Tamanho da letra:
|

VASCÃO VENCE BOTAFOGO POR 2 A 0 E LIDERA GRUPO NA TAÇA RIO


Domingo, 20/03/2011 - 20:30

O fim de semana não poderia ter sido melhor para o Vasco. No clássico deste domingo, no Engenhão, o time, que tem empolgado a torcida na Taça Rio depois do fiasco da Taça Guanabara, conseguiu superar a chamada Muralha do Botafogo. Apesar da falta de ritmo de jogo, o novo camisa 10, Diego Souza, estreou com brilho. Marcou um gol e abriu o caminho para a vitória por 2 a 0 - Eder Luis, melhor do time, marcou o segundo, num golaço - que fez o Trem-Bala passar o Bonde sem Freio do Flamengo e assumir a liderança do Grupo A do segundo turno do Campeonato Carioca. Agora, o time está com nove pontos, junto do Boavista, mas leva a melhor no saldo de gols.

Do lado alvinegro, a derrota nem tirou o time da liderança do Grupo B, também com 9 pontos. Mas deixou o Olaria encostado na tabela, com a mesma pontuação, e reabriu feridas. Como a da torcida com o técnico Joel Santana. Irritado com a postura defensiva do time, passou a vaiar o treinador e xingá-lo de "burro". Ainda por cima, quando o treinador discutia com o árbitro, pediu a sua expulsão. Joel saiu de campo aborrecido e discutindo com alguns torcedores. E, na saída do campo, o atacante Loco Abreu, que já teve problemas com o comandante, disse que não queria comentar o esquema tático, para evitar mais aborrecimento.

Vasco e Botafogo voltam a campo no próximo fim de semana, pela quinta rodada da Taça Rio. O Glorioso encara o Macaé, no Moacyrzão, no sábado. No dia seguinte, o Gigante da Colina enfrenta o Fluminense, em mais um clássico.

O JOGO

O primeiro tempo mostrou uma superioridade vascaína traduzida de cara pela postura tática da equipe desde o início. Não que o Botafogo não tenha assustado. Mas Ricardo Gomes deixou claro que manteria o esquema ofensivo que vem dando certo nos últimos jogos. E o torcedor que foi ao Engenhão não teve motivos para reclamar: viu bonitos lances. E o goleiro Jefferson inspirado, ainda que tenha falhado em duas saídas de gol.

Sem Fágner, suspenso, o técnico Ricardo Gomes escalou o meia Allan improvisado na lateral direita. Com isso, Rômulo seguiu no meio-campo. E Diego Souza estreou na vaga de Elton. Do lado do Botafogo, Joel Santana manteve Márcio Azevedo na lateral esquerda e Somália na meia cancha. Era bom esperar com um bom bloqueio o que fico nítido desde o início da partida: o Vasco com a iniciativa do ataque. E logo aos dois minutos, o time cruz-maltino deu o primeiro susto num centro pela direita. Jefferson, nornalmente seguro nas saídas, dessa vez foi mal e espalmou a bola na cabeça de Eder Luis, que não esperava a sobra e mandou mal, para fora.

Se o primeiro lance de perigo do Vasco ocorreu mais pela falha do goleiro alvinegro, o segundo mostrou que o time queria incomodar com meio-campo mais arrumado e bom toque de bola, puxado sempre por Felipe. Era a saída para furar o forte bloqueio alvinegro. Foi assim no primeiro lance bonito da partida, quando Bernardo, a sensação vascaína das últimas partidas, lançou nas costas da marcação adversária para Eder Luis avançar rumo ao gol. Dessa vez, o atacante encontrou o Jefferson habitual, muralha. Saiu bem e salvou o Alvinegro com boa defesa.

Com o estreante Diego Souza mostrando mais vontade do que a costumeira técnica, o Vasco dava as cartas nos primeiros dez minutos. O Botafogo vinha com a costumeira tática da prancheta de Joel: time compactado, marcando bem, à espera da hora certa de dar o bote. Por pouco Arévalo conseguiu aos 11, ao matar e bater de fora da área um rebote de Dedé. A bola raspou a meta de Fernando Prass, que se esticou, mas não chegaria na bola. O lance de perigo deu um gás a mais à equipe. Outro bom lance agitou a torcida alvinegra: Herrera recuou para dar um toque por cima para Loco Abreu. O uruguaio pegou como a bola veio, de prima, mas bateu por cima.

Do lado cruz-maltino, Diego Souza começava a se soltar mais. Mexia-se melhor pelos lados do campo. E foi num desses deslocamentos que, por uma fração de segundo, poderia ter aberto o placar para o Vasco. Eduardo Costa dominou pela meia direita e chutou bola rasteira cruzada na área para o camisa 10, que ainda se esticou de carrinho para bater de perna direita. Mas a bola saiu.

Àquela altura, o Vasco já recuperava o domínio da partida. O Botafogo tentava surpreender nos contra-ataques contando com inspiração do solitário Everton na armação. Em uma jogada de ataque do time, Dedé levou vantagem, matou a bola no peito e ela tocou na mão. O árbitro interpretou como toque involuntário. Loco Abreu reclamou e levou cartão amarelo.

A partir dos 30 minutos, o domínio do Vasco ficou mais evidente. O time explorava melhor as laterais. Principalmente com Ramon, que lançou Eder Luis. Mais uma vez, Jefferson fez defesa sensacional. Ali, o goleiro já era o destaque da partida. Voltou a brilhar logo na jogada seguinte, na cobrança de escanteio, quando Anderson Martins subiu melhor e testou firme, para nova defesa difícil, à queima-roupa.

O jogo cresceu em emoção. O Botafogo, com pouca criação no meio, procurava reagir no talento da dupla que tem na frente. E numa disputa de bola aérea, Loco Abreu levou a melhor para tocar na medida para Herrera. O atacante girou com categoria e mandou a bola para as redes, mas a arbitragem marcou impedimento duvidoso, aos 37 minutos.

A partida manteve o ritmo pegado até o fim do primeiro tempo. Ramon, bem pela esquerda, ainda arriscou de fora da área, com perigo, e Diego Souza, visivelmente sem ritmo de jogo, cabeceou para fora um centro da direita de Eder Luis, destaque do time. Na saída de campo, o camisa 7 reclamava de pênalti sofrido e de xingamento de um dos auxiliares da partida.

No segundo tempo, houve uma inversão. Joel tentou soltar mais o Botafogo. Com menos de dez minutos, o tímido Lucas e o vaiado Somália já haviam arriscado de fora da área - tudo bem que para fácil defesa de Fernando Prass. O time forçava mais o ataque, ainda que, pelo lado esquerdo, contava com um Márcio Azevedo muito inseguro para subir. O Vasco, mais recuado, agora fazia o papel de malandro à espera do momento para dar a tacada final. Sempre puxado por um inspirado Felipe.

O camisa 6 vinha de trás driblando. Numa de suas jogadas, serviu Ramon na esquerda. O lateral chutou com violência, a bola desviou na defesa e encobriu Jefferson, que rezou. Teve sorte. Raspou a trave. Mas, três minutos depois, não houve jeito. O estreante Diego Souza levou a melhor. Após lançamento de Bernardo pela direita, o novo camisa 10 vascaíno aproveitou-se da indecisão de Márcio Rosário e João Filipe para levar vantagem sobre os dois zagueiros, dominar a bola, cortar para o meio e bater sem defesa, rasteiro, à esquerda de Jefferson, que saiu mas nada pôde fazer. Na comemoração, os jogadores ainda deram cambalhotas.

O Trem-Bala vascaíno tinha o domínio total. Desesperado, Joel fez duas mexidas de uma vez só: trocou os laterais Lucas e Márcio Azevedo por Marcelo Mattos e Caio - Somália acabou deslocado para a lateral esquerda. Não deu certo. O Vasco sobrava tanto que ainda teve direito a golaço. Aos 25, após cobrança de escanteio de Bernardo, Dedé escorou de cabeça. A bola sobrou na esquerda para Eder Luis, que, numa meia-bicicleta, mandou para as redes, sem defesa para Jefferson. Na comemoração, o Trem-Bala e as cambalhotas enlouqueceram a torcida vascaína.

No banco, Joel também enlouqueceu do lado alvinegro. Sacou Everton, único que tentava criar, para pôr Alex. A torcida não perdoou. Aos gritos de "burro!", mostrou a desaprovação com a mudança. E tinha razão. Sem criação, não adiantava ter Caio, Herrera e Loco Abreu na frente.

Do lado vascaíno, Ricardo Gomes tirou Eder Luis, destaque do time, mas cansado, para pôr Leandro. Com o Botafogo mais aberto, sobrava espaço para ampliar o placar. E Bernardo podia ter sacramentado a vitória, não fosse fominha na jogada em que bateu para defesa de Jefferson. Pouco depois, acabou punido com a substituição - entrou Felipe Bastos.

O tempo passava, e Joel Santana ficava mais desesperado. Ao reclamar de marcação da arbitragem, acabou expulso. E saiu vaiado pela torcida, que fazia coro pedindo sua expulsão.

GALERIA

Dedé e Anderson Martins
Dedé e Anderson Martins
Éder Luís
Éder Luís
Diego Souza
Diego Souza
Diego Souza
Diego Souza
Anderson Martins
Anderson Martins
Eduardo Costa
Eduardo Costa
Éder Luís
Éder Luís
Bernardo
Bernardo
Anderson Martins
Anderson Martins
Anderson Martins
Anderson Martins
Anderson Martins
Anderson Martins
Romulo
Romulo
Éder Luís
Éder Luís
Romulo
Romulo
Dedé
Dedé
Ramon
Ramon
Diego Souza
Diego Souza
Felipe
Felipe
Diego Souza
Diego Souza
Bernardo
Bernardo
Bernardo
Bernardo
Diego Souza
Diego Souza
Diego Souza
Diego Souza
Diego Souza
Diego Souza
Diego Souza
Diego Souza
Diego Souza
Diego Souza
Diego Souza
Diego Souza
Diego Souza
Diego Souza
Jogadores comemoram gol de Diego Souza
Jogadores comemoram gol de Diego Souza
Diego Souza
Diego Souza
Diego Souza
Diego Souza
Diego Souza
Diego Souza
Diego Souza
Diego Souza
Diego Souza
Diego Souza
Éder Luís
Éder Luís
Éder Luís
Éder Luís
Diego Souza
Diego Souza
Diego Souza
Diego Souza
Éder Luís
Éder Luís
Éder Luís
Éder Luís
Diego Souza
Diego Souza
Felipe
Felipe

VÍDEO

FICHA TÉCNICA

VASCO 2 X 0 BOTAFOGO

Competição: Campeonato Estadual - 2º turno (Taça Rio) - 1ª fase - 4ª rodada

Local: Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 20 de março de 2011 (Domingo)
Horário: 18h30min (de Brasília)

Árbitro: Péricles Bassols Pegado Cortez (RJ)
Assistente nº 1: Jackson Lourenço Massara dos Santos (RJ)
Assistente nº 2: Wagner de Almeida Santos (RJ)
4º Árbitro: Marco Aurélio Correia Reges (RJ)

Público: 26.520 pagantes; 31.267 presentes
Renda: R$ 724.360,00

Cartões amarelos:
Eduardo Costa (Vasco) - 7' - Primeiro tempo
Diego Souza (Vasco) - 40' - Primeiro tempo
Bernardo (Vasco) - 33' - Segundo tempo
Ramon (Vasco) - 36' - Segundo tempo
Leandro (Vasco) - 40' - Segundo tempo
Sebastián Abreu (Botafogo) - 28' - Primeiro tempo
Rodrigo Mancha (Botafogo) - 15' - Segundo tempo
Everton (Botafogo) - 17' - Segundo tempo
João Filipe (Botafogo) - 17' - Segundo tempo
Herrera (Botafogo) - 31' - Segundo tempo

GOLS: VASCO - Diego Souza, aos 14, e Éder Luis, aos 25 minutos do segundo tempo

VASCO: Fernando Prass; Allan, Dedé, Anderson Martins e Ramon; Romulo, Eduardo Costa, Felipe e Diego Souza (Élton 47/2º); Bernardo (Fellipe Bastos 37/2º) e Eder Luis (Leandro 29/2º). Técnico: Ricardo Gomes

BOTAFOGO: Jefferson; Lucas (Caio 16/2º), João Filipe, Márcio Rosário e Márcio Azevedo (Marcelo Mattos 16/2º); Arévalo, Rodrigo Mancha, Somália e Everton (Alex 29/2º); Herrera e Loco Abreu. Técnico: Joel Santana

ESTATÍSTICAS

Estatísticas de Vasco 2x0 Botafogo
Estatísticas de Vasco 2x0 Botafogo
Estatísticas de Vasco 2x0 Botafogo
Estatísticas de Vasco 2x0 Botafogo
Estatísticas de Vasco 2x0 Botafogo
Estatísticas de Vasco 2x0 Botafogo

TROFÉU NETVASCO 2011

Dê suas notas agora!

Col.JogadorMédiaCol. no anoMédia no ano
Diego Souza8.9473*8.9473
Éder Luís8.60385.7237
Dedé8.41327.2511
Felipe8.28736.2102
Anderson Martins7.5915*6.1458
Fernando Prass7.50076.3620
Eduardo Costa7.3677*5.9687
Ramon7.25815.2514
Bernardo7.2334*7.7206
10ºRomulo6.98635.2381
11ºAllan6.6070*4.5067
12ºLeandro6.5027*5.9698
13ºFellipe Bastos6.4859*7.1970
14ºElton5.6033*6.3307
* = não classificado (menos de 10 jogos) | Total de votos: 3359 | Ranking 2011

Fonte: GloboEsporte.com (texto, vídeo), NETVASCO (ficha), O Globo online (fotos), Fotocom (fotos), Site oficial do Vasco (fotos), ESPN.com.br (estatísticas)