Tamanho da letra:
|

Confira entrevista com presidente da Escola de Samba Gigante da Colina


Quarta-feira, 23/02/2011 - 06:26

Samba e futebol. Sem sombra de dúvidas são as coisas que os brasileiros mais gostam, e com os torcedores vascaínos não é diferente. Um grupo de amigos criou no dia 11 de abril de 2009 a primeira escola vascaína do país, a ‘Grêmio Recreativo e Escola de Samba Gigante da Colina’. Mas muitas pessoas não sabem da existência da escola, por isso, fizemos uma entrevista com o presidente dela, Fabiano Duarte, para que ele possa nos dizer tudo sobre a 'Gigante da Colina'.




Confira a entrevista.

GRESGDCComo surgiu a ideia de criar a primeira escola de samba vascaína?

Eu acho que já era tempo de termos uma escola de samba vascaína, afinal existem várias escolas de samba de torcidas organizadas em São Paulo e em Minas Gerais que exaltam e divulgam seus clubes.

E por falar nisso, a ‘Gigante da Colina’ é a primeira escola de samba ligada a um clube de futebol que não é uma torcida organizada, sendo pioneira nesse sentido. A ideia surgiu no intuito de divulgar o nome ‘CLUB DE REGATAS VASCO DA GAMA’ e fazer vários projetos sociais que visam ajudar as comunidades carentes do Distrito Federal.

Como você se sente em criar a primeira escola feita exclusivamente para um clube de futebol sem ser de torcidas organizadas?

Sinto-me orgulhoso, e ao mesmo tempo tendo uma grande responsabilidade com toda a nação vascaína. Afinal, a visibilidade da nossa escola ultrapassa os limites da nossa cidade. A ‘Gigante’ é algo diferente porque ela nasceu para ajudar as pessoas. Nesses dois anos a ‘Gigante’ já participou de inúmeros eventos beneficentes. E com isso ajudamos a divulgar essa paixão vascaína da melhor forma possível. Muitas das vezes nos emocionamos e o nosso pagamento foi escutar as seguintes palavras “Obrigado Vascaíno”.

Quais são os objetivos da ‘Gigante da Colina’?

O principal objetivo é ser uma grande instituição vascaína na Capital Federal. Fazendo dessa Escola de Samba, um grande patrimônio vascaíno. Nosso sonho e ver cada vascaíno, reconhecendo o nosso trabalho. Ficamos felizes em ver pessoas que moram longe torcendo pelo sucesso da nossa escola na avenida.

A escola é composta somente por vascaínos ou qualquer pessoa pode fazer parte dela?

Não! De forma alguma. Afinal de contas quando nós fazemos um projeto social não perguntamos se a criança ou jovem é vascaíno ou não. Mas muitos acabam tendo uma gratidão eterna conosco e simpatizam ou até viram a casaca. Temos tricolores, palmeirenses, botafoguenses e até mesmo flamenguistas que ajudam a nossa escola de samba vascaína. E digo que muitos deles viram noites em claro trabalhando pela nossa escola. Por que eles já são apaixonados pela GIGANTE DA COLINA.

Como os torcedores de outros times encaram essa escola de samba que leva o nome do Vasco?

Em um primeiro momento olham com rivalidade, mas depois que conhecem o nosso propósito nos respeitam e aplaudem o nosso trabalho.

Existe alguma dificuldade nas despesas e na divulgação da escola?

Apesar da ajuda financeira do Governo, ainda temos muito carência na estruturação da escola. Faltam instrumentos para nossa bateria, som, microfones, sede própria e etc. Para se ter uma idéia, o nosso carro alegórico é feito ao relento, mas toda dificuldade é vencida aos poucos. Temos apenas 10 mil reais para fazer a decoração do nosso carro alegórico e estamos nos virando com materiais recicláveis e doados de outras escolas de samba. Quanto à divulgação, temos uma ótima equipe, que trabalha voluntariamente pela escola.

A escola também tem projetos sociais na cidade de Varjão, em Brasília. Conte-nos com detalhes como são esses projetos e em que eles beneficiam a sociedade brasiliense.

Fizemos durante 1 ano um projeto músico-cultural, ministrando aulas de teoria musical, percussão e língua japonesa. Além de oficinas e apresentações de musicais que beneficiavam crianças, jovens e adultos. Infelizmente encerramos o projeto por falta de apoio de empresários e da própria administração do Varjão. Espero que com essa reportagem possamos buscar novos parceiros, que queiram ajudar a desenvolver as regiões menos favorecidas através da cultura, música e arte.

Sabemos que tudo que leva o nome do Vasco da Gama é sucesso. E com a ‘Gigante da Colina’ não podia ser diferente, nas redes sociais e no país o sucesso é evidente. Como lidar com o crescimento tão rápido da escola?

Pra gente é muito gratificante saber que tem pessoas do país inteiro com os olhos voltados para a nossa instituição vascaína. Isso é fruto de muito trabalho da nossa equipe de divulgação. Da qual tenho que agradecer pelos esforços voluntários da Brenda, Paulo, Nathy, Ciro, Pepe, Rubem, Kiiz, Jani, Millena, Jaque, Vinícius e Michelle. Muito Obrigado por tudo. Eles são os grandes responsáveis pelo sucesso da Escola nas redes sociais.

O que a ‘Gigante da Colina’ pretende fazer no carnaval de 2011?

Ano passado desfilamos somente com o Patrocínio da Casa Vascaína (a maior loja de materiais esportivos do Vasco em Brasília), do qual ficamos eternamente gratos pela confiança depositada. Só eles acreditaram no nosso trabalho e por isso não poderia deixar de passar essa oportunidade de agradecê-los.

Já nesse ano, o nosso esforço foi chancelado pelo GDF (Governo do Distrito Federal) e conseguimos a subvenção dada para as outras escolas de samba do Distrito Federal. Com isso, teremos igualdades de condições para brigarmos pelo título do carnaval brasiliense. Contratamos os carnavalescos cariocas, John Michael e José Antônio, que desenvolveram o enredo “Dos Mares à consagração, a Gigante e o Vasco em um só Pavilhão”. Esse enredo, conta a história de luta do clube que lutou contra o preconceito racial. Estamos ansiosos para contar a história do nosso Vasco na avenida.

Para finalizar, deixe o seu recado para a torcida vascaína.

Torcida Vascaína, é à hora de entrar na avenida e defender o nosso pavilhão cruzmaltino. Viramos noites e mais noites trabalhando pela nossa escola vascaína. Vamos todos juntos lutar por esse título!

Fabiano, obrigado pela entrevista

Eu que agradeço. Matheus, muito obrigado por tudo.

Confira a reportagem que foi feita pela Globo-DF no ano da fundação da ‘Gigante da Colina’, em 2009



Confira a letra e o samba da Gigante da Colina desse ano. O enredo é: ‘Dos Mares à consagração, a Gigante e o Vasco em um só Pavilhão’



"No meu estandarte a cruz de malta
Simboliza uma paixão
Meu samba com engenho e arte
Exalta as glórias do meu time campeão
Hoje a Gigante da Colina
Abre a cortina e deixa entrar a luz do sol
Trazendo de volta à memória
A mais bela história do país do futebol

(Oh meu amor)
Venha meu amor viver comigo essa emoção
Vasco da Gama é terna chama no meu coração

São Januário é o templo
Onde o operário construía
O sonho de igualdade entre todas as raças
Com harmonia
No início os remadores
Com braços fortes conquistaram o mar
Depois vieram os jogadores
Maravilhas negras, preconceitos a quebrar
Salve Bellini e Barbosa
Ademir e Friaça e tantos outros mais
Que desbravaram os gramados
Pra Roberto Dinamite triunfar

O Expresso da Vitória fez brilhar
A estrela que no céu vai me guiar...
Hoje o meu carnaval se ilumina
Com a luz da Gigante da Colina".

Composição de: Ademir Augusto Martinello

Saiba como ver o desfile da ‘Gigante da Colina’

A escola irá abrir o carnaval de Brasília no dia 05 de março, às 20h no Ceilambódromo. Os ônibus irão sair do Quiosque da Cordona, no Cruzeiro. Não sabe chegar ao Quiosque? Clique aqui e veja o caminho.

Acompanhe a ‘Gigante da Colina’ nas redes sociais

Twitter / Facebook / Orkut

Quer se afiliar a escola?

É só entrar em contato no e-mail: dep.adm.gigantedacolina@gmail.com




Como vocês puderam acompanhar acima, a ‘Gigante da Colina’, não é apenas uma escola que idolatra o Vasco da Gama, mas também é uma ferramenta importante para o crescimento da cidade de Varjão, em Brasília. Projetos sociais são a marca da escola, além do carisma que ela tem com todos os torcedores de outros times. O apoio da escola de samba é muito grande nas redes sociais e também em vários estados. Inclusive, ela é apoiada pela vascaína e cantora Fernanda Abreu e pelo ídolo vascaíno Carlos Germano. Desde já, desejamos o nosso boa sorte a ‘Gigante da Colina’ no carnaval 2011!

Fonte: Blog Torcedores do Vasco