Tamanho da letra:
|

Beach Soccer: Saiba como foi definido elenco vascaíno para o Mundialito


Quinta-feira, 24/02/2011 - 06:40

Estive presente, ontem, na sede da Koch Tavares em São Paulo, como responsável pelo Vasco da Gama Beach Soccer, ao lado do Treinador Gilberto Costa, juntamente com os representantes do Corinthians, Treinador Alexandre Soares, do Flamengo, Treinador Professor Andrey Valério e do Boca Juniors, Treinador Casado, os representantes dos times europeus participaram diretamente de Barcelona por video conferência, para a reunião do Draft (seleção de jogadores seguindo a regra estipulada pela Beach Soccer World Wide – BSWW, organizadora da competição) do I Mundialito de Clubes de Beach Soccer FIFA 2011.

Tudo correu tranquilamente durante a reunião e as equipes foram selecionando seus jogadores de acordo com as regras estipuladas e a ordem definida em sorteio. Falando das equipes brasileiras, seguindo a regra, estas tiveram que protocolar a lista com os 3 jogadores brasileiros previamente selecionados, que não poderiam mais participar da escolha pelas outras equipes. O Vasco escolheu Jorginho e Bruno Xavier, que já fazem parte da base do time e Betinho, um dos principais jogadores da seleção brasileira, que foi gentilmente cedido pelo Botafogo, o Flamengo optou por Souza, Anderson e André, todos do Nordeste com grande destaque nas últimas competições com a Seleção Brasileira, principalmente o atacante André, e o Corinthians selecionou Mão, Buru e Benjamin, que dispensam comentários e são 3 dos melhores jogadores do mundo. Houve uma acirrada disputa entre Flamengo, que chegou a anunciar a contratação em coluna do Jornal O Globo do último sábado, e Corinthians pelo craque Buru, que acabou permanecendo no Corinthians. Depois, seguindo a ordem, era a hora de escolher 3 jogadores da Commebol, o Vasco optou pelos goleiros Salgueiro (Argentina), campeão italiano com o Napoli em 2009, titular durante anos da seleção, e Gustavo (Uruguai), goleiro que se destacou na Copa Latinha mesmo tendo o Diego como titular, além do defensor Pampero (Uruguai), que vem se destacando nos jogos de sua seleção e recentemente no campeonato brasileiro de seleções, defendendo o estado do Maranhão, todos avalizados pelo treinador Gilberto. O Flamengo optou por Diego (Uruguai), considerado um dos melhores goleiros do mundo, Matias (Uruguai) e Ezequiel Hilaire (Argentina), já o Corinthians escolheu o goleiro Mendoza (Argentina), Matias e Fabian do Uruguai.

Seguindo a ordem, era a hora de escolher o jogador europeu, o Corinthians optou pelo zagueiro Krasheninnikov (Rússia), destaque europeu, o Vasco surpreendeu a todos e escolheu Bernardo Botelho (brasileiro, carioca, com passaporte português), eleito a revelação do campeonato brasileiro de seleções em 2009, quando foi campeão pelo Rio de Janeiro, e o Flamengo selecionou o atacante Palmacci (Itália), excelente jogador. Era a hora da escolha do quarto jogador brasileiro, o Flamengo optou pelo defensor Duda, jogador experiente, campeão da Copa do Mundo FIFA, o Corinthians selecionou outro campeão do mundo com a Seleção Brasileira, Dino Tambaú e o Vasco selecionou o defensor Casé, também com grande experiência no beach soccer, que vem tendo boas atuações com a equipe vascaína, fazendo parte do grupo desde 2009. Era a hora de escolher um jogador dos continentes africano, asiático, américa central ou oceania, o Corinthians surpreendeu a todos e escolheu o desconhecido Yahya Al Araimi (Omã), o Vasco escolheu o atacante Villalobos (México) que se destacou na recente Copa Latina e o Flamengo escolheu o goleiro Strada (México), outro que se destacou na Copa Latina.

O décimo jogador, a ser indicado pela BSWW conforme consta na regra, poderá ser escolhido por todas as equipes, desde que previamente aprovados pela BSWW no prazo de 48 horas, ou seja, até amanhã. A tendência é que o Vasco opte por outro jogador que vem se destacando no time nos últimos torneios o capixaba Rafinha, assim como o Corinthians pelo Juninho de Alagoas e o Flamengo pelo defensor Canela do Rio Grande do Norte.

Falando um pouco das equipes de fora do Brasil, infelizmente a equipe ucraniana do Shakhtar Donestk desistiu de participar e a organização está convidando mais uma equipe brasileira, possivelmente do Estado de São Paulo. O Boca Juniors foi a única equipe estrangeira que pôde selecionar 2 jogadores brasileiros e optou por Sidney e Bruno Malias, o Barcelona optou por Fred, jovem revelação brasileira que no ano passado passou por uma grande experiência internacional ao defender o time do Catania no campeonato italiano, sendo um dos artilheiros da competição, o Lokomotiv de Moscou optou por Daniel, que disputou o campeonato russo em 2010 com grande destaque, o Milan selecionou Juninho, outro que vem se destacando no campeonato italiano pelo Catania desde 2007 e o Sporting, além de contar com a base da seleção portuguesa, selecionou o atacante Fernando DDI, outro com grande experiência internacional, disputando os campeonatos italiano e russo sempre figurando entre os principais artilheiros. Abaixo estão as listas selecionadas no Draft. Estas listas ainda precisarão de confirmação posterior pois as equipes precisam acertar suas relações com os jogadores escolhidos, acertar suas contratações para a disputa deste campeonato inédito na história do beach soccer mundial!

Parabéns a todos pela iniciativa na realização desta inédita competição, principalmente à BSWW, Koch Tavares, que são as responsáveis pela organização com o aval da FIFA e apoio da Confederação Brasileira de Beach Soccer – CBBS! Este é o futuro do beach soccer nacional e mundial, as competições de clubes de camisa, com a presença dos torcedores. É por acreditar neste futuro do esporte que desde 2009, como apoio do C.R Vasco da Gama, que, sob minha coordenação, criamos e mantemos em atividade a equipe Vasco da Gama de Beach Soccer. É apenas o começo, o ano de 2011 promete ser muito especial com várias competições de clubes, Tivemos em 2010 o I Torneio RJ/SP, depois a Copa Vila Velha, vem aí o Mundialito e muitas outras competições que serão confirmadas em breve!

Fonte: Blog Beach Soccer com Jr. Negão