Tamanho da letra:
|

Vasco perto de ser campeão nacional em novo esporte: futebol americano


Quarta-feira, 01/12/2010 - 03:34

Clube que já foi campeão brasileiro pelo menos uma vez em vários esportes, como futebol, remo, basquete, futsal, natação e atletismo, o Vasco poderá obter um novo título nacional, agora no futebol americano. Os vascaínos vão decidir a segunda edição do Torneio Touchdwon (o Brasileiro da modalidade), contra o Vila Velha Tritões, no próximo dia 11 de dezembro, às 16h, no estádio do Santos, na Vila Belmiro, com preliminar a partir das 11h, entre o Santos e o Osasco Soldiers.

Para chegar a esta final, o elenco do Vasco superou o cansaço de uma viagem de 18 horas até Florianópolis, para obter difícil vitória por 9 a 3 sobre o time local, o São José Istepôs, um dos melhores times do Brasil. O touchdown (jogadoa que vale seis pontos) que garantiu a vitória vascaína foi marcado pelo running back (corredor) Caio, que também fora o herói da vitória vascaína na partida que selou a vaga nas semifinais contra o São Paulo Spartans, de virada. O Vasco é o único representante carioca no torneio.

Já o time capixaba do Vila Velha Tritões emocionou a cidade, a começar pelo kickoff (pontapé inicial) dado pelo próprio prefeito. Neste clima, derrotou, nos últimos dois minutos, o Curitiba Hurricanes, dono da melhor defesa do país por apertados 6 a 3.

O campeonato foi idealizado pelo jornalista, ator e locutor André José Adler, húngaro radicado no Rio, que por vários anos narrou campeonatos e jogos decisivos de Superbowl da modalidade pela ESPN americana.

Depois de vários anos nos EUA, trabalhou por algum tempo na TV húngara, também difundindo o esporte da bola oval. Há cerca de

um ano, voltou ao Rio e começou o trabalho de difundir o American Football no Brasil.

- As pessoas dizem que sou o Charles Miller do futebol americano (em referência ao introdutor do futebol no Brasil) - ri Adler. - Esta já é a segunda edição do Torneio Tpuchdown, e ninguém imagina o trabalho que dá organizar um campeonato, montar uma tabela, coisas assim... Eu me lembro que fui criado na Zona Sul do Rio e em 1957, fui o primeiro menino a fazer o personagem Pedrinho no Sítio do Picapau Amarelo na TV. Nos anos 60 e 70, trabalhei no cinema e no teatro, e nos Estados Unidos, surgiu essa paixão pelo futebol americano, que eu tento difundir aqui.

O Torneio Touchdown tem um diferencial em relação a outros campeonatos da modalidade, porque nele os atletas usam o kit de segurança usado pelos jogadores da NFL (liga americana), como capacete, proteção para ombro, peito, cintura, joelhos, etc (o kit custa cerca de R$ 1 mil e é importado). No Rio também está bem difundida uma versão praia do futebol americano, no masculino e no feminino, na qual os atletas ainda não fazem uso desses kits.

Fonte: Globo Online