Tamanho da letra:
|

Jorge Sotter fala sobre planejamento da preparação fisica em 2011


Quarta-feira, 29/12/2010 - 15:03

Na tarde desta quarta-feira (29), o preparador físico do Vasco Jorge Sotter concedeu entrevista ao repórter Gustavo Penna no programa ‘Momento Esportivo’, da Super Rádio Brasil. Na ocasião, o profissional falou sobre as perspectivas para 2011 e sobre as tarefas que foram passadas aos jogadores antes das férias:

Foi passado algum programa especial para o Carlos Alberto nessas férias? Quais as perspectivas para 2011?

“Não só o Carlos Alberto, como o restante do grupo de jogadores receberam algumas tarefas a serem executadas nas férias com atenção em alguns detalhes. Então, o departamento de preparação física, junto com a nutrição e fisiologia, conversou com os atletas, passamos a necessidade deles aproveitarem as férias, mas sem se descuidar. Fizemos uma avaliação de percentual de gordura antes de sairmos de férias e os atletas que tem uma tendência a engordar tem que ter um cuidado maior para não chegarem com percentual de gordura muito elevado. Demos para eles uma margem que eles podem se exceder, mas quando retornarem nós vamos reavaliá-los e vamos ver aquele que cumpriu o que foi determinado. Então não só o Carlos Alberto, mas como todos os atletas serão submetidos a essa avaliações. E a perspectiva para 2011 é excelente, pois vamos iniciar um trabalho e iremos realizar uma pré-temporada com o grupo que já estará adaptado ao trabalho da comissão técnica, não precisa mais ter aquele período de adaptação e isso faz com que o Vasco tenha uma perspectiva boa para 2011. É um grupo de profissionais muito qualificado, é grupo de trabalhadores que cumpre muito bem as suas obrigações e eu não tenho dúvidas que o grupo do Vasco vai chegar forte em 2011.”

Qual diferença existente entre começar um trabalho no início da temporada ou começar com ela já em curso, como foi no caso de 2010?

"A grande diferença é com relação a metodologia de trabalho. Você quando pega uma equipe já no meio de uma temporada, você ainda tem aquela preocupação de os atletas captarem a forma de trabalho, pois cada comissão técnica tem sua forma de trabalhar e você precisa passar, os jogadores precisam se adaptar ao nosso estilo de trabalho, que é com uma intensidade muito alta o nosso trabalho de campo, e então os jogadores os jogadores precisam se readaptar a uma nova forma de trabalho."

É possível saber a condição física de um jogador como o Carlos Alberto só observando as peladas que ele disputou nesse fim de ano?

"Eu sinceramente eu não acompanhei nenhuma dessas partidas. Eu só assisti os gols daquela partida das estrelas, onde o Carlos Alberto aparece comemorando um gol do Tulio e até comentei com meu filho: 'O Carlos Alberto parece que tá fininho'. Isso foi só um comentário que fiz, mas sinceramente não venho acompanhando os jogos. O Carlos Alberto é um grande jogador, uma pessoa maravilhosa e espero que o ano de 2011, não só o Carlos Alberto, mas o Felipe, todos os atletas, tenham uma sequência maior. Nós vamos saber exatamente na forma desses jogadores no início da preparação, na pré-temporada, onde faremos algumas avaliações de força muscular, de percentual de gordura e de resistência aeróbica. Então, através de uma dessas avaliações é que a gente vai ver como esse grupo se comportou nas férias e como que eles estão se apresentando para iniciar o trabalho."

Fonte: Supervasco