Tamanho da letra:
|

Futebol Americano Masculino: Vasco joga semifinal neste sábado às 15h


Sexta-feira, 26/11/2010 - 10:19

Com campanhas iguais na primeira fase do Torneio Touchdown, o São José Istepôs e o Vasco da Gama Patriotas disputam, às 15h, deste sábado, em Florianópolis, a semifinal do Campeonato Brasileiro de futebol americano. As equipes somam três vitórias e uma derrota e chegam na semifinal como líderes de suas divisões. A partida será no estádio da Academia da Polícia Militar no Bairro da Trindade, com entrada franca para o público.

O duelo vale vaga na final do torneio no estádio da Vila Belmiro, em Santos, no dia 11 do próximo mês. O adversário sairá da partida entre Curitiba Hurricanes e Vila Velha Tritões. Esta é a segunda edição do torneio que tem como atual campeão o Rio de Janeiro Imperadores.

O time do Istepôs disputa pela primeira vez um campeonato nacional e chega embalado para a semifinal após ter vencido por 22 a 0 o Ponta Grossa Phantoms no dia 13 de novembro, em Florianópolis. Em boa fase o grupo de São José aposta na sua defesa e nas jogadas aéreas para chegar até a decisão em São Paulo. O fullback (jogador que defende para facilitar a subida do ataque) Thiago Rodrigues, pensa que o duelo contra o Vasco da Gama Patriotas será disputado jarda a jarda.

— Esta é a primeira vez que jogamos um campeonato brasileiro e já estamos na semifinal. Penso que o será muito difícil pois eles, (Vasco) também foram líderes na sua Divisão. Contamos com a nossa defesa para chegar até a final. É o que mais desejo no momento — explicou, confiante, o camisa 66 do Istepôs.

A classificação em primeiro lugar na Divisão Sul é considerada uma surpresa para o vice-presidente do Istepôs, Marcel Pires de Moraes. Até então, o time formado em 2005 só havia disputado campeonatos regionais e estaduais. Marcel ressalta o alto nível do futebol americano catarinense:

— Esperávamos uma classificação, mas não como líderes da Divisão. Sem dúvida foi uma supresa a campanha, mas esse é o nível do futebol americano catarinense. Temos plenas condições de vencer a competição.

Para chegar até as semifinais na sua primeira disputa de Brasileiro, o Istepôs disputou quatro jogos e conquistou três vitórias, acumulando um saldo positivo de 19 pontos. Na campanha venceu duas vezes o Ponta Grossa Phantoms. Já contra o segundo colocado da sua Divisão, o Curitiba Hurricanes, foi derrotado uma vez e venceu outra.

O Torneio Touchdown de 2010 teve duas Divisões, a Sul e a Sudeste. Ao todo sete equipes disputaram a competição que iniciou no dia 21 de agosto. Divididos em dois grupos os times jogaram em partidas de ida e volta. Os dois melhores colocados avançaram para as semifinais. Segundo o regulamento, o primeiro lugar das divisões enfrentaria o segundo lugar. Um acordo entre as equipes, no entanto, fez com que os líderes, Istepôs e Vasco da Gama se enfrentem já nas semifinais.

Fonte: Clicrbs