Tamanho da letra:
|

Major do Gepe fala sobre situação de SJ para receber clássicos


Terça-feira, 05/04/2011 - 15:43

Em entrevista concedida à Rádio Brasil, o major Marcelo Malheiros, do GEPE, falou sobre a intenção do Vasco em receber os clássicos em que é mandante no Campeonato Brasileiro em seu estádio, São Januário:

“Na verdade a diretoria do Vasco já entrou com o pedido. A polícia militar é quem administra a vistoria. O estádio é bom. Temos conhecimento que realmente atende a necessidade de um público de 22 mil pessoas, o que a CBF diz para o Campeonato Brasileiro é um estádio com capacidade para 15 mil, acima disso. No que compete a polícia militar, estamos fazendo um levantamento. A segurança do estádio comporta muito bem. Ele tem espaço de 10% para a torcida visitantes, separada, então a gente tem um entendimento que o estádio comporta. Temos conhecimento da Vila Belmiro que é um estádio também com 22 mil pessoas e eles levaram um clássico para lá, Santos e Palmeiras. Temos um entendimento que o estádio é bom e consegue atender todas as condições para que sejam liberados, porém tem que ser feito alguns ajustes, adaptações, para que ele esteja totalmente liberado pela polícia militar, fora os outros órgãos também que tem competência para fazer a liberação.”

Agora então depende da diretoria vascaína fazer as reformas para que a polícia militar libere São Januário para os clássicos?

“Temos que considerar que é um bom estádio. Não podemos pensar que todo o clássico só deve ser feito num estádio. Eles têm conhecimento que qualquer clássico, seja Vasco, Flamengo, Fluminense e Botafogo devem ser feito dentro de sua própria casa, pois tem aquele clamor dos torcedores do Vasco em levarem um clássico para dentro de seu clube. Então, temos que fazer nossa parte, só podemos liberar o estádio quando percebemos que ele atende todos os critérios de segurança cumpridos e entendermos que ele pode ser feito os clássicos. O clamor é grande e nós estamos fazendo de tudo para atendê-los. Caso a gente entenda que não há como fazer, nós colocaremos o nosso pensamento e informaremos a autoridade para que possam se manifestar.”

Existe um prazo para saber quando sairá essa definição?

“Não, nós já fizemos a vistoria e já foram feitas as exigências. Acredito que elas estejam sendo cumpridas para levar esse pensamento para o Campeonato Brasileiro, que começa em breve. Acho que assim que o Vasco cumprir as exigências, eles devam informar a polícia militar para que compareçam novamente e façam um novo laudo, para liberar o estádio no que compete a polícia militar. Depois disso, eles deverão entrar com um pedido ao ministério publico para que libere para o clássico.”

Clássico contra o Flamengo requer um pouco mais de cuidado?

“A gente trabalha numa linha de pensamento único de atuação. Alguns jogos, como é o caso da torcida do Flamengo que é grande, ela requer um cuidado especial, pois ela vem num número maior. A gente realmente trabalha num procedimento único, mas toma alguns cuidados. O clamor de torcida para os jogos do Flamengo realmente aumenta, sem contar da rivalidade que existe e que enaltece o futebol, mas que tem que acontecer de uma maneira sadia."

Fonte: Supervasco