Tamanho da letra:
|

Futebol Americano Masculino: Conheça a história do Vasco Patriotas


Quinta-feira, 09/12/2010 - 18:28

A Vila Belmiro, conhecida por muitos amantes do futebol como a Vila Famosa, por ter sido o palco de várias apresentações do atleta do século, o Rei Pelé, será neste sábado, às 16h, o primeiro grande estádio de futebol do país a ser o cenário da final do Torneio Touchdown, o equivalente ao Campeonato Brasileiro de Futebol Americano. Em campo, estarão de um lado o Vasco, estreante na modalidade, e do outro o Vila Velha Tritões. Na preliminar, às 11h, estarão no gramado o próprio Santos e o time do Osasco Soldiers.

Na primeira fase da competição, os finalistas disputaram duas partidas. Na rodada de abertura, em Vila Velha, os Tritões superaram os vascaínos por um placar expressivo: 36 a 23. No returno, no Estádio do Ceres, no Rio, o Vasco levou a melhor por 10 a 7. Nas semifinais, há duas semanas, o time do Tritões derrotou o Curitiba Hurricanes por 6 a 3, em Vila Velha. Já o Vasco viajou a Florianópolis e conquistou a vaga na final ao derrotar o São José Istepôs por 9 a 3.

O time do Vasco foi formado a partir da iniciativa do jogador de defesa Felipe Rugboy, um dos fundador do Patriotas, inspirado no New England Patriots. Rugboy manteve contato com a diretoria vascaína e promoveu a união de sua equipe com o Vasco. Em campo, o quarterback (lançador ou amador) vascaíno é Roni Ferreira, que conduziu o time à final com quatro vitórias seguidas, sendo as duas últimas, fora de casa, e de virada.

- É um gigante! O Vasco é muito grande, e o futebol americano já é uma realidade no Brasil, tanto como atração, quanto prática esportiva. Os fãs estão com grandes expectativas em relação a essa final, e isso só aumenta o peso, fora o fato de eu ser vascaíno de coração - disse ele. - Mas o time já superou inúmeras dificuldades, e passaremos por cima de mais esse desafio, por nós, pelo Vasco e pelos torcedores.

Na defesa, um dos dois líderes é Cristiano Forti, para quem, na primeira partida o grupo, além da longa viagem, sofreu pela falta de um maior entrosamento:

- Acima de tudo, não somos apenas uma defesa, somos um time harmonioso, onde todos os setores jogam unificados, e é exatamente esta caracteristica que pode nos levar ao titulo.

Para Rugboy, o fato de a decisão ser num estádio de futebol utilizado durante o Brasileirão já é algo histórico para os praticantes e apaixonados de uma modalidade vista ainda ocm forte carga de preoconceito, talvez pelo adjetivo "americano". Segundo Rugboy, será uma partida de detalhes.

- Seria ótimo poder contar com a nossa torcida também, sentir o calor que vem das arquibancadas com o torcedor cantando e nos apoiando. Por isso eu gostaria de convocar a todos os guerreiros cruzmaltinos que morem em Santos ou tenham condições de assistir ao jogo, para jogar conosco das arquibancadas, na busca deste título inédito.

Em Vila Velha, o Tritões conquistou muitos fãs na cidade e está muito motivado para o jogo. tanto que levará a Santos sua primeira torcida organizada, a Maremoto Negro.

- A idéia da torcida organizada vem desde o primeiro jogo aqui em Vila Velha contra o Vasco. Porém, não tínhamos tempo para fazer a arte e divulgar. Após o jogo contra o Hurricanes com um público de dois mil pessoas em média, não podíamos adiar ainda mais, então, resolvemos fazer a Maremoto Negro ainda antes da final - disse Bods.

O Torneio Touchdown tem um diferencial em relação a outros campeonatos da modalidade, porque nele os atletas usam o kit de segurança usado pelos jogadores da NFL (liga americana), como capacete, proteção para ombro, peito, cintura, joelhos, etc (o kit custa cerca de R$ 1 mil e é importado). No Rio também está bem difundida uma versão praia do futebol americano, na qual os atletas ainda não fazem uso desses kits. Na praia, no masculino, o campeão foi o America Red Lions, e no feminino, o Vasco.

Fonte: Globo Online