Tamanho da letra:
|

Confira trecho do livro 'Os dez mais do Vasco da Gama'


Segunda-feira, 21/03/2011 - 08:51

Confira abaixo trecho do livro "Os dez mais do Vasco da Gama", sobre o zagueiro Bellini:

"(...) "Em 1956, depois de três anos de predomínio do arquirrival Flamengo, o Vasco foi campeão carioca em 1956, tendo Bellini como capitão e, é claro, titular na linha defensiva, com Carlos Alberto, Paulinho, Orlando e Coronel. No ano seguinte, em excursão vitoriosa à Europa, os vascaínos levantaram o Troféu de Paris, em sua primeira edição, e a Taça Teresa Herrera. O ano de 1958 foi um dos mais marcantes da história do clube de São Januário, que pela primeira vez ganharia, no primeiro semestre, o Torneio Rio-São Paulo, um dos precursores do Campeonato Brasileiro. O Campeonato Carioca só seria disputado no segundo semestre, depois da Copa do Mundo. De tão equilibrada, a competição exigiu a realização de dois supercampeonatos para a decisão do título. Após a disputa dos dois turnos normais, Vasco, Flamengo e Botafogo terminaram empatados. Por isso, houve um turno extra, chamado supercampeonato, após o qual houve nova igualdade, cada time com uma vitória e uma derrota. Com isso, teve de ser disputado um novo turno extra, no qual o Vasco derrotou o Botafogo e — beneficiado pelo empate entre alvinegros e rubo-negros — ficou no 1 a 1 com o Flamengo, já em janeiro de 1959, para ser o primeiro e único supersupercampeão do Rio.

Com três atletas na seleção campeã mundial de 1958 — Bellini, Orlando e Vavá — campeão do Rio São-Paulo, supersupercampeão carioca e vencedor de torneios importantes no exterior, os vascaínos não apenas contavam com uma defesa considerada como das melhores do país, com Paulinho, Bellini, Orlando e Coronel, como apresentavam no gol o experiente goleiro Barbosa. Mesmo com a venda de Vavá para o Atlético de Madrid, depois do Mundial, ainda integravam o elenco Almir, Delém, Wilson Moreira, Roberto Pinto, Valdemar Sabará e Pinga. Era um timaço (...)
"

LIVRO: "Os dez mais do Vasco da Gama"
Autores: Rodrigo Taves e Claudio Nogueira
MAQUINÁRIA EDITORA
www.maquinariaeditora.com.br
Formato: 14 x 21 cm
Capa papel cartão 250 g
Miolo papel off-set 90 g
184 páginas

Preço: R$ 32,00

ISBN: 978-85-62063-11-4

SINOPSE
Em Os dez mais do Vasco da Gama – décimo livro da Coleção Ídolos Imortais e um dos mais aguardados pelos apreciadores de literatura esportiva –, os experientes jornalistas Claudio Nogueira e Rodrigo Taves narram as alegrias e os dramas de dez dos maiores craques não só do Vasco, mas também do futebol mundial. O torcedor vascaíno vai se deliciar com os feitos de Ademir, Barbosa e Danilo Alvim (representantes do inesquecível Expresso da Vitória), de Bellini, Orlando Peçanha e Vavá (craques do time supersupercampeão de 1958), de Roberto Dinamite (ídolo maior cruzmaltino) e de Romário, Edmundo e Juninho Pernambucano (responsáveis pela última grande fase de vitórias do clube). Será uma inesquecível viagem no tempo, quando se comprovará a razão de o Vasco ser um autêntico gigante do futebol brasileiro. São 184 páginas de muitas emoções, ilustradas por cerca de 60 fotos históricas, além de diversas caricaturas dos ídolos retratados.



Fonte: Divulgação