Tamanho da letra:
|

A exemplo da Globo, Record negocia individualmente com 11 clubes


Sábado, 05/03/2011 - 15:28

A disputa entre as emissoras de televisão pelos direitos de transmissão do Campeonato Braisleiro no triênio 2012-2014 continua quente nos bastidores. Assim como a Rede Globo vem fazendo abertamente, a TV Record também decidiu partir para a negociação direta com os clubes. Até aqui, a emissora que pertence ao bispo Edir Macedo já procurou 11 equipes para tratar da transmissão do Brasileirão.

Segundo reportagem publicada na edição deste sábado da Folha de S.Paulo, um desses 11 clubes é o Palmeiras, que também estaria na lista dos que já foram procurados pela Globo. Além das propostas individuais, a Record deve utilizar a tática de pressionar os clubes a aceitar sua oferta, que ela diz ser superior à da Globo, informa a Folha.

As propostas feitas a cada um dos clubes também serão encaminhadas aos respectivos Conselhos Deliberativos. A intenção é constranger as diretorias das equipes a aceitarem a melhor oferta, supostamente a da Record, além de criar um foco de pressão sobre os cartolas, que poderiam ser cobrados por conselheiros e até torcedores a optar pelo valor mais alto.

A emissora também deve enviar detalhes sobre suas propostas para o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), que já defendeu publicamente a necessidade de uma livre concorrência entre as emissoras pelos direitos de transmissão. A Câmara dos Deputados e o Senado Federal também devem receber informações sobre as propostas da Record.

Na última sexta-feira, a Folha de S.Paulo publicou reportagem informando que a Rede Globo já havia conversado diretamente com 14 dos 20 clubes integrantes do Clube dos 13. A entidade vem sofrendo com a debandada de alguns de seus membros que anunciaram publicamente que vão negociar individualmente pelos direitos de transmissão de suas partidas e não mais em bloco, por intermédio da associação, como acontecia antes.

Até agora, já tomaram essa decisão Corinthians (que pediu sua desfiliação do C13), Palmeiras, Santos, Botafogo, Flamengo, Vasco, Fluminense, Grêmio, Cruzeiro e Coritiba. A Globo já teria conversado diretamente com Goiás, Internacional, Guarani e Vitória. Desta forma, só sobrariam São Paulo, Atlético-MG, Atlético-PR, Bahia Sport e Portuguesa ainda alinhados ao C13.

Fonte: ESPN.com.br