Tamanho da letra:
|

Confira entrevista com Gott, goleiro atualmente cedido ao Vasco de Sines


Sexta-feira, 18/02/2011 - 10:34

Logo após conversar com o jovem atacante Diego Luiz, o Blog do Repórter da Colina (www.reportercolina.com) continua buscando matérias exclusivas para os seus leitores.

A entrevista de hoje é com um goleiro que teve boa passagem pelo Vasco nos últimos dois anos (09/10) e hoje atua no nosso irmão português, o Vasco de Sines. Trata-se do jovem Gott, que vem sendo destaque em Portugal, inclusive ganhando manchetes da imprensa lusa.

Foram abordados diversos temas, entre eles: início de carreira, passagem recente pelas categorias de base do Vasco-RJ, atual momento na Europa, Rodrigo Caetano, entre outros.

Confira o bate-papo completo abaixo:

Primeiro, apresente-se aos leitores. Fale um pouco sobre a pessoa Gottfried.

Sou um cara simples, humilde e trabalhador, que ama o que faz: jogar futebol.

Pelo seu nome, podemos perceber raízes estrangeiras em sua família. De qual país vem essa herança? Alguma história relacionada a isso?

Meus bisavós paternos vieram da Alemanha na 2ª Guerra Mundial. Eu herdei o nome do meu avô, que também se chamava Gottfried Golz.

Conte sobre o início de sua carreira. Enfrentou obstáculos? Alguém ajudou a superá-los?

Início da carreira sempre é difícil. Eu comecei na escolinha da minha cidade com 11 anos. Aos 13, um olheiro me viu jogando e me levou para o Grêmio. Foi bastante complicado, eu morava em Porto Alegre sozinho, mas graças a Deus sempre tive pessoas que me ajudaram muito. Meus pais nunca me deixaram desanimar, sou grato a eles por tudo. Também agradeço à Montano Sports, que sempre me apoiou.

De que maneira você veio parar no Vasco? Quanto tempo permaneceu em São Januário? Como foi esse importante período na sua carreira?

Cheguei ao Vasco em setembro de 2009, tinha rescindido contrato com o Grêmio. Me lembro que nessa época fiquei sem clube e fui apresentado à Montano Sports, que me ajudou muito e me indicou para o Vasco da Gama, onde tive uma boa passagem. No fim de 2009, fomos campeões do Torneio OPG. Após isso, na Copa SP de Juniores, não fomos bem. Reconheço que não fiz uma boa Taça (Copa SP 2009), mas amadureci e aprendi muito na competição. Em 2010, vencemos a Taça Rio de Juniores e logo depois o Campeonato Carioca. Tenho orgulho de ter feito parte daquele grupo campeão.

Qual foi o momento mais marcante de sua estadia na Colina?

Tive muitos momentos bons no Vasco. No fim de 2009, quando fui chamado pra treinar com o Carlos Germano, foi uma fase muito boa, aprendi muito com ele. Como com o próprio Marcio, preparador de goleiros do Juniores. Foram duas pessoas que sempre me ensinaram muito (Germano e Marcio), tenho grande admiração por eles. E 2010, quando conquistamos o título estadual, foi um momento marcante na minha carreira.

Acha que ganhou experiência nesse meio tempo?

Com certeza! Amadureci muito no Vasco, como pessoa e como atleta.

Quais foram suas melhores amizades dentro do Vasco? Quem mais te ajudou lá dentro?

Seria injusto se eu citasse poucos nomes, tenho grandes amigos em São Januário. Desde o primeiro dia, sempre me senti em casa, todos me acolheram muito bem.

Há algum jogador do elenco profissional cruzmaltino que você admire? Quem e porque?

Admiro muito o Fernando Prass. Além de ser um excelente goleiro, é uma otima pessoa.

Quem é o seu maior ídolo no futebol?

Nao tenho ídolos, mas admiro muito o Taffarel.

Em nossas conversas pré-entrevista, você foi só elogios ao diretor executivo de futebol vascaíno, Rodrigo Caetano. O que pode nos falar sobre ele?

Tive a oportunidade de trabalhar com o Rodrigo Caetano no Grêmio. É um grande profissional, muito competente. Se preparou e hoje vem fazendo um belo trabalho no Vasco.

Recentemente, foi feito um abaixo-assinado para pedir a continuidade do trabalho do Rodrigo em São Januário. O que acha dessa manifestação?

Eu já estava em Portugal, acompanhei pela internet. Vejo isso como o reconhecimento de um trabalho muito bem feito. Ele é um excelente profissional e com certeza fez por merecer.

Hoje, você atua no Vasco de Sines-POR e tem sido destaque em recentes matérias da imprensa lusa. Como você analisa o seu atual momento?

Graças a Deus, as coisas têm corrido bem aqui. Todos me acolheram bem, tenho trabalhado bastante. Nada resiste ao trabalho bem feito. Estamos em 1º lugar na tabela de classificação e temos a defesa menos vazada: 17 jogos e apenas 12 gols sofridos. Até o momento, atuei em todas as partidas. Está sendo uma ótima experiência para mim.

Até quando é o seu contrato em Portugal? Pretende retornar e brilhar na Colina?

Meu contrato com Vasco da Gama-POR vai até junho desse ano (2011). Sonho em um dia poder voltar e dar muitas alegrias à torcida do Vasco da Gama-RJ.

Qual é o seu maior sonho profissional?

Um dos sonhos que eu tenho como goleiro é chegar à Seleção Brasileira. Sei que é preciso muito trabalho e dedicação, só assim que se atinge objetivos.

Para finalizar, deixe seu recado para todos que te apoiaram e para a torcida do Vasco.

Agradeço a todos e deixo um grande abraço para a torcida vascaína em todo Brasil.

Siga a conta de Gott no Twitter: @GodoGott.


Gott


Fonte: Blog Repórter da Colina