Tamanho da letra:
|

Nos 10 anos da Virada do Século, Eurico Miranda fala sobre o título


Segunda-feira, 20/12/2010 - 10:51

O atual presidente do Conselho de Beneméritos do Vasco, Eurico Miranda, relembrou em entrevista ao site Lancenet! os bastidores da "Virada do Século", forma como ficou conhecida a finalíssima da Copa Mercosul de 2000, na qual o Gigante da Colina saiu de um placar adverso de 3 a 0 contra o Palmeiras, no Parque Antártica, para uma vitória por 4 a 3 que lhe valeu o título. Na época, Eurico era vice-presidente de futebol do clube. Menos de um mês depois da conquista, ele assumiria a presidência da instituição.

DEMISSÃO DE OSWALDO DE OLVEIRA A 4 DIAS DO JOGO

(Obs.: No dia 16/12/2000, um sábado, o Vasco cedeu o empate por 2 a 2 para o Cruzeiro de Felipão em São Januário após estar vencendo por 2 a 0. Eurico cancelou a folga dominical dos jogadores. Oswaldo de Oliveira não concordou e se demitiu. Alguns atletas foram ao dirigente tentar demovê-lo de sua decisão, mas, horas depois, Eurico acertou com Joel Santana.)

"Eu sempre fui apontado como o culpado pelas derrotas. Não seria a primeira vez. Mas eu considero isso normal para quem tem de tomar decisões. O que eu não poderia deixar era que acontecesse aquela quebra de hierarquia."

A VIRADA SOBRE O PALMEIRAS

"Um resultado como aquele não se repete. Nunca pensamos que poderíamos perder. Quando o Júnior Baiano foi expulso, não colocamos um zagueiro. Cada jogador tirou o que havia de algo mais de dentro de si naquela noite."

CHAMANDO A PRESSÃO PARA SI

"Estava um clima muito ruim. O vestiário, a recepção... Mas acho que isso é normal. Eu era a pessoa mais visada. O coro no estádio era “Eurico via**”. Voltei do vestiário depois das equipes e atravessei o campo sozinho, em direção ao banco, do lado oposto à saída do vestiário, para atrair um coro forte para mim. Foi proposital. Queria passar aos jogadores que, acontecesse o que acontecesse, a responsabilidade era minha."

Clique aqui e confira o Especial da NETVASCO em comemoração aos 10 anos da Virada do Século.

Fonte: NETVASCO