Tamanho da letra:
|

Vascaíno de Sergipe homenageia o Gigante da Colina em sua bicicleta


Quinta-feira, 03/03/2011 - 07:56

Querer medir a dimensão de uma paixão vascaína é muito mais que um exercício desafiador de compreensão do vanguardismo histórico que a Cruz de Malta representa, seja na comemoração campeã de seus êxitos em “Terra e Mar” seja na celebração do processo inclusivo de operários e negros que eram excluídos da prática do futebol. De repente e eis que de se repente não fosse a ousadia do Clube de Regatas Vasco da Gama, talentos como Barbosa, Ademir, Leônidas, Didi , Denner ou mesmo o Pelé não teria existido.

Nesse contexto é que lembrar o dia 07/04/1924 - quando o nosso então Presidente José Augusto Prestes manifestou repúdio a atitudes e gestos preconceituosos contra os negros e operários do nosso time praticados pelos rivais cariocas - representa, por certo, um capítulo da história do futebol que não somente nos causa orgulho como justifica e impulsiona gestos apaixonados como o verificado na vida desse devotado vascaíno sergipano, Marcos Bispo que, a par de suas tarefas profissionais de Procurador Federal/Advogado, dedica grande parte do tempo para criar e colecionar lembranças e objetos que ajudem a ilustrar e homenagear a paixão por essa bandeira. A primeira de suas "loucuras" que ora se destaca é essa bicicleta do ano de 1964 que mesmo conservando parte de sua originalidade acabou sendo totalmente personalizada com a arte do grafite, por símbolos e trechos do hino de nosso clube.

Anota ele: "Minha paixão testemunhada pelo Vasco objetiva sempre ser um elemento de divulgação dessa sina vanguardista e também um estímulo para consagração e crescimento de nossas vitórias. Em meus passeios ciclísticos pelas ruas sergipanas desperto a curiosidade, enalteço a inteligência que identifica o sentimento de vascainidade e ajudo a divulgar essa história na exata dimensão que ela merece. Andar nessa bicicleta é ser carregado, a todo tempo e a cada instante, por um sentimento especial e que não pode parar nunca", complementa o entusiasmado cruz-maltino que, mesmo “distante” do glorioso São Januário, não titubeou em se tornar um efusivo divulgador dessa Glória imortal, inclusive na condição e honra de “Sócio-Proprietário” de no. 11.629.

Ser um Gigante é curtir e entender a beleza de ser vascaíno e atitudes como essa ilustrada demonstra a importância de nossa linda e rica história. Para os que quiserem dar uma voltinha ou manter contato é só enviar mensagem para o sócio-proprietário Marcos Bispo, através do endereço eletrônico, mbsbispo@gmail.com.

Em breve novos testemunhos vivos dessa paixão.








Fonte: Supervasco