Tamanho da letra:
|

Futebol Americano Masculino: Vasco vai à semifinal do Torneio Touchdown


Sábado, 20/11/2010 - 18:55

Jogando na tarde deste sábado (20/11) no campo da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás), em Pouso Alegre (MG), o Vasco da Gama Patriotas venceu o São Paulo Spartans por 23 a 20 no último jogo da Divisão Sudeste do Torneio Touchdown, que equivale ao Campeonato Brasileiro da modalidade. Foi uma vitória emocionante, de virada (o Vasco chegou a estar perdendo por 20 a 9 e só passou à frente a 20 segundos do fim) e conquistada debaixo de chuva.

O resultado classificou o Vasco para as semifinais, fase pela qual viajará a Santa Catarina para enfrentar o São José Istepôs. O outro confronto acontecerá no Espírito Santo e reunirá o Vila Velha Tritões e o Curitiba Hurricanes. Ambas as partidas acontecerão no dia 27/11. A final está marcada para 11/12 na Vila Belmiro, em Santos (SP).

VÍDEO

PONTUAÇÃO E PARCIAIS

1º quarto

1 touchdown p/ São Paulo Spartans

Parcial - São Paulo Spartans 6 x 0 Vasco da Gama Patriotas

2º quarto

1 extra point p/ São Paulo Spartans
1 touchdown p/ Vasco da Gama Patriotas
1 extra point p/ Vasco da Gama Patriotas
1 touchdown p/ São Paulo Spartans
1 safety p/ Vasco da Gama Patriotas

Parcial - São Paulo Spartans 13 x 9 Vasco da Gama Patriotas

3º quarto

1 touchdown p/ São Paulo Spartans
1 extra point p/ São Paulo Spartans
1 touchdown p/ Vasco da Gama Patriotas
1 conversão p/ Vasco da Gama Patriotas

Parcial - São Paulo Spartans 20 x 17 Vasco da Gama Patriotas

4º quarto

1 field goal p/ Vasco da Gama Patriotas
1 field goal p/ Vasco da Gama Patriotas

FINAL - São Paulo Spartans 20 x 23 Vasco da Gama Patriotas

RESENHA DA PARTIDA

Pane no transporte rodoviário da equipe do Vasco da Gama Patriotas no caminho pra Pouso Alegre causou um certo atraso. Mas tempo bom esperava a equipe carioca no Univás, no Campo da Universidade do Vale do Sapucaí, em Minas Gerais, onde o São Paulo Spartans escolheu mandar o último jogo da temporada regular do Torneio Touchdown. Na narração Jonathas Coelho e nos comentários Mateus Hope (Pouso Alegre Gladiators), e o play by play ao vivo na comunidade do TTD no Orkut foi de Vinny Menezes.

Na arbitragem, o referee foi Jean Pierre, e na equipe: Umpire - Paulo Henrique Arantes Souza, HL- Daniel Miura (Presidente da LPFA) , LJ - Renato Oroscol, BJ - André Luiz.

O primeiro ataque foi do Patriotas, começando na linha de 20 jardas após um touchback e terminando com uma interceptação do #21 Nitro num passe do QB Roni do Vasco. O Spartans foi para seu primeiro drive com o QB Peninha ja lançando e correndo no seu estilo habitual. O drive terminou em punt, mas em seguida o QB Roni foi novamente interceptado na sua primeira tentativa de passe no drive. Uma ameaça de chuva começou com o Vasco com as costas contra a parede e bastaram uma corrida do Peninha e um passe para o WR #81 Hainner para inaugurar o placar com um touchdown. O XP do #22 Turbo foi convertido já no segundo quarto. Pontuação igual e pelos mesmos que abriram o placar no primeiro encontro das equipes em Saquarema.

São Paulo Spartans 7 – Vasco da Gama Patriotas 0

No drive seguinte o Patriotas chegou até dentro da redzone, mas Roni acabou lançando a sua terceira INT consecutiva, a segunda que foi parar nas mãos do CB #25 Mulambo. Desta vez o Spartans desperdiçou o turnover e foi para o punt. Novamente no ataque, o Vasco foi para o jogo terrestre contando principalmente com as corridas do RB Caio #22 e chegando até a linha de 12 jardas antes do Spartans pedir seu primeiro timeout. Quando terminou o Patriotas pediu o seu foi em frente até o RB Caio conseguir o seu TD, e com o XP convertido o jogo ficou empatado.

São Paulo Spartans 7 – Vasco da Gama Patriotas 7

Nem deu pra os vascaínos comemorarem muito, e no retorno de kickoff o WR #16 Jeff cruzoo o campo e marcou o segundo TD paulista da tarde. A conversão de 2 pontos não deu certo.

São Paulo Spartans 13 – Vasco da Gama Patriotas 7

Até aqui a pontuação foi igual e na mesma ordem que no jogo 5 em Saquarema. Mas o troco vascaíno não veio imediatamente desta vez já que seu ataque seguinte terminou num punt. Na sequencia o # 16 Jeff iniciou o retorno, o Vasco forçou o fumble, a bola foi recuperada pelos paulistas mas o #32 do Patriotas conseguiu com um tackle na endzone um safety e mais dois pontos para os cariocas à caminho do intervalo.

São Paulo Spartans 13 – Vasco da Gama Patriotas 9

No segundo tempo, o kickoff foi do Vasco e o Spartans foi para o ataque combinando passe e corridas e chegando rápidamente na redzone. Foi quando os torcedores do Spartans tuveram suas orações atendidas quando com um passe do Peninha para o WR #89 Jesus aumentou a vantagem paulista no placar. Mais um XP convertido pelo #22 Turbo.

São Paulo Spartans 20 – Vasco da Gama Patriotas 9

Novamente o RB Caio foi acionado direto no drive seguinte e de jardas em jardas foi ele que marcou o segundo TD carioca na partida. Conversão de dois pontos deu certo.

São Paulo Spartans 20 – Vasco da Gama Patriotas 17

O Spartans voltou meio nervoso para o ataque, inclusive cometendo um fumble recuperado pelo Vasco mas invalidado por um offside, e Peninha acabou sofrendo também uma interceptação com a bola indo para as mãos dio LB # 25 Antonio, do Vasco da Gama Patriotas. Já no último quarto, aproveitando o turnover, novamente veio um drive que só deu Caiopráticamente. O drive resultou num TD anulado devido a um Helping the Runner, e o Vasco teve que se contentar com um field goal do #47 Cris que empatou a partida!

São Paulo Spartans 20 – Vasco da Gama Patriotas 20

Um espetacular retorno de KO do #16 Jeff resultou num avanço de 40 jardas para o time de São Paulo. Foi quando a defesa do Patriotas viu o vermelho do uniforme espartano, e além de um sack sofrido, Peninha foi interceptado pela segunda vez na tarde pelo #47 Cris. Novamente começou o "Caio Football Show" e a defesa do Spartans se focou nele. Mas não conseguiu evitar um FG do #47 Cris mesmo com uma chuva que resolveu apertar.

São Paulo Spartans 20 – Vasco da Gama Patriotas 23

E assim o Vasco da Gama Pariotas sagrou-se Campeão da Divisão Sudeste do Torneio Touchdowm e irá enfrentar o São José Istepôs na semifinal em Florianópolis no dia 27 de novembro.

Fonte: NETVASCO (texto, resumo), Youtube (vídeo), Divulgação (resenha)