Tamanho da letra:
|

Ainda sem Ricardo Gomes, Vasco pega Volta Redonda buscando 1ª vitória


Quinta-feira, 03/02/2011 - 10:14

Ainda sem Ricardo Gomes, Vasco encara Volta Redonda buscando 1ª vitória

Se o cenário já não está nada animador após quatro derrotas nas quatro primeiras rodadas, o Vasco encara o Volta Redonda nesta quinta-feira, às 19h30m (de Brasília), em São Januário, disposto a dar o primeiro passo para reagir. O técnico Ricardo Gomes, contratado na quarta-feira para substituir o demitido PC Gusmão, ainda será um mero espectador na Colina. O responsável por comandar o time será o interino Gaúcho.

Se o Vasco não pontuou e está na lanterna do Grupo A da Taça Guanabara, a situação do Voltaço não é muito diferente. A equipe tem apenas um ponto e está em penúltimo. Os dois clubes já não têm mais chances de classificação para semifinal.

O confronto terá transmissão ao vivo do canal Premiére, pelo sistema pay-per-view. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real, com vídeos. O árbitro da partida será Djalma José Beltrami. Ele será auxiliado por Silbert Faria Sisquim e Wendel de Paiva Gouvea.

O que esta em jogo

Vasco: mesmo que a partida não tenha mais valor para classificação para semifinal, a situação dramática do time não permite que os jogadores pensem em outra coisa que não seja vencer. Só assim a equipe pode ter um pouquinho de tranquilidade para trabalhar. Como o novo técnico estará de olho, os atletas terão a oportunidade de deixar uma boa impressão no chefe.

Volta Redonda: o início ruim na competição obriga o time tentar aprontar uma surpresa em São Januário. Com apenas um ponto, o Voltaço vai em busca da vitória para ficar em uma melhor colocação dentro do grupo. Para isso, terá que melhorar a pontaria. Nestas quatro primeiras rodadas, o time fez apenas um gol.

As escalações

Vasco: sem os afastados Carlos Alberto e Felipe, Gaúcho deve manter a base do time que perdeu o clássico com o Flamengo na última rodada. A julgar pelo treino coletivo de quarta, no entanto, ele promoverá uma mudança importante no time: a entrada do atacante Misael no lugar do volante Allan. O paraguaio irrazábal é o provável substituto de Fagner, que está suspenso por causa do terceiro amarelo. O Vasco deve entrar em campo com: Fernando Prass; Irrazábal, Dedé, Anderson Martins e Ramon; Eduardo Costa, Romulo e Jeferson; Misael, Eder Luis e Marcel.

Volta Redonda: o estreante técnico Dário Lourenço não poderá contar com o meia Glauber, que levou uma pancada no rosto na última rodada, teve um afundamento do osso malar e terá que fazer uma cirurgia. O tempo de inatividade deve ser de dez dias. O atacante Jean, com dores na virilha, é dúvida. A equipe deve entrar em campo com: Mauro; Fabinho, Padovani, Ávalos, Fernando Lombardi e Thiago Maciel; Jonilson, Radamés e Lopes; Jean (Adenis) e Gilmar.

Fique de olho

Vasco: Dedé irá completar 50 jogos com a camisa cruzmaltina justamente contra o time que o revelou. Destaque em 2010, o zagueiro não foi bem na última rodada, no clássico com o Flamengo, e a expectativa é de que ele retome as boas atuações já a partir desta quinta-feira.

Volta Redonda: um dos nomes mais conhecidos do elenco, o meia Lopes, de 31 anos, é uma das esperanças do Voltaço para surpreender o rival. O "Tigrão" foi revelado pelo próprio clube depois fez sucesso no Palmeiras. O jogador atuou em outras das principais equipes do país, como Cruzeiro, Flamengo, Fluminense e Santos.

O que eles disseram

Fernando Prass, goleiro do Vasco: "Temos que somar pontos. Estamos em último no grupo. Isso é horrível. Precisamos tentar somar os nove pontos na Taça Guanabara. Até para tirar essa pressão de não vencer. As derrotas vão acumulando um peso negativo. Não é uma vitória que vai tirar isso tudo. Mas começa por aí."

Dário Lourenço, técnico do Voltaço: "Tivemos pouco tempo para trabalhar antes deste jogo, mas já conseguimos orientar os jogadores sobre nossos objetivos. É um grupo qualificado e unido, que tem um clima muito bom para se trabalhar. Queremos que isso se reflita dentro de campo".

Números e curiosidades

* A equipe do Vasco tem um bom aproveitamento contra o Volta Redonda nas partidas disputadas em São Januário pelo Carioca. Foram 22 jogos, com 16 vitórias cruzmaltinas, cinco empates e apenas uma derrota. Os donos da casa já marcaram 43 gols e sofreram 12.

* Desde 1983 não acontece um empate sem gols entre Vasco e Volta Redonda no Campeonato Carioca. A última vez foi no dia 20 de novembro de 1983, em São Januário.

* No caso de uma derrota do Vasco, será o pior início de um time grande na história da competição. Se vencer, a equipe da Colina iguala a campanha do Botafogo em 1943. O Glorioso foi o último a vencer apenas uma e perder outras quatro nas cinco primeiras rodadas do Carioca.

Último confronto

Na última vez que as duas equipes se enfrentaram, dia 28 de fevereiro do ano passado, em São Januário, o Vasco venceu o Volta Redonda por 2 a 1. Os gols cruzmaltinos foram marcados por Philippe Coutinho e Elton. Na ocasião, o técnico Vagner Mancini escalou sua equipe com: Fernando Prass, Fagner, Fernando, Thiago Martinelli e Marcio Careca; Paulinho, Souza, Fumagalli (Léo Gago) e Philippe Coutinho (Robinho); Elton e Dodô (Jumar).

Fonte: GloboEsporte.com