Tamanho da letra:
|

Ricardo Gomes pretende dar mais liberdade para os laterais atacarem


Sexta-feira, 11/02/2011 - 21:04

Deixar os laterais com liberdade para atacar é uma tática que, em alguns casos, pode dar certo. O Flamengo, em 2009, e o Cruzeiro, em 2003, são exemplos disso. Com pouco mais de uma semana de Vasco, o técnico Ricardo Gomes já definiu que é desta forma que a o time irá jogar, até pelas características de Fagner e Ramon que tem muita força ofensiva.

Tal formação, no entanto, pode ser fatal se mal aplicada. Com liberdade para chegar à frente, os laterais deixam a defesa desprotegida. Pensando nisso, o treinador cruzmaltino pretende treinar intensamente a parte defensiva desses atletas. Ricardo Gomes revela que não irá alterar o estilo de jogo da equipe.

“Os dois jogadores tem características ofensivas, são laterais que dão apoio ao ataque. Então, nós temos que armar a equipe de forma que eles tenham liberdade para atacar. Mas, é claro, sem esquecer que eles tem os cuidados defensivos, que também devem ser cumpridos. Eles ficam muito a vontade jogando para frente, só tem que melhorar a parte defensiva. Analisando os dois jogadores, tanto o Fágner como o Ramon, eles são apoiadores. Ficam o tempo todo no ataque, e nisso a gente não vai mexer. Só vamos melhorar um pouco a marcação.”

Na último jogo, o Vasco venceu o Americano por 3 a 0. Apesar da vitória, sem sofrer gols, o técnico Ricardo Gomes não gostou da postura da equipe, principalmente do sistema defensivo. Na opinião do treinador, os jogadores cruzmaltinos não souberam como controlar a partida.

“Temos que melhorar o sistema defensivo porque apresentamos algumas falhas. Contra o Americano, nós vencíamos por 2 a 0 e o jogo não estava sob nosso controle. O trabalho dessa semana foi para aprender a controlar o jogo, com a vantagem ou não no placar, sem passar pelos sustos que passamos pelo Americano.

O Vasco encerra a participação na Taça Guanabara, neste sábado, contra o América, às 19h30, no Raolino de Oliveira.

Fonte: Superesportes