Tamanho da letra:
|

Ginástica de Trampolim: Vasco participa do Estadual em Volta Redonda


Terça-feira, 26/10/2010 - 11:42

A Federação de Ginástica do Estado do Rio de Janeiro (Fegerj) realiza pela primeira vez no interior do Estado, em Volta Redonda, o Campeonato Estadual de Ginástica de Trampolim, no próximo sábado (30). A competição acontece no Ginásio Poliesportivo Francisco Gomes Bragança, no bairro São Geraldo, a partir das 10h.

A entrada é franca. O campeonato será realizado através de uma parceria entre a Fegerj e a prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel).

A expectativa é que a competição reúna cerca de 200 atletas, de várias regiões do Estado. O evento vai contar ainda com a participação da presidente da Fegerj e comentarista de ginástica, Andrea João.

Entre outras, o campeonato estadual reunirá equipes do Clube de Regatas Vasco da Gama; Colégio Alfa Cem - onde treinam algumas atletas da seleção feminina de trampolim; Núcleo de Ginástica Tatiana Figueiredo (escola da atleta Geovana Mateus, única representante do Brasil no Pan Americano Rio 2007, e local de treinamento do atleta Ramires Pala, integrante da Seleção Masculina de Trampolim); Escola de Ginástica da Prefeitura Municipal de Piraí (os atletas de Piraí compõem a seleção brasileira de Duplo Mini no grupo de elite); Colégio Militar do Rio de Janeiro; Prefeitura Municipal de Rio das Ostras (projeto Giro); Clube dos Funcionários de Volta Redonda e a equipe de ginástica da Prefeitura Municipal de Volta Redonda.

A equipe de Volta Redonda, com quatro atletas, vai integrar a Seleção Brasileira para representar o Brasil no Campeonato Mundial de Ginástica de Trampolim 2010, em Metz, na França. A equipe tem obtido excelentes resultados em campeonatos brasileiros nos últimos quatro anos.

A ginástica de trampolim passou a fazer parte do programa olímpico desde as Olimpíadas de Sidney (2000), e é disputada em quatro provas: Trampolim Individual (cama elástica), Trampolim Sincronizado (duas camas elásticas com os atletas executando os mesmos movimentos); Duplo Minitrampolim (aparelho de salto); e Tumbling (solo). A ginástica de trampolim é um esporte similar à ginástica olímpica, mas com provas voltadas especificamente para os saltos. O esporte surgiu no Canadá, inspirado nas apresentações circenses dos acrobatas e trapezistas, e foi trazido para o Brasil pelo professor José Martins.

Fonte: Diário do Vale