas divisões de base do Cruzmaltino, o ex-zagueiro Alex Pinho chegou ao Vasco no final dos anos 80, onde passou pelo juvenil e júnior, antes de subir para o profissional, em 1992, a pedido do técnico Joel Santana. Atualmente, China (como é conhecido no meio futebolístico) administra, ao lado da sua esposa, a clínica de estética ‘Espaço A – qualidade em estética’, em Niterói.

No dia 25 de janeiro de 1992, Alex Pinho ajudou o Vasco a conquistar a Copa São Paulo de Futebol Júnior. Na final contra o São Paulo, 1 a 1 no tempo normal, com vitória vascaína nos pênaltis: 5 a 3. Antes disso, Pinho já havia conquistado a Taça BH da categoria júnior, além de estaduais. Na equipe, alguns jogadores conhecidos, como Valdir, Leandro Ávila, Pimentel, Bruno Carvalho e Caetano.

“A base era muito boa, contava com jogadores de alto nível. Os jovens, naquela época, eram formados para jogar em time grande, de tradição”, contou Alex, que chegou no Vasco aos 14 anos. Porém, um problema familiar quase o tirou de São Januário.

“Cheguei no Vasco, depois de uma passagem pelo Mauá de São Gonçalo. Fiz um teste e passei. Logo nos meus primeiros dias em São Januário, o falecimento da minha mãe me abalou muito. Quase desisti do sonho de jogar no Vasco, pois não fiquei bem. Mas, o Vasco acreditou em mim e, com auxílio da psicóloga do clube, me recuperei e consegui voltar a jogar”, lembrou Alex, que foi criado no bairro Lindo Parque.

O ‘papai’ Joel Santana foi o responsável pela ‘subida’ de China para o time principal. “Tinha acabado de ser campeão da Copa SP e o Joel foi atrás de um zagueiro para o time principal. O Gaúcho me indicou e fui para o profissional. Até hoje considero muito o Gaúcho, uma pessoa que sempre me ajudou em São Januário”.

Outros – Depois de sete anos no profissional do Vasco, Alex Pinho foi para o Bahia, novamente por uma indicação de Joel Santana. Em 2000, voltou para o Vasco, com o objetivo de disputar o Mundial de Clubes, no Rio de Janeiro. Porém, um estiramento o tirou do time.

“Voltei para jogar o Mundial, mas por conta da lesão tive que ficar de fora. Em 1998, já tinha sofrido com a derrota para o Real Madrid, no Mundial do Japão. Lembro que conseguimos o empate, mas o Raul resolveu jogar muito e o time espanhol ficou com o título”, lembrou Pinho, que está com 39 anos.

Depois, China passou pelo Náutico, Santa Cruz, Sport, ABC, Paysandu, Inter de Limeira, América-RJ e Atlético de Tubarão-SC. Além de clubes da Arábia Saudita, Indonésia e China.

Hoje – Alex Pinho encerrou a carreira em 2007 e, desde então, se dedica à administração da clínica de estética ao lado de sua esposa. Para manter a forma, disputa a tradicional ‘pelada’ com os amigos e também futevôlei.


Desde que abandonou a carreira de jogador, Alex Pinho se dedica a sua clínica de estética em Niterói


Fonte: O São Gonçalo Online