Tamanho da letra:
|

VASCO SE DESPEDE DA TAÇA GB MASSACRANDO O AMÉRICA: 9 A 0


Sábado, 12/02/2011 - 21:22

O Vasco entrou em campo contra o América sem chance de se classificar para as semifinais da Taça Guanabara, mas nem por isso a partida tinha pouca importância para o time. Depois dos dias turbulentos com o péssimo início de campeonato, a equipe precisava vencer para ter a convicção que está no caminho certo para se recuperar. A goleada por 9 a 0 não só dá essa certeza, como parece ter lavado a alma dos jogadores cruzmaltinos. Um deles, em especial.

Perseguido pela torcida, Felipe era apontado como um dos culpados pelo mau momento do time e chegou a ser afastado da equipe. Mas, ao se machucar ainda no primeiro tempo, deixou o gramado ovacionado. O meia, que disse durante a semana que era mais fácil a estátua de Romário fazer um gol do que ele, deixou sua marca no triunfo vascaíno. Fagner, Marcel, Caíque, Jéferson, Enrico (2) e Ramon (2), fizeram os outros.

Apesar da goleada, a maior na história do confronto entre os times (até este domingo, o recorde era Vasco 8 x 2 América, no dia 14/08/1949), o Vasco está na quinta posição da Taça Guanabara, com sete pontos, enquanto o América está em sétimo, com quatro. Porém, as duas equipes podem perder uma posição, dependendo dos resultados deste domingo.

Com o fim da Taça Guanabara para as duas equipes, ambas só voltam a disputar uma partida pelo Campeonato Carioca no dia 5 de março. Pela primeira rodada da Taça Rio, o América encara o Cabofriense e o Vasco pega o Macaé. Antes, porém, o Gigante da Colina tem um compromisso pela Copa do Brasil. No dia 23, a equipe encara o Comercial-MS.

O JOGO

Nos primeiros minutos de jogo, o América partiu para cima do Vasco e deu a impressão que criaria dificuldades ao time cruzmaltino. Mero engano. Bastou o primeiro ataque para o Gigante da Colina se impor em campo e abrir o placar. Fagner puxou contra-ataque pela direita e tocou para Eder Luis. O atacante devolveu para o lateral dentro da área. Mesmo se enrolando para dominar a bola, Fagner conseguiu desferir um chute certeiro.1 a 0 Vasco.

O América tentou dar a resposta. Edson arriscou de longe e a bola passou perto. Felipe Adão chegou a assustar em cobrança de falta. Mas era o Vasco que chegava com mais perigo. Eder Luis, que parece ter voltado aos seus bons tempos, recebeu na esquerda e rolou para Felipe na entrada da área. O meia, que disse durante a semana que era mais fácil a estátua do Romário fazer gol do que ele, encheu o pé e contou com a sorte ao ter seu chute desviado em Bruno para ampliar o marcador. Na comemoração, foi abraçado por todos os companheiros.

O Vasco cresceu e o América se intimidou. Voltando ao time após sofrer lesão na mão, Fellipe Bastos chamou a responsabilidade nas cobranças de bola parada de longe. Em uma delas, de quase do meio do campo, o volante mandou uma bomba com a direção certa. Mota fez bonita defesa. No banco, Ricardo Gomes se espantou com o chute. “Ele vai chutar dali mesmo?”, perguntou aos auxiliares, antes da batida

Mota nem teve tempo de comemorar sua boa defesa. Logo em seguida, Ramon sofreu falta perto da área. O próprio lateral bateu com efeito e o goleiro, que pulou para o lado errado, aceitou. Festa dos torcedores do Vasco, que emendaram a comemoração do terceiro com a do quarto gol. Dois minutos após o gol de Ramon, Marcel mandou de cabeça para as redes, após cobrança de escanteio.

Eder Luis continuava a todo vapor e comandava o ataque cruzmaltino. De seus pés, quase saiu o quinto gol, em chute cruzado da entrada da área. Nervoso, o time do América estava atabalhoado em campo. Leandrinho, ao disputar bola com Felipe, acertou o dedo no olho do meia. O jogador cruzmaltino pediu para sair e foi ovacionado pela torcida.

No lugar de Felipe entrou Enrico que, em dois minutos em campo, fez também seu gol. Eder Luis recebeu em velocidade pela direita e cruzou na medida para o meia mandar para as redes e fazer o Vasco sair para o intervalo com a vantagem de cinco gols no placar.

O América voltou para o segundo tempo com Wellington no lugar de Hugo. Nas palavras de Lulinha, o time alvirrubro tinha que se defender e tentar minimizar o vexame. Do lado cruzmaltino, Ricardo Gomes tirou Eder Luis, que sentiu dores na panturrilha, e colocou Caíque.

Se Eder estava inspirado na armação de jogadas, Caíque já chegou mandando a bola para dentro do gol. Em boa troca de passes com Fagner, o atacante recebeu dentro da área e, livre, bateu para as redes. O Vasco seguiu na pressão e a defesa do América cada vez se via mais perdida. Ronan tentou sair com a bola pelo meio da área e entregou nos pés de Ramon, que bateu rasteiro e fez o sétimo.

No tempo técnico para beber água, aos 20 minutos, Lulinha reclamou com seus jogadores sobre a postura ofensiva deles. O treinador do América mandou que seus atletas não saíssem para o ataque. “Quer fazer gol de honra para quê?”, questionou.

Mas não adiantou. O América voltou a falhar na defesa e Fellipe Bastos aproveitou para dar um passe açucarado para Jeferson no meio da área. O meia não perdeu a oportunidade e fez o oitavo do time. Jeferson quase fez o nono, após mais uma falha da defesa alvirrubra que o deixou livre na entrada da área. O chute, porém, foi para fora.

O Vasco seguiu na pressão e chegou a ter os dois zagueiros ao mesmo tempo no ataque. Dedé e Anderson Martins se aventuraram na frente, mas não conseguiram marcar. Quem fez o nono foi Enrico, que recebeu na esquerda, cortou o zagueiro, e mandou para as redes.

A torcida pediu nas arquibancadas o décimo, mas o árbitro Wagner do Santos Rosa, diante da situação, decidiu não dar acréscimo e encerrou a partida segundos antes dos 45.

GALERIA

Felipe
Felipe
Jogadores comemoram gol de Fagner
Jogadores comemoram gol de Fagner
Jogadores comemoram gol de Fagner
Jogadores comemoram gol de Fagner
Jogadores comemoram gol de Fagner
Jogadores comemoram gol de Fagner
Éder Luís e Felipe
Éder Luís e Felipe
Marcel e Ramon
Marcel e Ramon
Ramon
Ramon
Ramon
Ramon
Caíque
Caíque
Caíque
Caíque
Jéferson
Jéferson
Patric e Ramon
Patric e Ramon

VÍDEO

FICHA TÉCNICA

AMERICA 0 X 9 VASCO

Estádio: Raulino de Oliveira, Volta Redonda (RJ)

Data: 12/02/2011 - sábado
Hora: 19h30min (de Brasília/horário de verão)

Árbitro: Wagner dos Santos Rosa (RJ)
Assistente nº1: Alexandre Eller (RJ)
Assistente nº2: José Carlos Batista de Arruda (RJ)

Público: 1.255 pagantes
Renda: R$ 23.250,00

Cartões amarelos: Bruno Santos 13'/1ºT (AME), Fellipe Bastos 1'/2ºT (VAS), Ramon 19'/2ºT (VAS)

Gols: Fagner 4'/1ºT (VAS), Felipe 18'/1ºT (VAS), Ramon (falta) 23'/1ºT (VAS), Marcel (cabeça) 24'/1ºT (VAS), Enrico 37'/1ºT (VAS), Caíque 5'/2ºT (VAS), Ramon 18'/2ºT (VAS), Jéferson 24'/2ºT (VAS), Enrico 44'/2ºT (VAS)

AMERICA: Mota; Edson, Luiz Antônio, Ronan, Bruno Santos; Ives, Rodolpho Fukamati (Thiago Panelli 32'/1ºT), Felipe Silva e Leandrinho (Alanzinho 25'/2ºT); Hugo (Wellington, intervalo) e Felipe Adão. Técnico: Lulinha.

VASCO: Fernando Prass [cap]; Fagner, Dedé, Anderson Martins e Ramon; Fellipe Bastos, Rômulo, Felipe (Enrico 35'/1ºT) e Jéferson; Eder Luis (Caíque, intervalo) e Marcel (Patric 15'/2ºT). Técnico: Ricardo Gomes.

ESTATÍSTICAS

Estatísticas de América 0x9 Vasco
Estatísticas de América 0x9 Vasco
Estatísticas de América 0x9 Vasco
Estatísticas de América 0x9 Vasco
Estatísticas de América 0x9 Vasco
Estatísticas de América 0x9 Vasco

TROFÉU NETVASCO 2011

Dê suas notas agora!

Col.JogadorMédiaCol. no anoMédia no ano
Jéferson9.0518*6.5442
Ramon8.8516*5.0084
Dedé8.5266*7.0226
Fellipe Bastos8.4931*8.4931
Fagner8.4331*5.9486
Éder Luís8.0842*4.8738
Enrico8.0393*5.0030
Anderson Martins7.9707*6.1084
Felipe7.9645*4.7476
10ºFernando Prass7.7443*6.4082
11ºMarcel7.5179*4.6373
12ºCaíque7.3520*5.8832
13ºRomulo6.7340*4.6476
14ºPatric6.1187*4.4231
* = não classificado (menos de 10 jogos) | Total de votos: 2898 | Ranking 2011

Fonte: GloboEsporte.com (texto, vídeo), NETVASCO (ficha), Fotocom (fotos), O Globo online (foto), Siga Seu Time (estatísticas)